Especialização em Educação Lúdica em Contextos Escolares, Não Formais e Corporativos (São Paulo, São Paulo)

Vera Cruz

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:360 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Este curso visa construir um processo educacional diferenciado, propiciando ao participante reflexões, vivências e possibilidades mais humanizadas para atuar em diversos âmbitos educacionais e organizacionais, por meio de propostas lúdicas criativas que possam fazer diferença nos processos de formação de pessoas, T&D e em outras áreas de atuação.


objetivo
Propiciar aos participantes do curso, reflexões, vivências e possibilidades mais humanizadas e significativas para atuar em diversos âmbitos educacionais e organizacionais, através de propostas lúdicas e criativas que possam fazer diferença nos processos de formação de pessoas, T&D e em outras áreas
de atuação.



público-alvo
Professores, psicólogos, pedagogos, coordenadores, diretores, gestores e educadores (não formais e do 3º setor); consultores e profissionais
de RH.

Plano de estudos


Apresentar um panorama conceitual e teórico do brincar. Introduzir conhecimentos essenciais do lúdico nos âmbitos histórico, sócio-cultural e educacional. Refletir sobre a adequação das atividades lúdicas a cada grupo específico.


1. A cultura da infância – um patrimônio universal
Desenvolver uma leitura sobre a Infância por meio do fazer próprio da criança que é o brincar, como processo de conhecimento e ampliação do repertório reflexivo dos alunos sobre o universo do imaginário. Compreender a “Cultura da Infância”, com toda a sua singularidade e universalidade.


2. Brinquedos e brincadeiras populares
Reconhecer expressões e simbolismos infantis nos brinquedos e brincadeiras populares promovendo um encontro antropológico com o brincar. Sensibilizar o olhar para expressões presentes no lúdico infantil nos mais diferentes contextos.


Apresentar a importância do lúdico na adversidade vivida pelas crianças em situação de doença e de internação hospitalar, enfocando a importância do vínculo.


Trabalhar os conceitos de espaço, tempo e relacionamento a partir das concepções da Antroposofia. Despertar no adulto sua capacidade de transformar condições para obter um ambiente acolhedor à criança, auto-desenvolvendo-se como condição essencial para a tarefa pedagógica.


A humanização por meio da construção lúdica de espaços. Experimentar contribuições da Pedagogia da Cooperação na facilitação de processos de (re) envolvimento e (re) composição de comunidades nas esferas familiar, escolar, organizacional, governamental e comunitária.


Compartilhar jogos e atividades cooperativas facilitadoras da convivência humana: solução de problemas, harmonização de conflitos e realização de objetivos em escalas local e mundial. Reconhecer possibilidades que promovem a cooperação na escola, na empresa e na comunidade.


Discutir o ensino por meio de práticas que exercitam a imaginação e a memória. Destaca-se, nesse contexto, a atividade de pesquisa como um comportamento estruturado nas pessoas que se dedicam à produção do conhecimento formal e as metodologias como produto da evolução da espécie humana.


Módulo essencial e atual sobre a influência dos estudos das Neurociências no âmbito educacional e nos diversos contextos e culturas. Ampliar conhecimentos sobre as atividades lúdicas na infância, juventude e maturidade.


1. Pedagogia do esporte: vivenciando o lúdico e valores humanos na aprendizagem esportiva
Contribuir com uma nova perspectiva de trabalhar o lúdico nos diferentes contextos, utilizando a pedagogia do esporte como ferramenta educacional. Desenvolver a criatividade dos alunos para que a usem no seu cotidiano profissional.



2. Jogos ao ar livre
Proporcionar aos participantes uma visão atualizada das principais metodologias de jogos ao ar livre, sua história e evolução. Vivenciar uma aventura de RPG-Live.



