Doutorado em Imunopatologia (São Paulo, São Paulo)

Universidade Paulista

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:3 Anos

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos

Promover a formação de pesquisadores para responder cientificamente às necessidades da área Imunopatologia Veterinária.
Qualificar docentes para o ensino superior.
Atribuir o título de Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Imunopatologia.

Público-alvo

Médicos veterinários, biomédicos, médicos, farmacêuticos, bioquímicos, biólogos e áreas afins.

Histórico

O Programa de Mestrado em Medicina Veterinária, área de Concentração em Imunopatologia Veterinária, foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico da Capes em 25 de novembro de 2002, sendo reconhecido em 20 de março de 2003. O Programa entrou em atividade, após o ingresso da primeira turma de mestrandos, em março de 2003. O Programa vem se consolidando desde a sua implantação, produzindo pesquisas e dissertações de qualidade, constatando-se que a maior parte da produção científica é composta de trabalhos classificados pela Capes como ?Qualis A?. No final de 2007 foi inaugurado pela UNIP o Laboratório de Biologia Molecular e Celular, vinculado ao programa de Mestrado em Medicina Veterinária, que propiciou salto de qualidade nas pesquisas já desenvolvidas pelo grupo de professores e alunos. Todos esses aspectos possibilitaram a recomendação por parte da Capes, em agosto de 2008, do Programa de Pós-graduação em nível de Doutorado na área de Imunopatologia.

Para atender plenamente aos objetivos do Programa, os laboratórios de pesquisa foram incrementados, tanto no que diz respeito à sua estrutura, quanto à sua localização. Os laboratórios, hoje, encontram-se adequados para a realização de trabalhos experimentais de Iniciação Científica dos alunos de graduação, assim como para a execução de experimentos relacionados com os temas de dissertação ou tese dos alunos de Pós-Graduação e com os projetos de pesquisa dos professores.
No ano de 2009, a UNIP realizou a reforma e construção de Biotério e Laboratório de Experimentação e Comportamento Animal no mesmo edifício onde estão localizados o Laboratório de Biologia Molecular e Celular e o Laboratório de Patologia, para melhoria da infraestrutura do Centro de Pesquisa da UNIP. Nesta ocasião, propôs-se a criação de um Biotério Modelo (SPF) seguindo exigências internacionais para manutenção de ratos e camundongos para experimentação nas áreas de Imunologia, Parasitologia, Microbiologia, Patologia, Análise Comportamental e Terapêutica. O Centro de Pesquisa dispõe ainda de um Laboratório de criopreservação contendo freezer ultra low, tanques de nitrogênio líquido e uma sala de microscopia de fluorescência. O Programa também possui parceria com o Laboratório de Extração Vegetal, cujos projetos são desenvolvidos com extratos de plantas brasileiras, principalmente de origem amazônica, que apresentam atividade farmacológica contra doenças infecciosas e tumores.


Área

Ciências Agrárias

Área de Conhecimento

Medicina Veterinária

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Mestrado: Imunopatologia Veterinária
Doutorado: Imunopatologia

Linhas de Pesquisa

Os Programas de Mestrado e Doutorado visam promover a formação de pesquisadores nas áreas de Imunopatologia Veterinária e Imunopatologia, possuindo três linhas de pesquisa:

Modelos Experimentais em Imunopatologia e Imunotoxicologia
Nesta linha pretende-se padronizar e analisar metodologias experimentais, visando o estudo do efeito de agentes tóxicos e biológicos na patogenia do sistema imune.
Avaliação Imunopatológica das Enfermidades Infecciosas e Parasitárias
Esta linha procura reunir diversos projetos que abordam o efeito das enfermidades infecciosas e parasitárias na resposta imune.
Aspectos moleculares da diferenciação e transformação celular do sistema hematopoiético
Nesta linha pretende-se investigar mecanismos de controle, ou seja, fatores epigenéticos e expressão gênica envolvidos nos processos de diferenciação celular e transformação neoplásica do sistema hematopoiético.

