Pós-graduação em Educação Inclusiva (Vitória, Espírito Santo)
Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa
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Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Apresentação
A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo utilizada em diferentes contextos e com diferentes significados. Contudo, não podemos negar que a inclusão escolar e social está respaldada num longo e importante processo histórico, na dialética inclusão / exclusão, representado pelas lutas das minorias na incessante busca pela defesa dos direitos e da cidadania. (ARANHA, 2001). A prática da inclusão social repousa em princípios até então considerados incomuns, tais como: aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa, convivência dentro da diversidade humana, aprendizagem através da cooperação (SASSAKI, 1997, p. 41-42), portanto não basta um decreto para que se efetive.
A inclusão escolar de alunos com deficiência demanda modificações profundas no sistema de ensino, para que se efetive uma real política de educação inclusiva. Mas não podemos deixar de considerar que estas mudanças devam ser gradativas, planejadas e contínuas possibilitando as pessoas com necessidades educacionais especiais uma educação de qualidade.
O estudo destes aspectos durante o curso de Graduação demonstra não ser suficiente para a prática do dia a dia dos educadores gerando muitas dúvidas, desconhecimento e preconceitos que colaboram para mistificar e supervalorizar as dificuldades no processo ensino-aprendizagem das pessoas, e em especial das crianças com necessidades educacionais especiais no cotidiano da sala de aula. O presente Curso visa proporcionar um aprofundamento em temas que estão presentes na prática do Pedagogo, do Psicólogo, do Educador e demais profissionais envolvidos, buscando um entendimento sobre o processo da Educação Inclusiva articulando o diálogo entre as partes: escola, criança e família com vistas à melhoria no processo ensino-aprendizagem e ao sucesso escolar das pessoas com deficiência.
Objetivo
Capacitar profissionais para atuarem numa proposta educativa não apenas inclusiva, mas também includente, em todos os níveis, oferecendo suporte teórico / prático para um trabalho mais efetivo e bem sucedido.
A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo utilizada em diferentes contextos e com diferentes significados. Contudo, não podemos negar que a inclusão escolar e social está respaldada num longo e importante processo histórico, na dialética inclusão / exclusão, representado pelas lutas das minorias na incessante busca pela defesa dos direitos e da cidadania. (ARANHA, 2001). A prática da inclusão social repousa em princípios até então considerados incomuns, tais como: aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa, convivência dentro da diversidade humana, aprendizagem através da cooperação (SASSAKI, 1997, p. 41-42), portanto não basta um decreto para que se efetive.
A inclusão escolar de alunos com deficiência demanda modificações profundas no sistema de ensino, para que se efetive uma real política de educação inclusiva. Mas não podemos deixar de considerar que estas mudanças devam ser gradativas, planejadas e contínuas possibilitando as pessoas com necessidades educacionais especiais uma educação de qualidade.
O estudo destes aspectos durante o curso de Graduação demonstra não ser suficiente para a prática do dia a dia dos educadores gerando muitas dúvidas, desconhecimento e preconceitos que colaboram para mistificar e supervalorizar as dificuldades no processo ensino-aprendizagem das pessoas, e em especial das crianças com necessidades educacionais especiais no cotidiano da sala de aula. O presente Curso visa proporcionar um aprofundamento em temas que estão presentes na prática do Pedagogo, do Psicólogo, do Educador e demais profissionais envolvidos, buscando um entendimento sobre o processo da Educação Inclusiva articulando o diálogo entre as partes: escola, criança e família com vistas à melhoria no processo ensino-aprendizagem e ao sucesso escolar das pessoas com deficiência.
Objetivo
Capacitar profissionais para atuarem numa proposta educativa não apenas inclusiva, mas também includente, em todos os níveis, oferecendo suporte teórico / prático para um trabalho mais efetivo e bem sucedido.
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