Localização:Campinas - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
Características
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso) oferece cursos de Mestrado e Doutorado, recomendados pela CAPES com nota 4, cujo objetivo central é a formação, em nível aprofundado, de pesquisadores da temática educacional, professores e gestores para os diferentes graus e tipos de instituições escolares. Em seu âmbito de atuação e sempre com qualidade científica e relevância social, o PPGE-Uniso visa também contribuir, com pesquisas e críticas, para a formulação e a implementação de políticas públicas setoriais. Esses compromissos adquirem consistência teórica e prática em um currículo que inclui bases históricas, filosóficas, sociológicas, psicológicas, metodológicas e outras necessárias para a compreensão e a transformação da educação como estratégia de construção da sociedade democrática. Assumindo seus compromissos com a formação pós-graduada de profissionais de educação, para o exercício de funções de pesquisa, docência e gestão, o PPGE-Uniso procura contribuir, em seu âmbito e de acordo com seu projeto educativo, para o fortalecimento da cidadania e o aprofundamento de uma sociedade democrática, justa e desenvolvida.
Proposta
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso), com cursos de mestrado e doutorado, iniciou suas atividades em 17 de junho de 1996, como parte das iniciativas estratégicas da instituição para se constituir como universidade. O curso de mestrado teve recomendação pela CAPES em dezembro de 2002, com nota três, recebendo nota quatro, ao final da avaliação do triênio 2005-2007; em dezembro de 2008, o PPGE-Uniso teve recomendada sua proposta de doutorado, também com nota quatro.
O programa conta atualmente com dez docentes, todos pertencentes ao quadro permanente e com tempo integral. Dos professores, sete são doutores em Educação e três de áreas afins, todos com substancial publicação e trabalhos em Educação e, por isso, considerados, segundo os critérios da Área, como titulados em Educação. Todos os professores têm projetos de pesquisa institucional, lecionam e orientam no mestrado e têm diversas participações na graduação, por meio de aulas, orientação, coordenação e formação. O curso de doutorado conta com oito docentes credenciados.
O PPGE-Uniso adota a “Educação Escolar” como área de concentração. Esta opção ganha relevância quando se considera que, não obstante sua importância, poucos programas de pós-graduação no Brasil a têm como área de concentração.
Da área de concentração, derivam quatro linhas de pesquisas:
- “Cotidiano Escolar” – cinco docentes participam dessa linha;
- “Educação Superior” – três docentes participam dessa linha;
- “História e historiografia: políticas e práticas escolares” – participam desta linha três docentes.
Área de Concentração
Doutorado
Educação Escolar
O PPGE-Uniso adota, desde sua instituição, a “Educação Escolar” como área de concentração. Esta modalidade de educação é, na sociedade contemporânea, referência para o entendimento e realização das diversas formas de educação, correspondendo, em relação às formas de educação extra-escolar, ao nível mais desenvolvido de Educação, sendo por ela que se realiza grande parte da socialização dos indivíduos, bem como a circulação e a divulgação do conhecimento historicamente formulado e de valores fundamentais para a constituição das relações sociais. A área de concentração implica uma ordem específica de problemas de pesquisa.
Consideram-se como fundamentais, no âmbito deste Programa: os procedimentos de realização do ensino e da aprendizagem em espaços e formas institucionais; a reprodução e conservação de valores; a apropriação e circulação de conhecimento (incluindo as relações interpessoais e as dimensões institucionais); as formas de gestão e de realização da escola e da educação em seu interior; os processos históricos desta forma de educação e das instituições que a realizam.
Linhas de Pesquisa
Doutorado
COTIDIANO ESCOLAR
Realiza pesquisas com enfoque nas múltiplas dimensões do cotidiano escolar, tendo em vista a cultura nas relações educacionais. Investiga os fundamentos políticos e pedagógicos da educação ambiental; o disciplinamento, as ações negociadas e a interdisciplinaridade; as múltiplas tensões originadas pelas mudanças existentes na sociedade contemporânea que se refletem no ambiente educativo.
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Tem como principal objetivo promover estudos analíticos, descritivos e comparativos sobre questões epistemológicas, éticas, institucionais e pedagógicas na área de educação superior.
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES
Realiza investigações de história e historiografia, apreendendo as instituições educativas e, particularmente, a instituição escolar, como expressões das relações e mediações da sociabilidade produzida, reproduzida e tensionada por indivíduos, grupos e classes sociais, nos limites e possibilidades históricas dos tempos e das formas do capitalismo no Brasil.
