Especialização em Engenharia de Produção Enxuta (Jaraguá do Sul, Santa Catarina)

Centro Universitário - Católica de Santa Catarina

Localização:Jaraguá do Sul - Santa Catarina

Duração:360 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Proposta

O curso de Engenharia de Produção Enxuta (Lean Manufacturing) está no seu sétimo ano, 18ª turma, e é referência em termos de pós-graduação nessa área. Com várias turmas in company para grupos maiores que 25 alunos.

Além de professores altamente qualificados, profissionais experientes de diversas empresas que adotam o Sistema de Produção Enxuta também participam do curso, proporcionando, dessa forma, um balanceamento adequado entre teoria e vivência prática. Casos de empresas como Embraer, Bosch, Volvo, Fiat, Renault, CNH, BMW, Kraft, Embraco, GVT, Volkswagen, Portobello, entre outros são utilizados como referência em termos de inspiração para condução do curso e aprendizagem dos alunos.

O objetivo dessa especialização é desenvolver e capacitar alunos de maneira assertiva e envolvente em termos de conhecimento técnico, habilidades gerenciais e, sobretudo, disseminar o DNA do Sistema de Produção Enxuta de forma consistente e abrangente no meio empresarial.

Nesse contexto, o curso está baseado fortemente em dois pilares. O primeiro refere-se à aprendizagem das ferramentas e técnicas avançadas, como; Mapeamento de Fluxo de Valor, Jidoka e Poka-Yoke, Planejamento Hoshin Kanri, Nemawashi, Heijunka e Kanban, Kaizen, Milk Run e Cross Docking, Fluxo e Produção Puxada, Painel Andon, SMED e TPM, Toyota Kata entre outras. O conjunto dessas ferramentas agindo de forma inter-relacionada e encadeada permite uma sólida padronização e estabilização dos processos e serviços corporativos, viabilizando, nesse sentido, a almejada melhoria incremental contínua _Ciclo PDCA.

Contudo, para assegurar a sustentabilidade do negócio no longo prazo é preciso desenvolver habilidades gerenciais compatíveis com o modelo. Assim sendo, o segundo pilar do curso refere-se às regras e princípios, pressupostos e crenças, estratégias e cultura de longo prazo, elementos de certa forma abstratos, todavia, fundamentais, e que agem como nutrientes indispensáveis para o crescimento, amadurecimento e consolidação do sistema.

Logo, compreender e disseminar a filosofia, desenvolver a cultura, talentos e lideranças, estruturar planos de implementação e controle do SPE, aplicar as técnicas, inovar continuamente, adaptar o sistema à realidade de cada empresa e garantir a sustentabilidade e a lucratividade são aspectos estudados e trabalhados detalhadamente ao longo do curso.

Durante esse período são realizadas atividades alinhadas com o próprio cenário de atuação do aluno, isto é, exercícios aplicados que promovem sinergia entre as tarefas dos módulos e as obrigações do dia a dia do profissional, ou seja, filosofia aprendendo fazendo. Também são realizadas visitas técnicas em empresas que utilizam o sistema para verificar \in loco\ sua aplicação. Casos empresarias são fortemente patrocinados para ter uma visão clara e profunda em termos de melhores práticas de gestão Lean.

Por fim, a completa integração entre metodologia científica e comportamento humano e a permanente realização de benchmarking constituem o eixo de desenvolvimento do curso.
Público

Engenheiros, administradores, tecnólogos ou gestores de empresas do setor industrial ou de serviços que buscam alavancar a carreira profissional com base no sistema de gestão de maior lucratividade no planeta, o Sistema Toyota de Produção. Profissionais atuantes no mercado de trabalho que buscam novos conhecimentos técnicos independente da sua experiência profissional.

Plano de estudos

Disciplinas
01. Fundamentos do Lean Thinking & Mapa de Fluxo de Valor VSM
02. Gestor Lean - Cultura & Liderança
03. Planejamento Hoshin Kanri - Desdobramento Estratégico e Indicadores
04. Engenharia de Processos - Técnicas & Ferramentas Lean
05. Gestão e Organização por Processos (BPM)
06. Logística Lean & Beer Game (Bullwhip Effect)
07. Melhoria Incremental Contínua - Ciclo PDCA, Kaizen & Kaikaku
08. Gestão da Manutenção - TPM
09. Lean Six Sigma Focado à Qualidade Assegurada
10. Lean Design - Qualidade & Padronização
11. Qualidade e Produtividade - Normalização e Auditorias
12. Lean Service - Office & People
13. Gestão Legal - Trabalhista & Empresarial
14. Engenharia Econômica de Custos
15. Metodologia Científica
16. Gestão da Inovação - Criatividade & Tecnologias
17. Gestão de Projetos - Lean Project
18. Manufatura Classe Mundial - Modelo WCM
Casos Empresarias - Benchmarking & Business Networking
Ética

Requisitos

Documentação exigida:
- Caso não tenha diploma, entregar a fotocópia autenticada da Declaração de Conclusão de Curso de Graduação
- Ficha de inscrição no curso
- Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação
- Fotocópia da Carteira de Identidade Civil