Especialização em Cidadania e Direitos Humanos (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação O Instituto “Antônio Montesino” preocupado com a formação de seus membros no que se refere a temas e questões ligadas aos Direitos Humanos e à Justiça e Paz. Por isso, decidiu-se promover um Curso de pós-graduação em Direitos Humanos, sendo que os (as) destinatários (as) em âmbito nacional são prioritariamente – embora não exclusivamente – membros da Família Dominicana. Este curso pretende ser um marco na sociedade levando uma reflexão a cerca dos Direitos Humanos, potencializando as pessoas a uma apropriação teórica desse processo, marcada pelas revoluções tecnológicas e políticas, pela crise de valores, pelo agravamento da desigualdade social, pelas guerras, pela degradação ambiental, pelas reiteradas violações aos Direitos. O processo de ensino-aprendizagem inclui momentos de reflexão sobre a prática e o estudo das experiências mais significativas realizadas pelo grupo, em busca de uma sistematização e teorização a partir das vivências compartilhadas. O Trabalho de Conclusão de Curso constará num estudo de caso, em que o pesquisador irá analisar uma situação de violação ou uma ação de promoção dos Direitos Humanos à luz dos referenciais teóricos abordados ao longo do curso. Objetivos Aprofundar a compreensão da realidade do mundo. Possibilitar espaço para formação em temas relacionados a Direitos Humanos e Justiça e Paz. Superar a leitura geracional e fragmentária sobre os Direitos Humanos. Possibilitar um maior conhecimento e participação nos espaços e mecanismos nacionais e internacionais de Direitos Humanos. Estabelecer relações de solidariedade entre os (as) cursistas e destes (as) com outros segmentos sociais e redes de apoio e solidariedade. Aprofundar a compreensão de Justiça e Paz como espiritualidade. Aprimorar o compromisso cristão junto à causa das pessoas e, classes empobrecidas.

Plano de estudos

Cronograma 01 - Teologia da Libertação: eixos e desafios 02 - Hermenêutica Bíblica 03 - Os Direitos Políticos no contexto dos Direitos Humanos 04 - Direitos Humanos, Ecologia e Biomas Brasileiros 05 - Justiça no Profetismo Bíblico 06 - Direitos Humanos, Solidariedade e Educação I 07 - Arte e Técnica para Sistematização de Experiências em Educação e Direitos 08 - Metodologia do Trabalho Científico 09 - Direitos Humanos e Ética I 10 - Violação dos Direitos Humanos e da Ética 11 - Educação para a Paz na Perspectiva dos Direitos Humanos 12 - Direitos Humanos, Solidariedade e Educação II 13 - Bioética e Cidadania 14 - Direitos Humanos e Movimentos Sociais no Campo 15 - Direitos Humanos e Ética II 16 - Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Requisitos

Público Alvo: Diplomados em curso superior em todas as áreas, mas que tenham afinidade para com a questão dos Direitos Humanos.

Oferta Educativa semelhante