Especialização em Agronegócios (São Paulo)

Faculdade Cantareira

Localização:São Paulo

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Consultora Técnica: Profa. MSc Andrea Dantas de Souza

O Agronegócio é o principal segmento da economia brasileira, concentrando – com a sua oferta de alimentos, energia e flores – cerca de um terço do total dos recursos financeiros movimentados em produtos e serviços no país. É um setor internacionalmente reconhecido pela inovação, competência e capacidade empresarial, especialmente, no âmbito da agropecuária tropical, na qual vem se destacando como exportador de tecnologia, matérias-primas e produtos industrializados.

O Curso de Pós-Graduação da Cantareira objetiva oferecer aos alunos um conjunto de conhecimentos aprofundados sobre a estrutura, organização e funcionamento do setor e também, auxiliá-los na aquisição e utilização de ferramentas para o planejamento e gestão da produção, comércio, industrialização e marketing dos produtos do Agronegócio.

 

Objetivo geral

Fornecer aos pós-graduandos conhecimentos especializados sobre o Agronegócio no Brasil e no mundo, orientando-os na aquisição de uma visão empresarial centrada no uso de conceitos, ferramentas, posturas, práticas e estratégias de planejamento, gestão, marketing e comercialização de produtos e serviços setoriais, contribuindo para a formação de profissionais aptos a atuarem em mercados de alto desempenho e competitividade.

 

Objetivos específicos

• Proporcionar uma visão integrada do Agronegócio, considerando a influência de políticas governamentais, dos acordos internacionais e da globalização sobre a organização e a rentabilidade das empresas;

• Aprimorar competências técnicas, gerenciais e habilidades comportamentais dos profissionais do Agronegócio, que viabilizem a existência e a sustentabilidade das empresas agroindustriais, a agregação de valor, o correto posicionamento de produtos e serviços setoriais e a comunicação eficiente com o mercado;

• Favorecer a inter-relação e a integração sistêmica entre fornecedores, produtores de matéria-prima, processadores e distribuidores de produtos agropecuários;

• Capacitar o participante na identificação e avaliação permanente das ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos dos diferentes segmentos do Agronegócio, do que decorrerá uma visão empresarial ampla, centrada na elaboração, liderança e gestão de planos de desenvolvimento, bem como na tomada de decisões estratégicas.

Público-alvo

Profissionais da área de ciências agrárias (engenheiros agrônomos, florestais, agrícolas e de pesca), zootecnistas, médicos veterinários, administradores, economistas, contadores e outros profissionais de áreas afins, atuantes ou que desejem ingressar no setor.

Plano de estudos

O presente Curso de Pós-Graduação em Agronegócio divide-se em três módulos. O primeiro, de natureza introdutória, trata da fundamentação conceitual e teórica do setor; o segundo, com características práticas e aplicadas à administração dos negócios setoriais, trazem conteúdos e ferramentas de planejamento e gestão desde a produção agroindustrial até a comercialização; finalmente, o terceiro módulo é dedicado às políticas e estratégicas no Agronegócio brasileiro. Ao todo, são oferecidas 10 disciplinas, totalizando carga horária global de 360 horas-aula.

 

Módulo Básico – Conceitos e Fundamentação Teórico-Metodológica

• MB1 – Introdução ao Estudo do Sistema Agroindustrial – SAG

• MB2 – Cooperativismo, Associativismo e Agricultura Familiar

• MB3 – Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável

• MB4 – Metodologia da Pesquisa Científica e Seminários

 

Módulo Prático Aplicado – Administração Aplicada ao Agronegócio

• MPA1 – Planejamento e Gestão da Produção Agropecuária e Agroindustrial

• MPA2 – Planejamento e Gestão da Comercialização

• MPA3 – Planejamento e Gestão Econômico-Financeira

 

Módulo Políticas e Estratégias

• MPE1 – Políticas Públicas, Acordos e Relações Internacionais no Agronegócio

• MPE2 – Qualidade da Produção Agropecuária, Rastreabilidade e Certificações

• MPE3 – Marketing no Agronegócio

 

Siglas

MB – Módulo Básico

MPA – Módulo Prático Aplicado

MPE – Módulo Politicas e Estratégias

Oferta Educativa semelhante