Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional Aplicada (Curitiba, Paraná)
Faculdade Redentor
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Localização:Curitiba - Paraná
Duração:19 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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OBJETIVO
Qualificar profissionais no sentido de instrumentalizá-los com a aquisição de competências psicopedagógicas embasadas numa fundamentação teórico/técnica que lhes assegure o exercício da psicopedagogia para atuar frente às questões e desafios da aprendizagem e obstáculos que esta se interpõem, fundamentada na ciência piscanalítica;
Proporcionar aos participantes do curso o desenvolvimento de competências psicopedagógicas que lhes permitiam definir a sua atuação como psicopedagogo, levando em conta as possibilidades interpretativas da psicanálise, com vista a tornar consciente as causas de natureza inconsciente; Capacitar profissionais para caracterizar e analisar as sucessivas etapas de construção do conhecimento de modo a favorecer, no aluno, a integração das suas condições afetivas ou energéticas, congnitivas ou estruturais com as circunstâncias do meio em que vive e convive; Capacitar o profissional de psicopedagogia para que compreenda como aluno utiliza os elementos do seu sistema cognitivo e emocional para aprender, buscando a superação das dificuldades apresentadas ao longo da vida escolar.
DISCIPLINAS
1º Disciplinas de Fundamentação psico-neurológica;
1.1 Psicopatologia e psiquiatria no interesse da psicopedagogia de orientação psicanalítica;
1.2 Transtornos psiquiatricos na infânica e na adolescência;
1.3 Neuroanatomia e neurofisiologia;
2º Disciplinas de Fundamentação teórica da psicopedagogia;
2.1 Princípios da teoria psicanalítica para psicopedagogos-Freud I;
2.2 Princípios da teoria psicanalítica para psicopedagogos-Freud II;
2.3 Princípios da teoria psicanalítica para psicopedagogos-Freud III;
2.4 Princípios da teoria psicanalítica para psicopedagogos-Melany Klein;
2.5 Psicodinâmica das neuroses;
2.6 Fundamentos teóriocos da psicopedagogia de orientação psicanalítica;
2.7 Aplicações psicanalíticas aos transtornos dos educandos "intervenções" possíveis(interpretação na prática psicopedagógica);
3º Disciplinas pedagógica;
3.1 Metodologia da pesquisa;
3.2 Didática do ensino superior;
3.3 Fundamentos sócio-políticos e filosóficos da educação;
3.4 Psicopedagogia e inclusão de alunos especiais;
3.5 Contribuições da psicanálise para a educação;
4º Disciplinas gerais;
4.1 Diagnóstico em psicopedagogia clínica de orientação psicanalítica;
4.2 A família do educando/paciente - pesquisa e clínica;
4.3 Encaminhamentos em psicopedagogia;
4.4 Sistematização do processo das atividades psicopedagóticas de orientação psicanalítica;
5º Estágio supervisionado;
PÚBLICO
Professores e educadores em geral e profissionais de nível superior.
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