Doutorado em Ecologia de Ecossistemas (Vila Velha, Espírito Santo)

Centro Universitário Vila Velha

Localização:Vila Velha - Espírito Santo

Duração:1 Ano

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

apresentação
Pós-Graduação stricto sensu em Ecologia de Ecossistemas
Histórico:
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ecologia de Ecossistemas (PPEE) iniciou as suas atividades em setembro de 2007, sendo o pioneiro no Espírito Santo na oferta do curso de mestrado na área de Ecologia e Meio Ambiente. Em 2010, recebeu conceito 4 na avaliação trienal da CAPES.
Em 2011, o PPEE aprovou a abertura do curso de doutorado demonstrando a vocação institucional da UVV para a criação de cursos que visem reduzir as assimetrias regionais, e por outro a preocupação com as questões ambientais, suas consequências sociais e econômicas, observadas tanto no Espírito Santo, quanto nos municípios que integram a região metropolitana da Grande Vitória.
Os egressos do Pós-graduação em Ecologia de Ecossistemas estão aptos a lidarem com os problemas ambientais detectados no estado e capazes de utilizar as ferramentas ecológicas para proteger os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida, com base na pesquisa científica. Os desafios ambientais aumentam em proporção vertiginosa, exigindo, cada vez mais, a constante capacitação e competência dos profissionais e dos gestores públicos envolvidos no processo ambiental.
O crescimento do Programa no âmbito acadêmico e científico está em compasso, com o estado do ES, em acelerado processo de crescimento econômico, motivado principalmente pela expansão da exploração de petróleo.
Apesar deste otimismo de desenvolvimento e da demanda quantitativa deste contexto regional, é na demanda qualitativa que repousam as principais preocupações, responsabilidades e contribuições de um curso de doutorado na área de Ecologia no Espírito Santo, um estado que aparece entre os mais sujeitos a impactos ambientais em seus municípios, quando comparado a outros estados da União.
Este prognóstico revela um quadro pessimista da realidade ambiental no Espírito Santo e por si só justifica, entre outras providências, a formação de mestres e doutores em ecologia de ecossistemas.
Missão:
O PPEE pretende diagnosticar problemas ambientais resultantes da intervenção humana nos vários ecossistemas e propor soluções que reduzam os impactos detectados no meio ambiente integrando, de forma interdisciplinar, os vários setores produtivos, tecnológicos e acadêmicos. Uma das principais metas do PPEE é contribuir para a melhoria da qualidade dos ecossistemas capixabas, além de preparar profissionais na área de meio ambiente para lidar com problemas que ocorrem no estado como impacto por mineração, poluição do ar e dos recursos hídricos.
Objetivos:
Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ecossistemas objetiva formar profissionais, filosófica, técnica e cientificamente capacitados para o exercício das atividades de ensino e pesquisa no que se refere à Biodiversidade, ao Biomonitoramento e Recuperação de Ambientes Impactados, bem como o estudo da Ecologia de Interação e Processos ocorrentes nos ecossistemas naturais e antrópicos.
linhas de pesquisa


BIOMONITORAMENTO E RECUPERAÇÃO DE AMBIENTES IMPACTADOS


Estuda os impactos em populações, comunidades e ecossistemas, utilizando diferentes métodos de avaliação que envolvem biomonitoramento sistemático, biomarcadores, bioindicadores, dentre os ensaios ecotoxicológicos que subsidiam o desenvolvimento de estratégias de manutenção e recuperação de ambientes antropizados. Compreendeos processos geradores, mantenedores e impactantes da biodiversidade de forma a desenvolver bases metodológicas e padrões de referência para estudos de impacto ambiental.


BIODIVERSIDADE


Contempla estudos de caracterização da biodiversidade neotropical, incluindo a ecologia de populações e comunidades, considerando os diferentes níveis de diversidade biológica e mensuração da biodiversidade nos ecossistemas. Propõe estrategias de conservação e manejo da fauna e flora. Realiza estudos multidisciplinares de sistemática, filogenia, biogeografia, ecologia de organismos, comunidades e ecossistemas responsáveis pela caracterização da Biodiversidade e de planejamento ambiental.


ECOLOGIA DE INTERAÇÕES E PROCESSOS


Estuda os processos estruturais e funcionais como a ciclagem da matéria e fluxo de energia em ecossistemas terrestres, fluviais e marinhos, abordando aspectos desde a diversidade de organismos à complexidade ecológica das suas interações ao nível da comunidade e ecossistemas. Aborda estudos das respostas ecofisiológicas dos organismos e das suas interações a fatores bióticos e abióticos.

Plano de estudos


Ecologia de Populações

Bioestatística

Adaptações Morfo-Anatômicas Vegetais em Resposta a Agressões Ambientais

Bioinvasão

Biomonitoramento da Poluição dos Solos

Biorremediação de Solos Contaminados

Ecologia e Gerenciamento do Ecossistema Manguezal

Ecotoxicologia

Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade

Efeitos da Poluição Ambiental na Saúde Humana

Efeitos dos Poluentes nos Metabolismos Animal e Vegetal

Geomorfologia e Dinâmica Costeira

Introdução à Climatologia

TÓPICOS ESPECIAIS III: Estrutura da Comunidade dos Costões rochosos


TÓPICOS ESPECIAIS IV: Seminários em Ecologia I

Fundamentos em Poluentes orgânicos e inorgânicos

Metodologia de Campo em Ecologia

Ecologia de Comunidades e Ecossistemas

Legislação e Políticas Ambientais

Macrófitas Aquáticas e Ciclagem de Nutrientes

Metodologia e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa

Monitoramento da Qualidade do Ar através de Bioindicadores Vegetais

Monitoramento Ecotoxicológico de Recursos Hídricos

Mutagênese Ambiental

Origem e Gestão de Resíduos Sólidos

Políticas e Gerenciamento de Recursos Hídricos

Processos Geológicos e Conservação dos Recursos Hídricos

Sistema de Informações Geográficas como Instrumento de Avaliação Ambiental

TÓPICOS ESPECIAIS I: Métodos Estatísticos Multivariados

TÓPICOS ESPECIAIS II: Recuperação de áreas degradadas

TÓPICOS ESPECIAIS V: Seminários em Ecologia II