Doutorado em Biologia Comparada (Ribeirão Preto, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:Ribeirão Preto - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

Doutorado:

Duração mínima: 24 meses Duração máxima: 50 meses. O aluno deverá: 1) cumprir 192 créditos, sendo 144 com a Tese de Doutorado e 48 créditos em disciplinas obrigatórias e opcionais. Do total de créditos exigidos em disciplinas para o Doutorado, pelo menos 1/3 devem ser obtidos em disciplinas da Área de Concentração. O portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido deverá cursar apenas 16 créditos em disciplinas obrigatórias e opcionais, sendo que 1/3 devem ser obtidos em disciplinas da Área de Concentração; 2) demonstrar proficiência em língua inglesa em exame a ser realizado pela Coordenação do Programa em no máximo 365 dias a partir do início da contagem de tempo para a realização do Doutorado; 3) deverá se inscrever para o exame de qualificação em no máximo 30 meses partir do início da contagem de tempo para a realização do Doutorado.

Proficiência em língua Portuguesa O aluno estrangeiro deverá também demonstrar proficiência na língua portuguesa, dentro do prazo estipulado pelo Programa.

CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

Doutorado- A nota final do(a) candidato(a) será a média ponderada do Curriculum Vitae (Peso 5), do Plano de Pesquisa (Peso 2) e da Entrevista (Peso 3)

Plano de estudos

Disciplinas

Biodiversidade da Flora Neotrópica
Controle Hormonal da Metamorfose e Reprodução de Insetos
Eventos Biológicos Inesperados Comparados
Filogenia e Filogeografia Molecular de Invertebrados Aquáticos
Metodologias Fundamentais de Purificação e Análise de Proteínas
Tópicos em Biologia
Sistemática e Evolução de Monocotiledôneas
Fotossíntese: Aspectos Moleculares, Fisiológicos e Ambientais

Requisitos

Documentação Necessária
O candidato ou seu procurador preencher o requerimento de inscrição fornecido pelo Serviço de Pós-Graduação e disponível no site - Pós-Graduação - Formulários, acompanhado da documentação obrigatória conforme abaixo:
- cópia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento;
- cópia da Cédula de Identidade - RG;
- cópia do CPF;
- cópia do Título de Eleitor;
- cópia do Certificado de Reservista;
- cópia do passaporte para os candidatos estrangeiros;
- cópia frente e verso do diploma de curso superior, ou declaração da Instituição de Ensino de que o candidato cursa o último semestre;
- cópia do histórico escolar do curso superior;
- "curriculum vitae" - modelo obrigatório - disponível no site;
- termo de compromisso do orientador - disponível no site;
- Três cópias do Plano de Pesquisa com ênfase em Biologia Comparada, limitado a um máximo de 10 páginas, incluindo bibliografia e um cronograma explícito. O Plano de Pesuisa devera ser assinado pelo candidato

Oferta Educativa semelhante