BAHIANA - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Características

A ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA tem sua história vinculada às raízes da Medicina na cidade de Salvador. A determinação, a larga experiência e a dedicação às Ciências da Saúde de um grupo de lideranças médicas criaram a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Na época, a região apresentava grande carência de profissionais da área médica. Assim, a Escola nasceu em Salvador, há mais de 56 anos. Comprometida com a qualidade do ensino superior oferecido e dos serviços assistenciais prestados à população, a BAHIANA forma profissionais críticos, éticos e capacitados, tanto do ponto de vista técnico-científico quanto humano, a construir seu saber e encaminhamento profissional, bem como a enfrentar os desafios e exigências da sociedade contemporânea. Já tendo diplomado mais de 10.000 profissionais da área de saúde, atualmente, a BAHIANA, como é carinhosamente conhecida, ministra cursos de graduação em Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Biomedicina. Na área de pós-graduação, pesquisa e extensão oferece amplo programa com o objetivo de melhorar a qualificação de profissionais da área da saúde, aprofundando seus conhecimentos e abrindo novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho, além de preparar, em seus cursos de mestrado e doutorado, profissionais para a docência e a pesquisa. O corpo docente é formado por mais de 500 professores, envolvendo mestres, doutores e especialistas, atualizados e treinados para garantir o alto padrão de qualidade de ensino, forte tradição da BAHIANA. A BAHIANA tem ampliado continuamente sua infraestrutura para obter instalações de concepção funcional, totalmente voltadas para o ensino, pesquisa, extensão e assistência, objetivando o desenvolvimento técnico, científico e humano dos seus alunos e técnicos. As Unidades Acadêmicas Nazaré, Brotas e Cabula estão equipadas com pavilhões de aulas, laboratórios de ensino, laboratórios de pesquisa, laboratórios de informática, biotérios, auditórios, ambulatórios, serviço de análises clínicas, bibliotecas, contendo mais de 25.000 livros e 60 assinaturas de periódicos, acesso à Internet e às bases de dados da Medline e Bireme, laboratórios de multimídia e videoteca, espaços de convivência e o Centro de Convenções do Cabula. Em sintonia com as aspirações da sociedade, a instituição converge seus esforços para uma atuação moderna no âmbito da saúde, promovendo e incentivando a educação sob múltiplas formas, com o objetivo de desenvolver plenamente as pessoas, preparando-as para o exercício da cidadania e qualificando-as para o trabalho, promovendo a ciência e a cultura, prestando serviços de referência à sociedade e consolidando a pesquisa e a extensão como atividades permanentes de parcela expressiva do seu corpo docente, em intercâmbio, inclusive, com outras instituições congêneres. Por essas razões, o desenvolvimento consciente e contínuo da BAHIANA tem, ao longo dos seus mais de 57 anos de existência, correspondido às expectativas regionais e nacionais na área da saúde humana. Nossa Missão Ser uma instituição de ensino vocacionada para a área da saúde, formando profissionais qualificados com base em princípios e valores éticos e humanísticos, em uma perspectiva individualizada e transdisciplinar. Cumprir sua responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural e ambiental, buscando atender às demandas da sociedade, a partir de ações diferenciadas de ensino, pesquisa e extensão. Nossa Visão Ser uma universidade vocacionada para a saúde, referência nacional e internacional, com excelência no ensino, pesquisa, extensão e consultoria. Ampliar e divulgar as produções tecnológicas e científicas. Expandir e intensificar as parcerias interinstitucionais. Valores Servir: • Disponibilizar-se a ouvir e a acolher as pessoas em suas diferenças, demandas e necessidades, comprometendo-se com a resolutividade e com o código de ética da instituição; • Utilizar-se, prontamente, de todas as possibilidades e alternativas do conjunto dos serviços oferecidos pela instituição e, quando não possível, dar encaminhamento responsável na busca da solução; • Diante de novas situações/problemas buscar soluções e/ou alternativas inovadoras. Empreender: • Ser responsável por seu processo de trabalho, atuando de forma proativa e persistente na busca de soluções e alternativas para os problemas, gerando resultados para todos os envolvidos; • Estar aberto às mudanças e novas idéias, comprometendo-se com os processos de transformação; • Enxergar os problemas como desafios e oportunidades de crescimento pessoal, profissional e institucional. Aprender e Ensinar: • Disponibilizar-se para aprender com erros e acertos, compartilhando a sua experiência e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, fortalecendo a instituição como uma comunidade de aprendizagem; Comunicar: • Comunicar-se de forma franca e objetiva, assegurando a transparência e os entendimentos necessários para relações interpessoais e institucionais de qualidade, agregando credibilidade nas relações e respeito mútuo. A Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências - FBDC, mantenedora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a BAHIANA, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Tem por objetivo principal o ensino e a pesquisa para o aperfeiçoamento da medicina, da saúde pública e ambiental e das ciências em geral. Foi criada, em 1952, por um grupo de