IMIH - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Características

O Instituto Metodista Izabela Hendrix foi criado em 1904, pela missionária norte-americana Marta Watts. No início, era um colégio destinado à educação de mulheres, o primeiro de Minas Gerais a reconhecer seus direitos e compreender a importância da atuação feminina na sociedade. Hoje, o Izabela Hendrix é Colégio, Centro Universitário, possui três campi e segue acreditando no poder transformador do ensino de qualidade. Sua história se mistura com a trajetória de Belo Horizonte. A capital mineira apresenta em seu traçado e na sua gente a sofisticação e a ousadia de quem busca o novo sem deixar de ter raízes. A Instituição, que faz parte de uma rede com mais de 700 universidades e colleges em todos os continentes, adota esse estilo: valoriza sua memória, mas é original e projeta o futuro a cada instante. Formar lideranças socialmente responsáveis sempre foi e sempre será a metodologia do Izabela Hendrix. Conheça uma escola que oferece ao País mais que mão-de-obra qualificada, educando jovens atuantes e conscientes, que marcam a sociedade como profissionais competentes e éticos. Conheça um de nossos campi e veja história e vanguarda na sintonia da transformação. O Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação (COGEIME) é constituído pelas instituições educacionais metodistas de todos os níveis e modalidades de ensino. Órgão de serviço, orientação e treinamento, atua como agência de apoio a essas instituições, integrando-as. Desde o início de 2007, o Izabela Hendrix vem sendo reconhecido como a Metodista de Minas, com vistas à futura construção de outra universidade metodista, somando-se à Universidade Metodista de São Paulo e à Universidade Metodista de Piracicaba. Participando de um sistema de ensino no âmbito internacional, as instituições metodistas se reconhecem como co-irmãs, e se articulam a partir da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas (International Association of Methodist Schools, Colleges and Universities – IAMSCU). Esse mesmo processo de integração se efetiva na América Latina, por meio da Associação Latino-Americana de Instituições Metodistas de Educação (ALAIME), que integra associações nacionais ou regionais, além das instituições neste continente. Essas iniciativas internacionais sinalizam a compreensão de que processos de integração e cooperação entre instituições metodistas de educação possibilitam uma missão clara de continuidade do espírito metodista originário, sustentado no compromisso da transformação social pela educação. Conhecimento e prática constituem pressupostos pedagógicos presentes no papel das escolas e universidades metodistas, como identidade comum a ser incorporada à sociedade onde as escolas se encontram. O Instituto Metodista Izabela Hendrix é mantido pela Igreja Metodista. Foi fundado em 5 de outubro de 1904 por Miss Marta Watts, missionária da Igreja Metodista do Sul dos Estados Unidos. Ela teve a missão de criar uma escola para mulheres brasileiras, com recursos das mulheres americanas. O trabalho foi pioneiro em Minas Gerais, pois atuou na afirmação do direito das mulheres à plena capacitação para intervenção na vida social. A década de 60 foi marcante para o Colégio Metodista Izabela Hendrix. Até então, ele só recebia matrículas de mulheres, e nesse período passou a receber homens. Desde 2009, em permanente sintonia com novos tempos, o Colégio tornou-se totalmente integral e bilíngue. Com o apoio e a confiança das famílias, que alimentam no seio do lar o desejo pelo aprendizado, o Colégio é uma confortável e desafiadora extensão das casas. Um lugar para se sentir bem e desenvolver o sentimento de bem servir ao futuro. Em 1972, o Izabela Hendrix ingressou no ensino superior com a criação de uma faculdade isolada. Em 2002, recebeu o credenciamento como Centro Universitário. Hoje, mais de 5 mil alunos e professores ensinam e aprendem em dois campi estrategicamente localizados na capital mineira. Formação profissional e cidadã oferecida em mais de 20 cursos de graduação feitos para quem deseja ser agente de transformação na sociedade. O movimento metodista O movimento metodista surgiu como renovação da Igreja Anglicana, na Inglaterra, na primeira metade dos anos 1700, durante a Revolução Industrial, dentro da Universidade de Oxford. Dali, expandiu-se para outros continentes, tendo ao lado de suas Igrejas uma escola e organizações de promoção humana. Revela, desde as suas origens, a concepção teológico-filosófica de unidade entre a prática da fé e a formação educativa para a vida social. No Brasil, a constituição de um sistema próprio de educação metodista tem origem no processo de inserção do protestantismo histórico no país; no contexto da abertura dos portos e substituição da mão-de-obra escrava pela mão-de-obra remunerada artesanal, manufatureira e laboral da imigração europeia. O trabalho educacional era estratégia para o estabelecimento da Igreja no país, convicta de que a educação metodista ajudaria na libertação da ignorância, do analfabetismo e promoveria a modernização da sociedade, objetivando preparar as novas gerações para virem a ser futuras lideranças nacionais. As primeiras escolas metodistas surgiram nos focos de presença da Igreja, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A proposta pedagógica do Izabela Hendrix é norteada pelo Plano Vida e Missão da Igreja Metodista, que orienta suas escolas para um trabalho educacional que contribua para a formação integral do aluno, de forma harmônica nos seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo. Na área acadêmica, o trabalho contempla estratégias pedagógicas que sejam efetivas na produção do conhecimento de forma contextualizada: desenvolvimento de conteúdos mediante pesquisas, análises, críticas, debates e seminários, trabalhos de campo, atividades integradas, projetos, feiras de cultura e outros. Missão A partir dos elementos históricos da vocação educativa institucional, o Izabela Hendrix define sua missão como: Educar e qualificar pessoas, a partir de valores cristãos, para serem cidadãos críticos, criativos, responsáveis e capazes de atuar na transformação da sociedade. Objetivos O Izabela Hendrix, como instituição educacional da Igreja Metodista, tem por objetivos: • ministrar o ensino em todos os seus graus, níveis e modalidades, proporcionando ao seu alunado preparo intelectual, profissional, físico, espiritual, social e cívico, sob influência cristã; • estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; • proporcionar formação inicial e continuada, presencial e a distância, de futuros profissionais aptos para atuação no mercado de trabalho, com domínio das tecnologias que irão influenciar o século XXI; • fomentar a busca constante do conhecimento científico, por meio da pesquisa, como forma de contribuir com ações efetivas para a elevação do nível socioeconômico e cultural da região e do país; • promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino; • estimular o conhecimento e a discussão da problemática atual do mundo, em particular as questões nacionais e regionais, capacitando os estudantes para interferências na sociedade; • desenvolver as ciências, as letras, as artes, o esporte e a cultura, visando a preservação e a melhoria da qualidade de vida da população local, regional e nacional; e • fortalecer a identidade confessional metodista na área da educação. Valores Justiça - Solidariedade - Cidadania - Confessionalidade Visão Ser uma instituição reconhecida pela excelência de sua prática educacional e estar entre as melhores em sua área de atuação.

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