Doutorado em Neurociências (Ribeirão Preto, São Paulo)

Universidade de São Paulo

Localização:Ribeirão Preto - São Paulo

Tipo:Doutorado

Modalidade:Presenciais

Características

O programa de Pós-Graduação em Neurologia teve início em 15 de junho de 1971. Foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação em 1975 e recredenciado no ano de 1985. Nos seus quase 40 anos de existência titulou dezenas de doutores e mestres que hoje atuam principalmente em Universidades Públicas do país (1).

O Programa era, inicialmente, destinado a médicos neurologistas mas, a partir de 2001, passou a abranger duas áreas de concentração: 1) Neurologia, para médicos neurologistas (que tenham já, no mínimo, 2 anos de residência médica em Neurologia); 2) Neurociências, para médicos não especializados em Neurologia e profissionais não médicos de áreas biológicas, ou cujo interesse investigativo envolva as neurociências. Em ambas as áreas, o Programa é desenvolvido nos níveis de Mestrado e Doutorado. Este é reservado para alunos com Mestrado prévio ou com comprovada experiência em docência e pesquisa científica. Os programas de mestrado e doutorado foram elaborados de tal forma que metade dos créditos sejam obtidos junto às disciplinas do programa. Todas as linhas de pesquisa têm, no mínimo, uma disciplina correspondente. Parte dos créditos pode ser obtida em disciplinas de outros programas, conforme o interesse do aluno. Para a execução dos projetos de pesquisa, feitos sob orientação de docentes do Programa, existe disponibilidade de diferentes laboratórios, cujas atividades variam de análises neurofisiológicas à Biologia Molecular, biotério para trabalhos com animais de experimentação e de acesso a pacientes do Hospital das Clínicas (HCRP) da FMRP-USP.

Os estudos clínicos são feitos nos ambulatórios e enfermarias de Neurologia. A enfermaria tem leitos para pacientes eletivos, havendo leitos específicos para: Neurologia Geral, Neurologia Infantil, Doenças Neuromusculares, Doenças Vasculares do Sistema Nervoso, Epilepsia, Neurogenética. O CIREP - Centro de Cirurgia de Epilepsia, faz videomonitorizações contínuas de pacientes epilépticos para seleção de casos cirúrgicos. Na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas há leitos para atendimento e investigação de urgências e emergências neurológicas.

O programa mantém relacionamento formal e informal com outras clínicas e laboratórios do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e do campus e de outros centros acadêmicos do país e do exterior, nos Estados Unidos da América do Norte e na Europa. Tal relacionamento é particularmente estreito com o setor de Neurorradiologia do Centro de Ciências da Imagem do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa, reuniões clínicas e científicas regulares e atividades didáticas comuns. O setor inclui radiologia vascular, intervenção terapêutica, utiliza técnicas avançadas de ressonância magnética quantitativa, incluindo espectroscopia de prótons e laboratório para processamento de imagem.

Requisitos

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA


ATENÇÃO: Cópias serão conferidas com o original


Formulário para Inscrição: Inscrição Aluno Regular e Matricula Inicial (digitada ou em letra de forma legível);
cópia do Diploma de Graduação (frente e verso) ou Atestado de Conclusão constando obrigatoriamente, data de conclusão e colação de grau (para os candidatos que ainda não possuem o diploma trazer a declaração de comprometimento)
Termo de compromisso
Histórico Escolar da Graduação;
Cópia do Diploma e Histórico Escolar do Mestrado, no caso de inscrição ao Doutorado;
01 foto 3x4;
Certidão de Nascimento ou Casamento;
RG (não serão aceitos Registros Profissionais nem o CNH);
Título de Eleitor;
CPF:
Cópia do RNE (Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE (OBRIGATÓRIO).
Documento Militar;
Certificado de Residência Médica (somente para opções que exijam residência médica prévia no mínimo de 02 anos, ou, comprovante de atividades desenvolvidas para julgamento e dispensa do certificado, no mínimo de 03 anos);
Comprovante de proficiência em língua inglesa
Curriculum Vitae (de preferência no Modelo LATTES, (sem encadernação e não documentado*)
projeto de pesquisa
Recibo de recolhimento de taxa de inscrição (Tesouraria da FMRP, das 13:30 às 17:00h);

* Se o programa exigir os comprovantes deverão ser entregues separadamente;

Oferta Educativa semelhante