lideranças médicas formado por docentes de larga experiência e dedicação às ciências da saúde, com o propósito de organizar e manter uma instituição, inovadora e referencial, destinada à formação médica do estado. Mantendo a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública com seus vários cursos de graduação e pós-graduação, os Ambulatórios Docente-Assistenciais de Brotas e de Odontologia do Cabula,o Instituto de Patologia Clínica, as Clinicas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia, e o Centro Integrativo Multidisciplinar de HTLV e Hepatites Virais, consolidou-se, ao longo dos anos, como referência do ensino superior no Nordeste. A BAHIANA, criada em 1953, oferece os cursos de graduação e pós-graduação: • Graduação: Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Biomedicina, autorizados e reconhecidos pelo MEC / SESU / INEP com conceitos máximos. • Pós-Graduação: Lato Sensu - Cursos de especialização na área e subáreas de saúde, atendendo prioritariamente às demandas emergentes internas dos estudantes da instituição e às expectativas externas da sociedade, tais como: Fisioterapia em Pediatria, Fisioterapia e UTI, Deficiência Mental e suas diversas abordagens, Intervenção precoce - o bebê e a família, Auditoria em Saúde, Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Medicina do Trabalho, Enfermagem do Trabalho, entre outros. Oferece, também, Programas de Residência: Residência Médica em Saúde da Família e da Comunidade; Residência Multiprofissional em Saúde da Família em convênio com o Instituto Hólon; Residência em Odontologia em parceria com o Hospital Roberto Santos; Residência Médica em Oftalmologia. Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana; Mestrado Profissional em Odontologia, com área de concentração em Estamatologia e Odontologia Clínica. Atenta às expectativas no que se refere à educação, à saúde e às políticas públicas nessas duas áreas, a Bahiana atualizou seu projeto educacional, priorizando a reorganização curricular dos cursos que oferece, para adequá-los às demandas sociais em constantes e velozes mudanças. As questões educacionais, dentre elas o currículo, refletem sempre as determinantes histórico-filosóficas e sócio- antropológico-culturais da sociedade e, nos últimos tempos, é nítida a influência da conjuntura global, atrelando os cenários internacionais, nacionais, regionais e locais, de forma interdependente. São determinantes que vêm norteando a reorganização dos currículos dos cursos de formação de profissionais em todas as áreas do saber. Assim, a Bahiana, instituição educacional vocacionada para a área de saúde, tem orientado os currículos dos seus cursos para centrarem-se no aluno, enquanto sujeito do seu processo histórico de aprender, considerando seus conhecimentos prévios e formando-os com base no desenvolvimento e incorporação de atitudes, habilidades e competências que garantam uma atuação profissional na qual o princípio da integralidade dos aspectos psicológicos, biológicos, ambientais e sociais é considerado fundamental para o atendimento e cuidado do paciente, da família e da comunidade Para tanto, concebe e considera o currículo como instrumento social, cultural e histórico, propondo as seguintes linhas norteadoras para operacionalização das atividades curriculares dos cursos da instituição: • Exercícios vivenciais de princípios éticos, democráticos e humanísticos durante a formação; • Definição de pedagogia centrada em valores emancipatórios do ser humano, considerando o estudante como sujeito autoativo no seu processo de aprender, seus conhecimentos prévios, as condições para aprender a aprender, a correlação teoria e prática na direção de aprendizagens mais significativas; • Postura docente mediadora entre o sujeito que aprende e o objeto de estudo a ser aprendido; • Currículo integrado por ações interdisciplinares e intercursos, por meio de ações conectadas e intercruzadas; abordagem transversal com ações longitudinais durante todo o percurso curricular de formação; atividades pedagógicas problematizadoras e contextualizadas; • Abordagem metodológica das atividades acadêmicas dos currículos, de forma autoativa orientada, sob a mediação dos professores que têm, hoje, novo papel mediador e não mais transmissor de conhecimento; • Mudança de postura e de concepção das práticas avaliativas; aluno e professor considerados como parceiros no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, co-responsáveis pelo sucesso daqueles que aprendem. A prática avaliativa é dinâmica e processual, sendo realizada em diferentes momentos, com formas e instrumentos diversificados. Além disso, a IES tem hoje sua sistemática de avaliação estruturada e em pleno funcionamento, na direção de dois focos: • Avaliação de desempenho do estudante; • Autoavaliação institucional, compreendendo avaliação do desempenho docente e das condições institucionais para o trabalho acadêmico. O amadurecimento da instituição, nestes 55 anos de experiência de gestão, tanto educacional quanto da dinâmica das relações organizacionais, possibilitou a reestruturação de currículos de forma a integrar as potencialidades de seus estudantes para que sejam capazes de responder às exigências requeridas pela sociedade, tornando-se profissionais dotados não apenas de conhecimentos científicos e técnicos, mas também portadores de valores morais e princípios éticos necessários para uma prática mais humana da arte de curar e cuidar das pessoas.

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