Infraestrutura

Biblioteca especializada: A biblioteca da UNIP está estruturada de forma a dar suporte ao ensino e à pesquisa, apresentando, bibliotecas setoriais com uma unidade central de informações, interligando todos os campi, via intranet. Dispõe ainda de bases de dados com os registros mais relevantes abrangendo os diversos aspectos da Medicina Veterinária, assim como as ciências biomédicas de uma forma geral.
Hospital veterinário para pesquisas em animais de médio e grande porte:
No Campus Cantareira localiza-se o Hospital Veterinário, que dá um importante subsídio ao desenvolvimento das pesquisas do programa em Imunopatologia Veterinária, possibilitando pesquisas não só com os animais de companhia, assim como com os animais de médio e grande porte. No Campus Cantareira existem quatro laboratórios disponíveis para acolher os pós-graduandos: Análises Clínicas, Reprodução, Clínica e Doenças infecciosas (CLININFEC – Grupo de Pesquisa em Clínica e Doenças Infecciosas, cadastrado no CNPq) e de Parasitologia.
Laboratório de Anatomia Patológica:
Locado no Centro de Pesquisa e Tecnologia, este laboratório tem infraestrutura adequada para processamento histológico de material proveniente de biópsia ou necrópsia, tanto para fins diagnósticos – atividade realizada junto ao Hospital Veterinário – quanto para fins de pesquisa. Técnicas de histoquímica e imuno-histoquímica também estão disponíveis.
Laboratório de Extração de Princípios Ativos de Plantas Brasileiras
Laboratório para experimentação em homeopatia:
Nas dependências do Centro de Pesquisa e Tecnologia são feitas pesquisas básicas e aplicadas sobre ultradiluições e homeopatia. A partir de matéria prima adquirida de fontes credenciadas pela ANVISA, diferentes potências homeopáticas podem ser produzidas no laboratório de forma automatizada, para uso imediato em animais ou culturas de células.
Laboratório de Biologia Molecular e Celular O investimento de aproximadamente R$ 700.000,00 na construção desse laboratório veio, sem dúvida, possibilitar a atualização dos níveis de pesquisa desenvolvidos na instituição. O Laboratório ocupa área de aproximadamente 200 m² dividida em três subáreas, a saber; Biologia Celular, Biologia Molecular e Agentes Infecciosos. Além de material de consumo, bancadas e outras facilidades básicas, o laboratório conta com equipamentos tais como; autoclaves, balança analítica, cabine classe II - A1 para manipulação de microorganismos, câmera digital para Fotodoc de gel, centrífuga excelsa, baby centrífuga refrigerada, microscópio Trinocular, microscópio de Contraste de Fases e Fluorescência, estufa bacteriológica, estufa de esterilização, incubadora de CO², Transiluminador Foto / UV 21, fonte para eletroforese, freezer vertical, Hood com Visor de LCD para Fotodoc de Gel, minicuba horizontal para Eletroforese, Osmose Reversa e Mili-Q, Termocicladores, Fax e outras facilidades.
Laboratório de Experimentação Animal (SPF): este biotério segue exigências internacionais para manutenção de ratos e camundongos para experimentação em condições SPF (specific pathogen free) Este laboratório possui uma sala destinada à acolhida e saída de animais e acondicionamento dos mesmos em microisoladores (RECEPÇÃO DE ANIMAIS); sala subdividida em BIOTÉRIO DE MANUTENÇÃO e LABORATÓRIO DE MANIPULAÇÃO, destinados respectivamente à manutenção e à manipulação de camundongos em experimentação, BIOTÉRIO DE MANUTENÇÃO de ratos, três SALAS DE EXPERIMENTAÇÃO destinadas à manutenção e manipulação de ratos e camundongos a serem utilizados em pesquisas comportamentais e dois espaços separados destinados à cirurgia e perfusão de animais em experimentação (SALA DE CIRURGIA E PERFUSÃO). Nestes laboratórios têm-se padronizado diversos modelos e protocolos para estudos comportamentais e de toxicidade e, no momento, estão sendo adquiridos e instalados equipamentos para observação de comportamento animal (câmeras de vídeos e Noldus-Observer). Para a implantação deste projeto, a Universidade empregou aproximadamente R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) em recursos financeiros. A implementação deste Biotério já se refletiu na maior qualidade e credibilidade à pesquisa desenvolvida, aumentando o número e impacto de produções científicas, assim como possibilitou maior captação de recursos das agências de fomento à pesquisa.
Laboratório de Criopreservação: contendo freezer ultra low, tanques de nitrogênio líquido e uma sala de microscopia de fluorescência.

Plano de estudos

Disciplinas

A Patogenia da Susceptibilidade
Aspectos Imunopatológicos da Exposição a Agentes Tóxicos
Conceitos Básicos de Imunopatologia
Imunopatologia das Infecções Fúngicas
Imunopatologia de Infecções Bacterianas
Metodologia da Pesquisa e Didática do Ensino Superior
Modelos Biológicos em Imunopatologia
Métodos de Investigação em Neuroimunopatologia
Nanobiotecnologia
O Sistema Mononuclear-Fagocitário na Resposta Imune
Produtos Naturais em Ciências da Saúde 1
Produtos Naturais em Ciências da Saúde 2
Tópicos em Biologia Tumoral
Tópicos em Imunologia Celular e Molecular

Requisitos

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

Cópia frente e verso do Diploma do Curso de Graduação, registrado; *
Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação; *
Cópia frente e verso do Diploma do Curso de Mestrado (apenas para doutorado); *
Cópia do Histórico Escolar do Curso de Mestrado (apenas para Doutorado); *
Cópia da Carteira de Identidade; *
Cópia do CPF;*
Uma fotografia 3x4 (recente);
Curriculum vitae (de preferência, Lattes);
Taxa de Inscrição.**
Cópia do comprovante de inscrição, disponibilizado no término da inscrição on-line.
Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição

(*) Cópia autenticada ou cópia simples com apresentação do documento original.
(**) A taxa de inscrição deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line.
O boleto bancário não poderá ser pago na tesouraria da UNIP.

Oferta Educativa semelhante