Doutorado em Filosofia (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação O Departamento de Filosofia da PUC-Rio desenvolve um programa de pós-graduação stricto sensu, que conta com cursos tanto de mestrado quanto de doutorado, ambos já bem estabelecidos. Além disso, o departamento oferece cursos de pós-graduação lato-sensu, atualmente três: Especialização em Filosofia Contemporânea, Especialização em Arte e Filosofia, e Especialização em Filosofia Antiga. Além dos cursos, que visam sobretudo a formação de pesquisadores e de professores habilitados para o magistério superior, o programa de pós-graduação mantém diversas atividades regulares, entre as quais se destacam: 1) Colóquio de Filosofia - fórum para apresentação de trabalhos de pesquisadores do programa e, sobretudo, de outras instituições; 2) Publicação, desde 1989, de uma revista indexada, "O que nos faz pensar", com corpo editorial internacional; 3) Vários projetos editoriais ligados à publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no programa; 4) SAF - Semana dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia - fórum para apresentação de trabalhos dos alunos do programa . A SAF também conta com a participação de professores convidados do próprio programa e de outras instituições. 5) Seminários, cursos e palestras ligados ao Instituto de Lógica e Filosofia da Linguagem. 6) Seminários, cursos e palestras ligados ao Núcleo de Estudos de Filosofia Antiga. 7) Seminários, cursos e palestras ligados ao Núcleo de Estudos em Ética e Desconstrução. Objetivos O Programa de Pós-Graduação em Filosofia visa a preparação de pessoal habilitado para a pesquisa e o magistério superior. Histórico O programa de pós-graduação stricto-sensu em Filosofia foi iniciado em 1973, com o curso de Mestrado, credenciado em 1976 e desde então recredenciado sem interrupção. O curso de Doutorado foi iniciado em 1982 e credenciado em 1992 pelo parecer 235/92 do CFE. O programa é reconhecido como um dos melhores do Brasil, já tendo formado, até início de 2007, cerca de 300 mestres e 60 doutores, a maior parte deles já integrados nos quadros docentes de instituições de ensino superior.

Plano de estudos

Disciplinas Obrigatórias Seminário de Mestrado Seminário de Doutorado Dissertação de Mestrado Tese de Doutorado Exame de Qualificação Disciplinas Eletivas Tópicos Especiais de História da Filosofia Tópicos Especiais de Filosofia Contemporânea Questões de Teoria do Conhecimento Lógica Matemática Tópicos de Lógica Matemática Filosofia da Lógica Filosofia da Matemática Filosofia da Linguagem Tópicos de Filosofia da Linguagem Tópicos de Teoria do Conhecimento Epistemologia das Ciências Naturais Epistemologia das Ciências Humanas e Sociais Epistemologia e História das Ciências Tópicos de Filosofia da Ciência Ciência e Ideologia Ciência e Sociedade Tópicos de Epistemologia das Ciências Humanas e Sociais Tópicos de História da Ciências Filosofia Política Teorias da Sociedade Teorias da Ideologia Tópicos de Filosofia Social e Política Pensamento Ético Moderno e Contemporâneo Tópicos de Ética Conhecimento e Cultura Tópicos de Ciência Cognitiva Tópicos de Filosofia da Cultura

Requisitos

O candidato a doutorado deverá: Ser Mestre em Filosofia ou ter titulação equivalente, a critério da Comissão de Pós-graduação; em caso de dúvida, aconselha-se o candidato a consultar previamente o departamento sobre a possibilidade de seu título ser aceito como equivalente a mestre em filosofia; aos candidatos provindos de outras universidades, adverte-se que, ainda que se inscrevam, não serão avaliados caso sua dissertação de mestrado não tenha sido defendida e aprovada por ocasião da entrevista com a comissão examinadora; Apresentar um anteprojeto de pesquisa para a tese de doutorado, em 3 vias, que deverá ser entregue ou enviado junto com a documentação exigida para a inscrição; na elaboração desse anteprojeto, o candidato deverá levar em conta a área de concentração do programa e as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos professores; em caso de dúvida sobre a viabilidade da execução de sua linha de pesquisa neste programa de doutorado, o candidato poderá consultar o departamento; Submeter-se a exame de seleção ao doutorado, que constará de: * Avaliação do anteprojeto apresentado, que será julgado por seu valor e pelas condições de exeqüibilidade neste departamento; para tal, a aceitação por um orientador deste departamento é condição essencial; * Exame do curriculum vitae documentado, inclusive com sua dissertação de mestrado e eventuais trabalhos publicados relevantes para seu projeto de pesquisa; * Para o candidato que não tiver sido eliminado nos itens anteriores, entrevista oral com a comissão examinadora, onde será argüido sobre seu anteprojeto e deverá evidenciar seu conhecimento sobre a bibliografia utilizada e a temática em que se insere. Submeter-se a exame de 2 línguas estrangeiras, podendo optar entre inglês, francês ou alemão; esses exames não são eliminatórios por ocasião da admissão no programa, mas seu resultado será levado em conta na avaliação e classificação do candidato; Inscrever-se para o exame de seleção, para o que devem ser seguidas as mesmas instruções dadas para a inscrição no exame de seleção para o mestrado, com o acréscimo da apresentação de uma fotocópia autenticada do diploma ou do certificado de conclusão do mestrado. Maiores informações sobre o exame de seleção ao doutorado podem ser obtidas por ocasião do lançamento do edital de abertura das inscrições para as provas de seleção do programa de pós-graduação em Filosofia.

Oferta Educativa semelhante