Pós-Graduação em Deficiência Visual com Ênfase em Braille e Sorobã (Aracati, Ceará)
Faculdade do Vale do Jaguaribe
DFP_
Localização:Aracati - Ceará
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
Favorecer aos participantes uma compreensão ampla e aprofundada acerca das atividades específicas para a aprendizagem com sucesso do deficiente visual na em seu processo educacional, possibilitando assim sua inclusão social.
Dar subsídios aos professores e/ou profissionais de áreas afins no seu trabalho, junto aos alunos com deficiência visual, abordando tanto os aspectos pedagógicos, terapêuticos como relacionais, respeitando a diversidade e incentivando a dissolução de preconceitos para que se concretize a inclusão de forma positiva;
Propiciar o conhecimento das disciplinas específicas, de acordo com as adaptações curriculares, que favorecem a inclusão escolar do aluno deficiente visual com sucesso;
Contribuir com conhecimentos teórico-práticos sobre os processos metodológicos eficazes à aprendizagem da pessoa com deficiência visual,
Apresentar técnicas adequadas que favoreçam ao processo de ensino - aprendizagem dos conteúdos escolares;
Possibilitar o processo de inclusão sócio educacional da pessoa com deficiência visual através das técnicas e vivências de orientação, mobilidade e atividades de vida diária, que serão utilizadas para a independência.
Possibilitar o uso adequado das tecnologias assistivas pelas pessoas com deficiência visual, favorecendo dessa forma sua autonomia no contexto educacional e profissional.
Favorecer aos participantes uma compreensão ampla e aprofundada acerca das atividades específicas para a aprendizagem com sucesso do deficiente visual na em seu processo educacional, possibilitando assim sua inclusão social.
Dar subsídios aos professores e/ou profissionais de áreas afins no seu trabalho, junto aos alunos com deficiência visual, abordando tanto os aspectos pedagógicos, terapêuticos como relacionais, respeitando a diversidade e incentivando a dissolução de preconceitos para que se concretize a inclusão de forma positiva;
Propiciar o conhecimento das disciplinas específicas, de acordo com as adaptações curriculares, que favorecem a inclusão escolar do aluno deficiente visual com sucesso;
Contribuir com conhecimentos teórico-práticos sobre os processos metodológicos eficazes à aprendizagem da pessoa com deficiência visual,
Apresentar técnicas adequadas que favoreçam ao processo de ensino - aprendizagem dos conteúdos escolares;
Possibilitar o processo de inclusão sócio educacional da pessoa com deficiência visual através das técnicas e vivências de orientação, mobilidade e atividades de vida diária, que serão utilizadas para a independência.
Possibilitar o uso adequado das tecnologias assistivas pelas pessoas com deficiência visual, favorecendo dessa forma sua autonomia no contexto educacional e profissional.
História da Educação Especial
Fundamentos da Educação Inclusiva
Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil da Criança com deficiência Visual
Psicomotricidade
Abordagem Médica e Oftalmológica
Baixa Visão
Orientação e Mobilidade
Práticas Educativas para a Vida Intependente - PEVI
Surdocegueira e Múltipla Deficiência Sensorial
Metodologia do Trabalho Científico
Métodos e Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Baille
Métodos e Técnicas de Ensino - Uso do Sorobã
Tecnologias Assitivas
Orientação de Trabalho de Conclusão - TCC
Fundamentos da Educação Inclusiva
Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil da Criança com deficiência Visual
Psicomotricidade
Abordagem Médica e Oftalmológica
Baixa Visão
Orientação e Mobilidade
Práticas Educativas para a Vida Intependente - PEVI
Surdocegueira e Múltipla Deficiência Sensorial
Metodologia do Trabalho Científico
Métodos e Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Baille
Métodos e Técnicas de Ensino - Uso do Sorobã
Tecnologias Assitivas
Orientação de Trabalho de Conclusão - TCC
Professores e profissionais com nível superior que demonstrem interesse na área da cegueira.
DFP_