3. Expressão corporal lúdica
Refletir sobre o movimento, como fonte de qualidade de vida, proporcionando melhora tanto física como psíquica. Propõe danças étnicas e o porquê da sua escolha; sua expressão nas diversas culturas; a função da dança de roda, enfatizando sua contribuição na organização corporal e função sócio-afetiva.



4. Corpo, gesto e movimento
Refletir sobre a organização motora infantil, a motricidade transformada em gesto expressivo e sua participação na formação da personalidade da criança.


1. Método Sistemático de Organização Musical
Propiciar o conhecimento do universo sonoro e suas aplicações nas relações intra e interpessoais e nas relações do indivíduo com o ambiente.



2. Jogos teatrais e musicais
Estabelecer um diálogo entre as linguagens teatrais e musicais. Trabalhar os elementos comuns na estrutura da música e do teatro.



3. Expressão lúdica através das Artes plásticas
Sensibilizar os participantes para o próprio processo criativo e para uma aproximação estética artística. Ampliar a percepção lúdica e despertar interesse e gosto pela apreciação, prática e fruição da arte e aproximar essas ações à prática com os alunos.


Propiciar aos participantes uma visão geral do curso e um olhar profundo e cuidadoso sobre o lúdico, considerando-o não só como uma “ferramenta” pedagógica, mas como uma metodologia de ação e reflexão.


Refletir sobre as práticas educacionais que visem à construção de uma sociedade fundamentada em valores relativos à paz e em princípios de convivência, de valorização da diversidade e de aprendizado permanente. Apresentar os Sete Saberes necessários à Educação do futuro, os Quatro pilares para a Educação do Século XXI e a Potência Formativa.


Apresentar o lúdico como processo gerador de mudanças em direção à excelência nas organizações, por meio da identificação e do desenvolvimento dos talentos.


1. Criação, implantação e gestão de projetos pedagógicos
Compartilhar conhecimentos e experiências na elaboração coletiva, implantação, acompanhamento e avaliação de projetos pedagógicos.


2. Avaliação
Criar condições para que o educador possa conduzir processos avaliativos que favoreçam a aprendizagem.


1. Criação de jogos para Treinamento e Desenvolvimento
Desenvolver a competência para criar e adaptar jogos de vários tipos para T&D.



2. O papel do profissional em Educação Lúdica e perspectivas na área
Apresentar estudos, pesquisas e tendências atuais, possibilidades de atuação profissional e instituições que desenvolvem experiências na área, no Brasil e no mundo. Analisar os diversos papéis do ser humano dentro dos grupos, trabalhar a partir dos próprios potenciais, refletir a respeito das diversas habilidades necessárias no trabalho com grupos. Trazer reflexões e consciência a respeito da importância do investimento no auto-desenvolvimento lúdico dos educadores/facilitadores assim como instrumentalizar os alunos com referências para consulta e conhecimento de ações práticas na área.


a) Pedagogia Profunda
A Pedagogia Profunda considera um projeto educacional que abrange o ser humano na sua totalidade: corpo, mente, capacidade criadora, sonhos, alma. Propicia uma reflexão sobre a atuação do profissional junto à criança, com embasamento no pensamento junguiano, no meio escolar ou em outros ambientes educacionais ou terapêuticos, assim como um aprimoramento dessa ação por meio da transformação e do fortalecimento do educador e da aquisição de novas ferramentas pedagógicas.


b) Redes lúdicas de comunicação e diálogo
Explorar os antigos rituais de roda e da fala do coração mesclado com a aplicação de conceitos redescobertos pela nova ciência onde o observador modifica o objeto observado e onde a sincronicidade fertiliza nossa mente para outra visão do que aconteceu, acontece, acontecerá...


Apresentar o conhecimento sistematizado historicamente sobre os processos de ensinar e aprender. Enfocar as necessidades educacionais atuais e propor alternativas para uma prática pedagógica dinâmica, significativa, humanizada e transformadora.

Requisitos

Formação superior e aprovação no processo seletivo.

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