Pós-graduação em Gestão Educacional Integrada (Vitória, Espírito Santo)
Centro de Estudos Avançados em Pós-graduação e Pesquisa
DFP_
Localização:Vitória - Espírito Santo
Duração:420 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O curso permite que profissionais portadores de diploma de curso superior, em nível de licenciatura, que exerçam ou pretendam exercer funções especializadas no âmbito da educação básica, atuando na administração escolar, orientação educacional, inspeção de instituições de ensino e supervisão escolar; construam habilidades e competências para atuar na área de gestão educacional, inspeção, coordenação e supervisão escolar.
A visão do Curso é preparar profissionais para atuar na área da Gestão Escolar, nas escolas de diferentes portes, objetivando contribuir pedagogicamente para a eficiência dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para que possam analisar criticamente o campo de atuação dos Gestores e dos Supervisores Escolares frente aos novos paradigmas. Construir modelos alternativos da prática pedagógica da Gestão e Supervisão Escolares para que possam refletir sobre a prática pedagógica da Orientação Educacional construindo paradigmas inerentes a sua profissionalização contextualizando e conceituando a práxis do Orientador Educacional nos diferentes momentos históricos.
Objetivo
Formar administradores da educação dotados de conhecimentos e técnicas inovadoras de gestão, capazes de maximizar os insumos disponíveis e transformar o cenário atual da gestão educacional;
Qualificar e aperfeiçoar no campo da gestão da educação básica os profissionais possuidores de licenciatura, habilitando para atuação na administração escolar, orientação educacional, supervisão escolar e inspeção de instituições de ensino;
Qualificar e aperfeiçoar profissionais para o exercício das várias funções na gestão da educação na rede particular de ensino, tanto na educação básica quanto na educação superior;
Construir um espaço propício para a reflexão crítica, a pesquisa e produção científica e o debate interdisciplinar no campo da educação, objetivando desenvolver na escola um projeto político-pedagógico abrangente, mediante a integração de conhecimentos, das tecnologias educacionais e de práticas inovadoras de gestão pedagógica (avaliação, organização, recrutamento e seleção de pessoal, documentação, secretaria e administração escolar) das Organizações de Ensino.
Publico Alvo
Profissionais da educação, administração e outras áreas afins.
O curso permite que profissionais portadores de diploma de curso superior, em nível de licenciatura, que exerçam ou pretendam exercer funções especializadas no âmbito da educação básica, atuando na administração escolar, orientação educacional, inspeção de instituições de ensino e supervisão escolar; construam habilidades e competências para atuar na área de gestão educacional, inspeção, coordenação e supervisão escolar.
A visão do Curso é preparar profissionais para atuar na área da Gestão Escolar, nas escolas de diferentes portes, objetivando contribuir pedagogicamente para a eficiência dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem para que possam analisar criticamente o campo de atuação dos Gestores e dos Supervisores Escolares frente aos novos paradigmas. Construir modelos alternativos da prática pedagógica da Gestão e Supervisão Escolares para que possam refletir sobre a prática pedagógica da Orientação Educacional construindo paradigmas inerentes a sua profissionalização contextualizando e conceituando a práxis do Orientador Educacional nos diferentes momentos históricos.
Objetivo
Formar administradores da educação dotados de conhecimentos e técnicas inovadoras de gestão, capazes de maximizar os insumos disponíveis e transformar o cenário atual da gestão educacional;
Qualificar e aperfeiçoar no campo da gestão da educação básica os profissionais possuidores de licenciatura, habilitando para atuação na administração escolar, orientação educacional, supervisão escolar e inspeção de instituições de ensino;
Qualificar e aperfeiçoar profissionais para o exercício das várias funções na gestão da educação na rede particular de ensino, tanto na educação básica quanto na educação superior;
Construir um espaço propício para a reflexão crítica, a pesquisa e produção científica e o debate interdisciplinar no campo da educação, objetivando desenvolver na escola um projeto político-pedagógico abrangente, mediante a integração de conhecimentos, das tecnologias educacionais e de práticas inovadoras de gestão pedagógica (avaliação, organização, recrutamento e seleção de pessoal, documentação, secretaria e administração escolar) das Organizações de Ensino.
Publico Alvo
Profissionais da educação, administração e outras áreas afins.
DISCIPLINAS
Metodologia da Pesquisa
Estratégias Organizacionais e Sociais para a Pós-modernidade
Visão Histórica Sobre a Gestão de Políticas Públicas e os Paradigmas da Legislação Aplicada à Educação
Gestão Educacional: a Proposta Pedagógica e a Democratização da Escola
Princípios da Organização do Trabalho em Instituições Educacionais
Didática do Ensino Superior
Princípios Metodológicos para o Exercício da Inspeção Escolar na Educação Básica
Planejamento e Currículo
Gestão de Pessoas: Desenvolvimento de Liderança e Organização de Equipe
Avaliação Institucional e Educacional
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
Metodologia da Pesquisa
Estratégias Organizacionais e Sociais para a Pós-modernidade
Visão Histórica Sobre a Gestão de Políticas Públicas e os Paradigmas da Legislação Aplicada à Educação
Gestão Educacional: a Proposta Pedagógica e a Democratização da Escola
Princípios da Organização do Trabalho em Instituições Educacionais
Didática do Ensino Superior
Princípios Metodológicos para o Exercício da Inspeção Escolar na Educação Básica
Planejamento e Currículo
Gestão de Pessoas: Desenvolvimento de Liderança e Organização de Equipe
Avaliação Institucional e Educacional
Estágio Supervisionado
Orientação para Atividades Complementares e Pesquisa
Estudos Orientados para o Estágio e Práticas Pedagógicas
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