Doutorado em Educação Física (Brasília, Distrito Federal)

Universidade Católica de Brasília

Localização:Brasília - Distrito Federal

Duração:870 Horas

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

Histórico
Universidade Católica de Brasília teve a sua origem na criação da sua entidade mantenedora, a União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), em 12 de agosto de 1972, formada pela Aliança Brasileira de Assistência Social e Educacional (Irmão do Sagrado Coração), Inspetoria São João Bosco (Salesianos de Dom Bosco), Sociedade Civil "Casas de Educação" (Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, Virgem e Imaculada), União Brasileira de Educação e Ensino (Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas Cristãs), Sociedade Concepcionista de Ensino (Congregação das Religiosas Concepcionistas do Ensino), Inspetoria Madre Mazzarello (Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora), Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, Associação Planalto de Assistência e Instrução Popular (Congregação do Sagrado Estigma do Nosso Senhor Jesus Cristo) e Sociedade "Porvir Científico" (Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs).
Em 29 de maio de 1973, a segunda assembléia geral da UBEC decidiu criar a Universidade Católica de Brasília, sendo a primeira unidade a Faculdade Católica de Ciências Humanas, cujo funcionamento foi autorizado em 1974. Na seqüência, foi criada a Faculdade Católica de Tecnologia, culminando, em 1983, com a criação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília. Em prosseguimento, a UBEC optou pela aquisição de um terreno em Taguatinga para a construção do futuro campus universitário.
Na década de 1980 foram iniciados os primeiros cursos de pós-graduação lato-sensu. A pós-graduação stricto-sensu foi implantada em 1994 com o Programa de Mestrado em Educação. A Universidade, a partir do momento em que foi reconhecida como tal, passou a expandir seus cursos de graduação e de pós-graduação, investindo na contratação de docentes qualificados e na capacitação docente a fim de melhorar a qualidade dos programas oferecidos e, desta forma, atender o que está preconizado no artigo 52 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394 de 1996.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, instituído em 1999, submeteu-se a avaliação da Capes e a proposta foi aprovada com conceito 3 em dezembro de 2002. No ano de 2004 foi reavaliado, recebendo conceito 4.
O Mestrado em Educacão Física da UCB veio preencher uma lacuna existente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, nas quais a existência de poucos programas de Pós-Graduação inviabilizam o desenvolvimento científico nessas regiões. Assim, em relação à área de Educacão Física a UCB foi e sempre será a pioneira.
Nesse sentido considerando esses aspectos e para dar sequência nas atividades iniciadas em nível de Mestrado e para completar o ciclo do que se intitula Programa de Pós-Graduação em Educação Física a Universidade Católica de Brasília iniciar as atividades do Doutorado em Educação Física. A proposta do Doutorado, após avaliação da capes no segundo semestre de 2005 recebeu o conceito 4.

Objetivos
Considerando a necessidade da formação de pós-graduados que visem preferencialmente a um aprofundamento de conhecimentos ou técnicas de pesquisa científica, tecnológica ou artística; à relevância do caráter de terminalidade, assumidos pelo Mestrado e Doutorado, que enfatize o aprofundamento da formação científica conquistada na graduação, aludido no Parecer nº 977, de 03/12/65, do Conselho Federal de Educação; à Portaria Nº 14 de 02 de Março de 2000, à inarredável manutenção de níveis de qualidade condizentes com os padrões da pós-graduação Stricto Sensu. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília em nível de Mestrado e Doutorado têm o objetivo de:
• Desenvolver pesquisas centradas na área de atividade física e saúde;
• Formar profissionais e pesquisadores, em nível de Mestrado e Doutorado, com base técnico-científica sólida para atuar competitivamente nos diferentes mercados de trabalho, incluindo ensino, pesquisa, prestação de serviço e empreeendimento;
• Formar docentes e pesquisadores para atuar no ensino, na pesquisa e na extensão em cursos de graduação em Educação Física ou áreas afins, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da iniciativa em pesquisa científica;
• Formar docentes e pesquisadores para atuar no ensino, pesquisa e extensão nos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, ou áreas afins contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da iniciativa em pesquisa científica;
• Qualificar pessoas para o exercício das atividades de magistério no ensino superior, médio e fundamental;
• Possibilitar a produção e a utilização de conhecimentos socialmente relevantes sobre a atividade física e saúde;
• Criar processos de intercâmbio de conhecimentos e experiências com a comunidade e a sociedade;
• Gerar e difundir conhecimentos.

Área de Concentração
Compreende-se por área de concentração a área específica dentro da qual o Pós-Graduando deverá desenvolver suas atividades de estudo e pesquisa. O Programa de Pós - Graduação Stricto-Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília para o Curso de Mestrado e Doutorado optou por centrar suas discussões na área de concentração Atividade Física e Saúde.
Linhas de Pesquisa
Aspectos Biológicos Relacionados à Atividade Física e Saúde
Investiga as mudanças fisiológicas fundamentais e as adaptações agudas e crônicas que ocorrem no corpo humano em diferentes tipos de exercício.
Aspectos Sócio-Culturais e Pedagógicos Relacionados à Atividade Física e Saúde
Caracteriza-se por estudos relacionados à atividade física e saúde envolvendo aspectos sócio-culturais e pedagógicos.
Exercício Físico, Reabilitação, Doenças Crônico não Transmissíveis e Envelhecimento
Caracteriza-se por estudos sobre a participação de exercício na prevenção e evolução de doenças crônico não transmissíveis, na reabilitação e no envelhecimento.

Plano de estudos

Metodologia da pesquisa
Estágio em análise e delineamento de trabalhos acadêmicos
Estágio docente na graduação
Métodos e técnicas de investigação qualitativa
Métodos e técnicas de investigação quantitativa
Seminários de dissertação e teses
Tese 1
Tese 2
Tese 3
Tese 4
Tese 5
Tese 6
Tese 7
Tese 8
Optativas
Epidemiologia e atividade física
Tópicos especiais em crescimento e desenvolvimento humano
Tópicos esp. Em atividade física, saúde e estilos de vida
Tópicos especiais em bioquímica aplicada ao exercício
Tópicos especiais em fisiologia do exercício
Medidas e avaliação da composição corporal
Tópicos especiais em aval. Func. E prescrição de exercícios
Top. Relacionados ativ. Física, saúde, nutrição e obesidade
Tópicos especiais em sistema nervoso e exercício
Tóp. Avan. Em a. F. Saúde e doenças crônico degenerativas
Exercício físico e processos cognitivos
Top. Especiais em anatomia palpatória do aparelho locomotor
Top. Avan.em aval. Físico func. Aplic. À reabilitação física
Tópicos especiais em reabilitação cardiopulmonar
Tópicos avançados em patologia
Políticas públicas de saúde relacionada à educação física
Análise sócio-cultural e simb. Da a. F. Relacionada à saúde
Aspectos sócios filos. Relacion. À atividade física e saúde
Dimensões sócio-políticas da a. F. Relacionada à saúde
Tópicos especiais em psicologia desportiva e saúde
Tópicos especiais em biotecnologia relacionada à a.f.saúde
Tópicos avançados em estatística
Tópicos avançados em estatística
Medida e avaliação no ensino superior da educação física
Tópicos especiais em educação física experimental
Técnicas de pesquisa em lab. De fisiologia do exercício
seminários especiais em ciências do esporte
Tópicos avançados em medicina do esporte
Seminários especiais em atividade física e saúde
Métodos e técnicas de investigação qualitativa (OPT)
Métodos e técnicas de investigação quantitativa (OPT)
Atividades complementares

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