Proposta
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso), com cursos de mestrado e doutorado, iniciou suas atividades em 17 de junho de 1996, como parte das iniciativas estratégicas da instituição para se constituir como universidade. O curso de mestrado teve recomendação pela CAPES em dezembro de 2002, com nota três, recebendo nota quatro, ao final da avaliação do triênio 2005-2007; em dezembro de 2008, o PPGE-Uniso teve recomendada sua proposta de doutorado, também com nota quatro.
O programa conta atualmente com dez docentes, todos pertencentes ao quadro permanente e com tempo integral. Dos professores, sete são doutores em Educação e três de áreas afins, todos com substancial publicação e trabalhos em Educação e, por isso, considerados, segundo os critérios da Área, como titulados em Educação. Todos os professores têm projetos de pesquisa institucional, lecionam e orientam no mestrado e têm diversas participações na graduação, por meio de aulas, orientação, coordenação e formação. O curso de doutorado conta com oito docentes credenciados.
O PPGE-Uniso adota a “Educação Escolar” como área de concentração. Esta opção ganha relevância quando se considera que, não obstante sua importância, poucos programas de pós-graduação no Brasil a têm como área de concentração.
Da área de concentração, derivam quatro linhas de pesquisas:
- “Cotidiano Escolar” – cinco docentes participam dessa linha;
- “Educação Superior” – três docentes participam dessa linha;
- “História e historiografia: políticas e práticas escolares” – participam desta linha três docentes.
Área de Concentração
Doutorado
Educação Escolar
O PPGE-Uniso adota, desde sua instituição, a “Educação Escolar” como área de concentração. Esta modalidade de educação é, na sociedade contemporânea, referência para o entendimento e realização das diversas formas de educação, correspondendo, em relação às formas de educação extra-escolar, ao nível mais desenvolvido de Educação, sendo por ela que se realiza grande parte da socialização dos indivíduos, bem como a circulação e a divulgação do conhecimento historicamente formulado e de valores fundamentais para a constituição das relações sociais. A área de concentração implica uma ordem específica de problemas de pesquisa.
Consideram-se como fundamentais, no âmbito deste Programa: os procedimentos de realização do ensino e da aprendizagem em espaços e formas institucionais; a reprodução e conservação de valores; a apropriação e circulação de conhecimento (incluindo as relações interpessoais e as dimensões institucionais); as formas de gestão e de realização da escola e da educação em seu interior; os processos históricos desta forma de educação e das instituições que a realizam.
Linhas de Pesquisa
Doutorado
COTIDIANO ESCOLAR
Realiza pesquisas com enfoque nas múltiplas dimensões do cotidiano escolar, tendo em vista a cultura nas relações educacionais. Investiga os fundamentos políticos e pedagógicos da educação ambiental; o disciplinamento, as ações negociadas e a interdisciplinaridade; as múltiplas tensões originadas pelas mudanças existentes na sociedade contemporânea que se refletem no ambiente educativo.
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Tem como principal objetivo promover estudos analíticos, descritivos e comparativos sobre questões epistemológicas, éticas, institucionais e pedagógicas na área de educação superior.
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS ESCOLARES
Realiza investigações de história e historiografia, apreendendo as instituições educativas e, particularmente, a instituição escolar, como expressões das relações e mediações da sociabilidade produzida, reproduzida e tensionada por indivíduos, grupos e classes sociais, nos limites e possibilidades históricas dos tempos e das formas do capitalismo no Brasil.
Plano de estudos
Disciplinas Obrigatórias Básicas
Seminários Avançados em Educação Escolar
Seminários Avançados em Cotidiano Escolar
Seminários Avançados em Educação Superior
Seminários Avançados em História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares
Seminários Avançados em Educação Escolar
Seminários Avançados em Cotidiano Escolar
Seminários Avançados em Educação Superior
Seminários Avançados em História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares
Requisitos
Documentação:
Doutorado:
-Original e Cópia do diploma e histórico escolar do mestrado, ou outro documento comprobatório;
-Original e Cópia do RG e CPF;
-1 foto 3x4 recente;
-Currículo Vitae ou Lattes Atualizado.
Doutorado:
-Original e Cópia do diploma e histórico escolar do mestrado, ou outro documento comprobatório;
-Original e Cópia do RG e CPF;
-1 foto 3x4 recente;
-Currículo Vitae ou Lattes Atualizado.