Pós-graduação em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas (São Paulo, São Paulo)
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em PSICOSSOCIOLOGIA DA JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS é um curso interdisciplinar apoiado, principalmente, nas disciplinas de Psicologia e Sociologia, para estudar e compreender as manifestações comportamentais da juventude e seus processos de interação social. O curso terá como objeto o estudo dos grupos e comunidades de jovens como conjuntos concretos e a mediação que eles exercem sobre a vida dos indivíduos que os compõem. O curso se apoiará, ainda, nas disciplinas de Antropologia e Geografia e na experiência da Psicanálise para atingir seu objetivo compreensivo.
Assumindo uma dimensão operativa, o curso visa também estudar e desenvolver projetos de políticas públicas para os jovens, principalmente aqueles que habitam as periferias dos grandes centros urbanos e que vivem em situações criticas. Para isto, se utilizará dos conceitos da Política e da Economia e de outras disciplinas afins que compõem o campo das Ciências Sociais aplicadas.
Com isto, o curso visa a criação de “dispositivos de intervenção”, orientando-se para todos aqueles que trabalham com as questões e problemas da juventude no âmbito do setor publico, nas organizações do Terceiro Setor e nas empresas privadas que desenvolvem projetos de responsabilidade social.
Os jovens que vivem em situações sociais críticas, na maior parte dos casos, moram na periferia dos centros urbanos com sérias dificuldades econômicas e baixa qualificação profissional em um contexto de desemprego ou trabalho informal. Este território é pautado por uma presença precária do Estado, o que traz por conseqüência a ausência da lei, a baixa qualidade dos serviços, o abuso do poder da polícia e a hegemonia das regras do trafico de drogas. É um espaço conflagrado que coloca a juventude em risco permanente do imprevisto e do descontrole da violência que se expressa em sua própria casa, nas ruas, e nas demais instituições. A sobrevivência exige um enorme esforço psíquico na medida em que eles vivem entre sucessivas perdas e rupturas no âmbito da família, da exclusão na escola, da dificuldade de sobrevivência econômica e de acesso aos bens culturais, etc. Esta situação os obriga a direcionarem seus esforços para a sobrevivência imediata.
As equipes que trabalham com a juventude, tanto na abordagem direta, como no planejamento e gestão, encontram-se muitas vezes sob forte pressão diante da urgência e gravidade dos casos atendidos e vão sentindo cada vez mais a falta de um intercâmbio livre de idéias e experiências. O curso em PSICOSSOCIOLOGIA DA JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS oferece esse espaço de reflexão, discussão e pesquisa para que possam ser desenvolvidos e pensados novos dispositivos para uma intervenção qualificada e transformadora no campo social. Para tanto é necessário um enfoque fortemente interdisciplinar aqui proposto. Esta é a razão pela qual o curso se propõe a abordar em profundidade como as relações sociais constituem o sujeito, especialmente desde o ponto de vista da psicologia e da psicanálise, do funcionamento dos grupos e das instituições, da geografia urbana, da antropologia, das relações de trabalho e das políticas publicas.
Objetivos
Estudar e compreender as manifestações comportamentais da juventude e seus processos de interação social.
Proporcionar ao aluno a possibilidade de interpretar e operar em distintos cenários do território para a construção e aprimoramento de diferentes dispositivos de intervenção nas comunidades de juventude em situações sociais críticas.
Público Alvo
Profissionais com graduação de nível superior que atuam com a juventude em situações sociais críticas; agentes e gestores do setor publico, terceiro setor e setor privado, fundações, igrejas e empresas que desenvolvem projetos de responsabilidade social, empreendedorismo, cooperativismo, capacitação e políticas de esportes e lazer para a juventude.
Assumindo uma dimensão operativa, o curso visa também estudar e desenvolver projetos de políticas públicas para os jovens, principalmente aqueles que habitam as periferias dos grandes centros urbanos e que vivem em situações criticas. Para isto, se utilizará dos conceitos da Política e da Economia e de outras disciplinas afins que compõem o campo das Ciências Sociais aplicadas.
Com isto, o curso visa a criação de “dispositivos de intervenção”, orientando-se para todos aqueles que trabalham com as questões e problemas da juventude no âmbito do setor publico, nas organizações do Terceiro Setor e nas empresas privadas que desenvolvem projetos de responsabilidade social.
Os jovens que vivem em situações sociais críticas, na maior parte dos casos, moram na periferia dos centros urbanos com sérias dificuldades econômicas e baixa qualificação profissional em um contexto de desemprego ou trabalho informal. Este território é pautado por uma presença precária do Estado, o que traz por conseqüência a ausência da lei, a baixa qualidade dos serviços, o abuso do poder da polícia e a hegemonia das regras do trafico de drogas. É um espaço conflagrado que coloca a juventude em risco permanente do imprevisto e do descontrole da violência que se expressa em sua própria casa, nas ruas, e nas demais instituições. A sobrevivência exige um enorme esforço psíquico na medida em que eles vivem entre sucessivas perdas e rupturas no âmbito da família, da exclusão na escola, da dificuldade de sobrevivência econômica e de acesso aos bens culturais, etc. Esta situação os obriga a direcionarem seus esforços para a sobrevivência imediata.
As equipes que trabalham com a juventude, tanto na abordagem direta, como no planejamento e gestão, encontram-se muitas vezes sob forte pressão diante da urgência e gravidade dos casos atendidos e vão sentindo cada vez mais a falta de um intercâmbio livre de idéias e experiências. O curso em PSICOSSOCIOLOGIA DA JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS oferece esse espaço de reflexão, discussão e pesquisa para que possam ser desenvolvidos e pensados novos dispositivos para uma intervenção qualificada e transformadora no campo social. Para tanto é necessário um enfoque fortemente interdisciplinar aqui proposto. Esta é a razão pela qual o curso se propõe a abordar em profundidade como as relações sociais constituem o sujeito, especialmente desde o ponto de vista da psicologia e da psicanálise, do funcionamento dos grupos e das instituições, da geografia urbana, da antropologia, das relações de trabalho e das políticas publicas.
Objetivos
Estudar e compreender as manifestações comportamentais da juventude e seus processos de interação social.
Proporcionar ao aluno a possibilidade de interpretar e operar em distintos cenários do território para a construção e aprimoramento de diferentes dispositivos de intervenção nas comunidades de juventude em situações sociais críticas.
Público Alvo
Profissionais com graduação de nível superior que atuam com a juventude em situações sociais críticas; agentes e gestores do setor publico, terceiro setor e setor privado, fundações, igrejas e empresas que desenvolvem projetos de responsabilidade social, empreendedorismo, cooperativismo, capacitação e políticas de esportes e lazer para a juventude.
DISCIPLINAS
Sociologia da Juventude (32 horas)
Políticas públicas para a juventude (32 horas)
Geografia Urbana (32 hs)
Antropologia Urbana (32 hs)
A constituição do sujeito e suas relações no mundo da cultura (60 horas)
Psicanálise dos grupos e instituições (60 horas)
A escuta nas situações sociais críticas e a questão das drogas (60 horas)
Oficina de construção de projeto/Oficina didática (60 horas)
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
Sociologia da Juventude (32 horas)
Políticas públicas para a juventude (32 horas)
Geografia Urbana (32 hs)
Antropologia Urbana (32 hs)
A constituição do sujeito e suas relações no mundo da cultura (60 horas)
Psicanálise dos grupos e instituições (60 horas)
A escuta nas situações sociais críticas e a questão das drogas (60 horas)
Oficina de construção de projeto/Oficina didática (60 horas)
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
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