Doutorado em Dentística (Bauru, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:Bauru - São Paulo

Duração:40 Meses

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) conta com um corpo docente permanente de 8 professores, sendo que 50 % trabalha em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP).

Além deles, o Programa também conta com a colaboração de mais 4 professores contratados no Departamento de Dentística da FOUSP. Esses docentes e seus orientados desenvolvem trabalhos em duas linhas de pesquisa, a saber: Materiais e Técnicas Diretas e Indiretas e Laser em Dentística e áreas afins.

O curso é baseado em disciplinas que visam formar um professor e um pesquisador na área da Dentística e do Laser em Odontologia. Depois de freqüentar as disciplinas e os estágios didáticos, o aluno fica apto a desenvolver seu trabalho de tese de Doutorado ou dissertação de Mestrado. Após a conclusão do Programa, o aluno do Mestrado se habilita a ser professor de disciplinas de Dentística, bem como orientador de Iniciação Científica.

Após o doutorado o aluno já habilitado para a docência, passa a poder orientar alunos de pós-graduação. O curso de Mestrado tem duração máxima de 30 meses e o de Doutorado de 40 meses, enquanto o Doutorado-Direto não deve ultrapassar 48 meses.

Nesse espaço de tempo os alunos se comprometem a trabalhar no Programa em tempo integral de segunda a sexta feira, quando freqüentam as disciplinas, ou as bibliotecas e os laboratórios de pesquisa.

São 3 os laboratórios disponíveis para o desenvolvimento das pesquisas da Pós-Graduação:
Pesquisas Básicas "Prof. Dr. Edmir Matson"
Laboratório de Pesquisas Aplicadas à Dentística "Prof. Dr. Lincoln Steagal"
Laboratório Especial de Laser na Odontologia - LELO

É esperado dos alunos do Programa de Dentística que, além de desenvolverem seus trabalhos de tese, também realizem outros trabalhos que resultem em publicações em revistas qualificadas. Em especial, os alunos de Doutorado não deverão concluir seus cursos se não tiverem ao menos uma publicação ao menos aceita em periódico internacional qualificado, durante o período do curso. no Programa.

Além disso, esses alunos também experimentam o exercício da orientação, co-orientando alunos de Iniciação Científica de seus orientadores no Programa. O Programa teve conceito “muito bom” da Capes (nota 5) no triênio 2001-2003, e a equipe de docentes e alunos estão trabalhando para a internacionalização do Programa com o objetivo de atingir os conceitos de Excelência (notas 6 ou 7).

Para isso, temos obtido bolsas tipo sanduíche para os alunos de Doutorado, que estão realizando estágios de curta duração no Exterior, durante o período do curso. Também, estamos trabalhando para a concretização de intercâmbios com Instituições de Ensino e Pesquisa Internacionais, bem como estamos recebendo docentes e pesquisadores destas instituições para ministrarem disciplinas no Programa.

Objetivos
A elaboração do Programa se baseia numa proposta de envolvimento global dos docentes e discentes, no aprimoramento dos conhecimentos, já adquiridos com a graduação e na busca de novos conhecimentos, através de pesquisas objetivas.

O Programa visa qualificar o aluno que deverá passar a apresentar perfil de professor e, principalmente, pesquisador na área de Dentística. Dentro das disciplinas e das atividades de estágio docência, bem como dos intercâmbios interinstitucionais oferecidos pelo programa, o aluno tem a oportunidade tanto de absorver como de criar o conhecimento da área.

Com estratégias de aulas teóricas, seminários e desenvolvimento de projetos de pesquisa o aluno, ao final do curso, terá entrado em contato com diversos aspectos do conhecimento na área de Dentística que o habilitará a ser um futuro orientador.

O Programa vem evoluindo no sentido de privilegiar a pesquisa e incentivar o aumento na quantidade e principalmente na qualidade de sua produção científica. Para fortalecer essa idéia o programa já sofreu algumas alterações relacionadas às linhas e projetos de pesquisas. Essas linhas, agora em número de duas, mostram a objetividade do programa em seus interesses científicos.

A tendência do curso é alcançar a internacionalização através da criação de disciplinas oferecidas por docentes de universidades do exterior e a concretização de intercâmbio com instituições de curso superior no exterior. Neste aspecto já existem ações no sentido de firmar esse intercâmbio com instituições de curso superior no exterior. Neste aspecto já existem ações no sentido de firmar esse intercâmbio com a Universidade Aachen na Alemanha.

Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia, área de concentração Dentística, foi aprovado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) da FOUSP em 25 de abril de 1988. O Programa foi autorizado pela Capes, para Mestrado e Doutorado, em 03 de setembro de 1992.

A coordenação foi exercida pelo Professor Doutor Dan Mihail Fichman no período de 24 de abril de 1988 a 09 de maio de 1994. Entre 10 de maio de 1994 e 09 de fevereiro de 2003 a coordenação esteve a cargo do Professor Doutor Edmir Matson. Desde 10 de fevereiro de 2003 a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Dentística vem sendo exercida pela Professora Doutora Márcia Martins Marques.

Na avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Capes no triênio 2001-2003 o Programa obteve conceito "muito bom" (nota 5). Atualmente, a equipe de docentes e alunos está trabalhando para a internacionalização do Programa com o objetivo de atingir os conceitos de Excelência (notas 6 ou 7).

Doutorado
Regras para participação no curso:

No máximo os cursos deverão ser finalizados em 24 meses para o Mestrado e 36 meses para o Doutorado.

Nesse período serão realizados:
• os créditos mínimos de 32 para Mestrado e 24 para Doutorado;
• os estágios didáticos (PAE) com participação nas disciplinas de graduação da Dentística, em todos os semestres (obrigatório);
• co-orientação de alunos de iniciação científica (não obrigatório);
• as qualificações;
• as dissertações e teses;
• as defesas de dissertações e teses.
Os alunos deverão participar de forma ativa de todas as atividades do programa.

Ao aluno caberá a obrigatoriedade de:
• participar como ouvinte de todas as qualificações e defesas de dissertações e teses do curso;
• participar de todas as reuniões convocadas pela coordenação;
• realizar, no mínimo, 1 trabalho por ano, que deverá ser apresentado, obrigatoriamente, na SBPqO e Reunião de Pesquisa da FOUSP;
• submeter um trabalho por ano para publicação em revistas indexadas no medline;
• entregar os relatórios semestrais de atividades do ano na primeira quinzena de junho e primeira quinzena de dezembro, juntamente com o relatório do PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.

Plano de estudos

Disciplinas

Bases Biológicas para Utilização dos Materiais em Dentística
Bases para o Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa em Dentística
Bioestatística Aplicada à Pesquisa em Dentística
Cariologia: Métodos de Análise "in vitro" e "in situ"
Delineamento e Prática Experimental de Projetos em Dentística
Documentação, Redação e Publicação de Trabalhos Científicos em Dentística
Epidemiologia e Cariologia
Estágio Didático em Dentística Operatória
Estágio Didático em Dentística Restauradora I
Estágio Didático em Dentística Restauradora II
Estágio Didático em Escultura Dental
Estética Dental
Fundamentos para Orientar Iniciação Científica
Laser em Baixa Intensidade na Odontologia: Métodos de Pesquisa
Lesões não Cariosas: Métodos de Pesquisa
Metodologia de Ensino em Dentística
Seminários em Tópicos Avançados em Dentística
Tópicos Avançados em Dentística - Laser



Oferta Educativa semelhante