Doutorado em Ecologia (Juiz de Fora, Minas Gerais)

Universidade Federal de Juiz de Fora

Localização:Juiz de Fora - Minas Gerais

Duração:1 Ano

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos
Sob uma perspectiva trienal (2007 – 2009) foi possível observar a evolução acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ecologia – UFJF (PGECOL) em vários aspectos tanto operacionais quanto técnico-científicos. De fato, esta avaliação é a primeira a ser estabelecida de modo continuado. O PGECOL cresceu nestes três anos, basicamente, em resposta à dedicação dos pesquisadores e, sobretudo, à qualidade e aplicação dos estudantes. Os alunos egressos do programa são o maior indicativo que operamos cientificamente com responsabilidade e compromisso dentro dos propósitos de pesquisa e formação de recursos humanos em Ecologia. A absoluta maioria desses alunos continuou suas atuações acadêmicas através do ingresso em outras universidades (doutorado), ou entraram na malha de ensino e engajamento junto a empresas e instituições atuantes nas questões ambientais.
O crescimento do programa no âmbito técnico-científico esteve, e está, inserido no cumprimento das metas de consolidação científico-tecnológica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Destaca-se, neste início de avaliação, o papel do PGECOL no contexto regional. O nosso programa esteve, vigorosamente, atuante junto a fatos ambientais na Zona da Mata Mineira. Os textos que se seguem mostrarão a validação da pesquisa desenvolvida no âmbito do PGECOL frente a problemas como eutrofização, ocupação humana, conservação de recursos naturais e política ambiental. O norte do nosso programa se manteve iluminando, nestes três anos, a idéia original apresentada à CAPES, a qual esteve fundamentada no uso e/ou desenvolvimento de conceitos e técnicas ecológicas em uma perspectiva aplicada. No âmbito da UFJF, o PGECOL foi favorecido pelo REUNI, através das melhorias de infraestrutura, aquisição de importantes equipamentos e, principalmente, pelo ingresso de novos pesquisadores. Este contingente profissional fortalecerá a consolidação do PGECOL.
O engajamento dos olhares do PGECOL no desenvolvimento regional tem sido uma importante vertente de atuação profissional de pesquisadores e estudantes. O envolvimento de pesquisadores do PGECOL na criação de um Jardim Botânico em Juiz de Fora, na representação da UFJF no Conselho Consultivo do Parque Estadual do Ibitipoca (IEF-MG) e nas discussões regionais do CONDEMA são exemplos de resultados decorrentes da proposta fundamental do PGECOL. A inclusão de conhecimento científico, associado à formação de recursos humanos, junto a ações de uso de recursos naturais agrega um substancial valor às tomadas de decisão.
Os objetivos do PGECOL convergem para uma ação integrada visando (1) a qualificação de profissionais com capacidade para enfrentar problemas ambientais munidos de ferramentas conceituais e técnicas bem fundamentadas e (2) promover pesquisa ecológica orientada por anseios de maior coerência no uso de recursos naturais. Ou seja, o PGECOL promove:

1- Atividades acadêmicas transversais versando sobre o manejo de ecossistemas e conservação da biodiversidade;

2- Capacitação de recursos humanos visando (i) o desenvolvimento de atividades acadêmicas em instituições de ensino e pesquisa, sobretudo com a aptidão e desejo profissional para melhorar o quadro de distribuição de profissionais no território nacional e (ii) a ocupação de nichos de atividade de pesquisa ainda pouco explorados por ecólogos, tais como agências governamentais, instituições diversas ”pró questões ambientais”, empresas com atividade de exploração de recursos naturais e mídia investigativa;

3- Inserção de bases científicas, sob âmbito da Ecologia, junto a prefeituras e outros órgãos públicos, setores de gestão ambiental públicos e privados e prestação de serviço;
Ações de Relações internacionais gerando produtos científicos e participando de fóruns de discussão e tomada de decisão de problemas macro estruturadados.
Destinado a: graduados em Ciências Biológicas e Ciências afins e áreas correlatas.