Objetivo
Capacitar o profissional de educação na análise do equilíbrio entre o corpo, a ação e o movimento, promovendo a obtenção e a reeducação da aprendizagem desejável, através do conhecimento de fundamentos teóricos da psicomotricidade.
Disciplinas
1 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.
2 - NEUROCIÊNCIA DO CONHECIMENTO
OBJETIVO: Compreender os papéis gerais do funcionamento do sistema nervoso na recepção de informações, nas suas interpretações e na elaboração das respostas. Adquirir noções da fisiologia do encéfalo e estabelecer relações com os fatores bio-psico-sociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano tais como: o cognitivo, o afetivo, o emocional e o relacional. Facilitar a (re)organização e o (re)equilíbrio do sujeito ao ambiente, orientando a busca de um acompanhamento efetivo, promovendo, assim, uma vida mais saudável e feliz. EMENTA: Sistema nervoso: neurônios - nossa galáxia interna; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso; Neurobiologia na construção da inteligência e da afetividade.
3 - CRIATIVIDADE
OBJETIVO: Ressaltar a importância da criatividade, apresentando diversas formas de se trabalhar o processo criativo. Destacar a importância da criatividade no ambiente escolar, entre outros aspectos relevantes a criatividade. Entender este processo e a importância da motivação interna e externa irá facilitar a sua atuação na construção da escola criativa. EMENTA: O que é criatividade; A pessoa criativa; Processo do pensamento criativo; O ambiente criativo; Educação emocional e a personalidade criativa; Atividades práticas I E II.
4 - LINGUAGENS EXPRESSIVAS
OBJETIVO: Demonstrar as diferentes linguagens expressivas, entrando em contato com dinâmicas e conteúdos das linguagens expressivas. Apresentar as diversas formas expressivas em sintonia com o corpo e o movimento. EMENTA: Corpo e expressão; Linguagens literárias; Música; Dança; Teatro; Fotografia.
5 - ESTRUTURA DO CORPO E DO MOVIMENTO
OBJETIVO: Abordar as principais estruturas envolvidas nas ações do Ser Humano, percebendo que o movimento está relacionado com diversos mecanismos que o influenciam. Apresentar um estudo relacional entre o desenvolvimento motor, a aprendizagem motora e o controle motor. Relatar a relação entre a cultura e as emoções e suas influências significativas no comportamento e na expressão corporal. EMENTA: Anatomofisiologia dos movimentos; Estruturas neurais dos movimentos e da aprendizagem motora; Pedagogia dos movimentos; Influência histórica e cultural no corpo e nos movimentos.
6 - PSICOMOTRICIDADE
OBJETIVO: Apresentar um panorama histórico sobre a Psicomotricidade, sua origem, seus conceitos, seus objetivos. Favorecer o entendimento sobre a Psicomotricidade funcional (áreas psicomotoras) e relacional (conceitos relacionais). Discutir as quatro áreas de atuação do Psicomotricista, que são: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora, abordando as possíveis dificuldades, defasagens e instabilidades na falta de um adequado desenvolvimento da psicomotricidade humana. EMENTA: Fundamentos da psicomotricidade; Áreas de Atuação da Psicomotricidade; Psicomotricidade funcional e relacional; Desenvolvimento psicomotor humano; A criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades; Instabilidades, defasagens, perturbações psicomotoras.
7 - EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
8 - TÉCNICAS E AVALIAÇÕES PSICOMOTORAS
OBJETIVO: Apresentar o que constitui e qual a importância de uma Avaliação Psicomotora (teste motor, prova motora, bateria motora, triagem, anamnese, escala de desenvolvimento humano). Orientar quanto a uso de disponibilizar a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca e o Exame Psicomotor de Francisco Rosa Neto. EMENTA: Avaliação psicomotora; Anamnese; Aspectos gerais da avaliação psicomotora e das dificuldades psicomotoras; Bateria psicomotora de Vítor da Fonseca; Exame motor de Francisco Rosa Neto.
9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
1 foto 3x4 atual