Especialização em Alfabetização (São Paulo, São Paulo)

Vera Cruz

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:400 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

A alfabetização tem sido um tema bastante discutido pelos que se preocupam com a educação, já que há muitas décadas se observam as mesmas dificuldades de aprendizagem, as inúmeras reprovações e a evasão escolar. Partindo-se da idéia de que a transmissão do conhecimento na alfabetização caracteriza-se por um movimento psíquico que se mantém internamente apesar de todas as dificuldades externas, que se vincula à realidade, possibilitando a eficácia da transmissão, a construção do conhecimento e o desenvolvimento do outro, faz-se necessário possibilitar conhecimentos mais específicos e consistentes a todos os profissionais voltados ao processo de ensino da leitura e da escrita.


A Especialização em Alfabetização atende a essa necessidade ao propor um aprofundamento de estudos da aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita, procurando levantar e discutir as relações envolvidas nesse processo, tendo como fundamentação a psicogênese da língua escrita e o modelo de ensino por resolução de problemas.



Espera-se que o aluno formado no curso de Especialização em Alfabetização construa uma fundamentação teórica suficiente para permitir uma ação docente coerente com os princípios desenvolvidos no curso. Espera-se, também, que ele esteja preparado para capacitar outros professores alfabetizadores, inclusive ministrando aulas no ensino superior.


objetivo
Formar especialistas em alfabetização de crianças, jovens e adultos, tendo por fundamento a psicogênese da língua escrita e o modelo de ensino por resolução
de problemas.



público-alvo
Profissionais de Educação com graduação
em nível superior.

Plano de estudos

Promover o conhecimento da psicogênese da língua escrita e as estratégias de leitura utilizadas pelas crianças, como subsídios importantes no planejamento das situações didáticas de leitura e de escrita e nas formas de intervenção dos professores.

Discutir a capacidade de os alunos produzirem textos antes de saber escrever convencionalmente, enfatizando que se aprende a linguagem escrita por meio da leitura. Enfatizar o planejamento e a revisão ao produzir textos. A formação deve contribuir para que os alunos se conscientizem da importância da leitura diária.

Fundamentar teórica e praticamente a formação dos futuros docentes do Ensino Superior, abordando a reflexão e a discussão sobre a profissão docente analisando-a no contexto histórico e político. Discutir o ensino, a pesquisa e a extensão numa visão crítica e interdisciplinar auxiliando-os na resolução de problemas enfrentados no cotidiano da instituição de ensinos público e privado e no processo de ensino e de aprendizagem.

Apresentar as questões teóricas mais importantes da área, discutir a mudança de paradigma nas últimas décadas e introduzir as transformações didáticas resultantes dessa mudança. Abordar o histórico da alfabetização no Brasil e suas especificidades.

Possibilitar ao aluno compreender a natureza do processo de produção de conhecimento e as características do conhecimento científico. Discutir concepções de ciência, de método científico e diferentes metodologias de pesquisa para que o aluno possa construir procedimentos de pesquisa, análise e interpretação de dados que o orientem na investigação a ser realizada para produção da monografia de conclusão do curso.

Possibilitar também o estudo do gênero monografia, considerando suas características constitutivas, de tal forma que sua proficiência escritora para a produção da monografia seja ampliada e aprofundada.


Abordar as modalidades organizativas dos conteúdos de leitura e escrita, conceitualizando e distinguindo projetos didáticos, sequências didáticas e atividades permanentes. Pretende-se que os alunos tenham oportunidade tanto de estudar estas modalidades, analisando alguns exemplos tomados como modelos, quanto de elaborar o planejamento de uma sequência ou de um projeto didático que contemple situações de aprendizagem da leitura e ou da escrita.

Realizar análises de situações didáticas de leitura e de escrita desenvolvidas em classes de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando as concepções subjacentes à prática docente.

Discutir a importância da teoria de Piaget para a aprendizagem da leitura e da escrita, a inferência como condição para ler ou escrever bem, o uso de esquemas representativos, procedimentais e operatórios na realização e compreensão da leitura e da escrita. Realizar práticas de leitura e escrita em oficinas de jogos.

Requisitos

Formação superior e aprovação
no processo seletivo

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