ASCES - Associação Caruaruense de Ensino Superior

Características

Pioneirismo da Asces em ensino, pesquisa e extensão A Associação Caruaruense de Ensino Superior é a mantenedora da Faculdade Asces, que reúne 12 cursos de graduação em nível superior, em Caruaru. A Instituição formou milhares de profissionais altamente capacitados para enfrentar os novos desafios que a sociedade e o mercado de trabalho lhes impõem.

A Faculdade Asces funciona nos três turnos, onde são oferecidos os cursos de graduação em Biomedicina, Direito, Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Serviço Social, Engenharia Ambiental, Relações Internacionais com ênfase em Comércio Exterior e Administração Pública. Além desses, há os cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Humanas e Saúde. O pioneirismo da Asces tem destaque com a implantação dos inéditos cursos de Direito e de Odontologia, no ano de 1959. Surgia na época, as primeiras faculdades do interior do Norte e Nordeste do Brasil.

De lá pra cá, mais de 6.500 profissionais já foram formados por ela. No fim dos anos cinquenta, Tabosa de Almeida trouxe à região a possibilidade de formação superior. Pelas suas salas de aula já passaram grandes personalidades das duas áreas profissionais. É o caso do ex-ministro da Justiça e atual presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Fernando Lyra; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão; e do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Adalberto Melo. No mundo político, diversas gerações foram formadas pela Asces, a exemplo do atual prefeito de Caruaru, Antônio Geraldo, do vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto e do presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa. Na área da Odontologia, várias gerações de cirurgiões-dentistas de todo o Brasil aprenderam o ofício na Capital do Agreste, trazendo melhorias à saúde bucal de nossa população.

Hoje, a Instituição possui o Centro de Especialidades Odontológicas mais completo de Pernambuco. A Asces detém também o título de única faculdade privada de Pernambuco a obter o conceito máximo do Ministério da Educação (curso de Odontologia) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2004. Em 2003, a concluinte do mesmo curso, Érica Miranda de Torres, obteve o primeiro lugar no Provão, superando a média de estudantes das maiores universidades do país, como USP e Unicamp. Já em 2002, seu curso de Direito obteve a melhor avaliação no Provão, entre os 10 cursos então existentes no Estado. Em 2002, a expansão para outras áreas acadêmicas tornou-se natural. Primeiro vieram os cursos de Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia. Em 2005, foi a vez de Enfermagem e Farmácia. Na pós-graduação estão se consolidando diversas áreas de Saúde e de Ciências Jurídicas. Em 2010 uma nova e importante expansão: Implantação simultânea dos cursos de Engenharia Ambiental, Serviço Social, Relações Internacionais e Administração Pública, todos inéditos na região. Em 2011 a Faculdade Asces conquistou mais um importante passo. A autorização do MEC para oferecer a Licenciatura em Educação Física, única de toda a região Agreste do Estado de Pernambuco. Além disso, a Asces foi a única em Pernambuco a obter o IGC 4 do Ministério da Educação, ou seja, o maior Índice Geral de Curso no Estado.

Pesquisa A Semana de Iniciação Científica ocorre anualmente e é um dos exemplos de forte atuação da Faculdade Asces no incentivo às produções de acadêmicos e docentes, ao reunir trabalhos de professores e estudantes, muitos deles realizadas com bolsas de pesquisa fornecidas pela própria Instituição. Além disso, a Asces apóia professores custeando parte de seus cursos de pós-graduação e participação em eventos científicos nas respectivas áreas do saber. A Instituição mantém em funcionamento o Comitê de Ética em Pesquisa, responsável por aprovar pesquisas que lidem com seres humanos e animais.

Foto: Arquivo Asces O Programa Asa Branca combate o câncer de boca em 65 municípios do interior de Pernambuco Extensão São inúmeras as iniciativas que visam a transmitir o conhecimento acadêmico em serviços à comunidade. Os projetos de extensão das Faculdades estão bem consolidados. É o caso do Asa Branca, que combate o câncer de boca em 65 municípios do interior do Estado e é referência nacional, tendo atendido a mais de 65 mil pessoas nos oito anos em que está em funcionamento. Através da Clínica Odontológica, alunos e professores de Odontologia oferecem diversos serviços gratuitos, como o Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais. Também existe o Projeto Bebê Sorriso, que oferece tratamento especializado em odontopediatria, tratando bebês de zero a dois anos e orientando os pais quanto à necessidade de prevenção contra as cáries.

O Núcleo de Práticas Jurídicas atende à população carente através de projetos como o de Adoção Jurídica dos Cidadãos Presos que, desde o ano de 2001, já levou a júri 80 processos contra presidiários. Já uma parceria com Tribunal de Justiça de Pernambuco, desde o ano 2000, permite o funcionamento do "Fórum Universitário" em Caruaru, para que os alunos da área tenham vivência na prática jurídica real. Outra parceria entre a Faculdade e o TJPE permitiu a implantação da Câmara de Mediação e Arbitragem, única no interior do Estado.

Em Educação Física, o Projeto Vida Saudável oferece práticas esportivas e aulas de musculação. Já em Fisioterapia, a Clínica Escola atende a comunidade oferecendo tratamento em diversas especialidades. O curso de Biomedicina mantém convênios com diversas secretarias de Saúde, hospitais e clínicas. Foto: Arquivo Asces Profissionais holandeses conhecem inslações da Asces Cooperação Internacional A Asces mantém acordos de cooperação acadêmica internacional com a Universidade de Lecce (Itália) e com a Universidad de Castilla - La Mancha (Espanha). Ultimamente, a Instituição recebeu visita de pesquisadores especialistas de outros países, a exemplo de Cuba, Portugal, Moçambique e Argentina.

Personalidades

É vasto o registro de personalidades que mantiveram contato com a Instituição ao longo das mais de cinco décadas em que a mesma está em funcionamento. Entre os presidentes da República que a ela dedicaram apreço e estima, estão Jânio Quadros, Juscelino Kubitscheck, Castello Branco e Luis Inácio Lula da Silva. Entre os ministros de Estado estão: os da Educação, Muniz Aragão (governo Castello Branco) e Tarso Genro (governo Lula); da Saúde, Humberto Costa (governo Lula); da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos (governo Lula); e da Integração Nacional, Ciro Gomes (governo Lula). Do mundo cultural, personagens como Gilberto Freyre, Austregésilo de Athayde e Luiz Lua Gonzaga são alguns dos que visitaram e foram homenageados pela Asces.

Asces em números - 11 cursos de graduação: Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Relações Internacionais, Engenharia Ambiental, Serviço Social e Administração Pública; - Cerca de 4.000 alunos; - Cerca de 190 professores; - 52 turmas de Direito formadas, com 5.044 bacharéis egressos; - 45 turmas de Odontologia formadas, com 1.746 Cirurgiões Dentistas; - 06 turmas de Educação Física formadas, totalizando 131 bacharéis (1ªturma de bacharéis em Educação Física de Pernambuco formada em dezembro de 2007); - 05 turmas de Biomedicina formadas, totalizando 143 bacharéis (1ª turma de Biomedicina do interior de Pernambuco formada em junho de 2008); - 01 turma de Farmácia formada, totalizando 20 egressos; - 02 turmas de Enfermagem formadas, sendo 94 bacharéis (1ª turma de Enfermagem do interior de Pernambuco formada em dezembro de 2009); - 04 turmas formadas de Fisioterapia, totalizando mais de 130 bacharéis.

Categorias

Sedes

Ofertas educativas