Objetivo
O curso de Educação Especial e Inclusiva a distância visa contribuir para que os educadores consigam vencer os desafios através de uma formação acadêmica sólida e estruturada a partir da realidade sociocultural atual, de modo que estes possam aproveitar o máximo de suas potencialidades com ideais transformadores, sendo responsáveis e agentes de transformação social.
Disciplinas
1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO
Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.
2 - PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo: Promover a discussão dos programas educacionais que devem ser adequados no ensino regular, garantindo aspectos como reformulação do PPP para atender diferentes formas de avaliação não discriminatórias. Inserindo as discussões sobre as novas tecnologias, o corpo e o movimento. Ementa: Tipos e Necessidades Educacionais Especiais; Adaptações Curriculares; O Projeto Pedagógico na Diversidade; Avaliação na Educação Inclusiva; Informática na Educação Inclusiva; Psicomotricidade na Educação Inclusiva.
3 - ASPECTOS POLÍTICO-CULTURAIS DA INCLUSÃO
Objetivo: Apresentar através de outros saberes os aspectos político-culturais da inclusão, dando destaque ao âmbito jurídico, antropológico e o campo das políticas públicas. Neste sentido, abordando o papel da EJA no favorecimento da inclusão social, gerando oportunidades de relação entre educação e trabalho. Ementa: Estudos Sócio-Antropológicos dos Portadores de Necessidades Especiais; Aspectos Legais das Políticas de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais; Políticas Públicas em Educação Inclusiva; Educação Inclusiva de Jovens e Adultos.
4 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial
5 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Objetivo: Discutir as diferentes perspectivas do desenvolvimento e suas vinculações às dificuldades de aprendizagem mais freqüentes que afetam o processo educacional como um todo. Destacando a importância dos componentes culturais na estruturação e formação de crianças e adolescentes. Ementa: Introdução às Dificuldades de Aprendizagem; Transtornos da Leitura e da Escrita e do Cálculo Matemático; Fracasso Escolar e Educação Inclusiva; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
6 - PSICOPATOLOGIA INFANTO-JUVENIL
Objetivo: Estudar os sintomas e patologias cujos professores da Educação Inclusiva e Especial estarão em contato, buscando garantir a atualização do tema que confere sempre novas formas de apresentação de problemas e necessidades nos espaços de aprendizagem. Podendo pensar em ações que sejam inibidoras da baixa-estima nos portadores de necessidades especiais. Ementa: Síndrome de Down; Autismo; Abuso Sexual Infantil; Transtornos Alimentares na Adolescência.
7 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.
8 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo: Oportunizar ao aluno o acesso as principais legislações da área educacional, bem como os aspectos sócio-antropológicos que moldam essa realidade e as contribuições da ciência nos estudos evolutivos do cérebro. Destacando também, a relevância do preparo de seus futuros alunos para a conquista do mercado de trabalho. Ementa: Neurociências e as Múltiplas Eficiências para a Educação Inclusiva; Neurociências e as Síndromes: a contribuição interdisciplinar no processo educacional especial; Arte na Educação Inclusiva.
9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
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