Doutorado em Informática Aplicada - Sistema de Computação (Fortaleza, Ceará)

Universidade de Fortaleza

Localização:Fortaleza - Ceará

Duração:24 Meses

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) é um programa stricto sensu cujas atividades foram iniciadas no primeiro semestre de 1999. Recomendado pela Capes, forma profissionais por meio de atividades integradas de ensino e pesquisa multidisciplinar, com forte embasamento científico para o exercício profissional e acadêmico em informática. Além de proporcionar instrumental acadêmico de excelência para a formação de profissionais qualificados com capacidade de realizar atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias na área de informática.

Objetivos

Excelência em Pesquisa. O Programa de Pós Graduação em Informática Aplicada está comprometido com a formação de pesquisadores com alta qualificação, treinados nas mais recentes metodologias de pesquisa científica para a produção de trabalhos acadêmicos originais e de impacto nas áreas de computação e afins.

Iniciativa Discente. O PPGIA incentiva a produção independente de trabalhos científicos por parte dos alunos. Com as exigências formais, são eles encorajados a determinar seus direcionamentos para a condução de pesquisas, dentro das linhas do programa, sob a orientação do corpo docente.

Interação Discente/Docente. O PPGIA encoraja o fortalecimento da interação profissional-pessoal entre alunos e professores, o que é possível em virtude do tamanho médio das turmas em diferentes disciplinas. O formato específico dessa interação propicia aos alunos de doutorado oportunidades ímpares em relação à troca de experiências com os professores. Um elevado quociente professor/aluno assegura que os professores podem dedicar tempo e energia necessários ao desenvolvimento qualitativo dos alunos.

Prática de ensino. Contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no estado do Ceará e na região Nordeste como um todo, através da formação de mestres e doutores com postura autônoma, espírito inovador e com base necessária para dar prosseguimento às suas atividades de pesquisa em outros centros de excelência no Brasil e no exterior.

Desenvolvimento científico. Incentivar o desenvolvimento de pesquisas em informática, voltado para a busca de soluções para problemas atuais e importantes da sociedade, envolvendo empresas, órgãos governamentais e outras universidades e institutos de pesquisa, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Aprimoramento técnico. Oferecer oportunidade de aprimoramento técnico e científico a profissionais de informática e áreas afins que lhes permita adaptar-se e responder de forma efetiva às novas exigências do mercado e às suas respectivas áreas de atuação.

Plano de estudos

Disciplinas básicas para ambas as áreas de concentração
Aprendizado de Máquina
Banco de Dados
Computação Gráfica
Engenharia do Conhecimento
Engenharia de Software
Interface Homem Computador
Pesquisa Operacional
Redes de Computadores
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais

Disciplinas eletivas para a área de concentração de Sistema de Computação
Agentes e Sistemas Dedutivos
Análise de Desempenho
Animação por Computador
Aplicações de Sistemas Inteligentes
Aplicações em Programação Não Linear
Aprendizagem Automática
Aquisição Automática do Conhecimento
Computação Evolutiva
Computação Natural
Engenharia de Objetos Distribuídos
Metaheurísticas
Mineração de Dados
Otimização Combinatória e Em Redes
Probabilidade e Processos Estocásticos
Processamento de Linguagem Natural
Projetos Computacionais em Pesquisa Operacional
Simulação de Processos
Tópicos Avançados em Computação Gráfica
Tópicos Avançados em Redes de Computadores
Tópicos Especiais em Sistemas de Apoio à Decisão

Requisitos

Para candidatos ao Doutorado
a) Diploma de graduação em Ciência da Computação ou em áreas afins (cópia autenticada);
b) Histórico escolar de graduação (cópia autenticada);
c) Diploma de Mestrado em Ciência da Computação ou em áreas afins (cópia autenticada);
d) Histórico escolar do Mestado (cópia autenticada);
e) Duas cartas de recomendação;
f) Proposta de pesquisa que o candidato pretende desenvolver durante o período do Doutorado.

Oferta Educativa semelhante