Especialização em Farmacologia Clínica (Brasília, Distrito Federal)

Centro Universitário UNIEURO

Localização:Brasília - Distrito Federal

Duração:380 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

No Brasil, em virtude de deficiências no sistema de saúde, a automedicação tem sido usada com frequência e na maioria das vezes sendo prejudicial à população, contribuindo para efeitos adversos, interações medicamentosas negaitvas bem como mascaramento de doenças pré-existentes. Em virtude disso, a participação dos profissionais da saúde faz-se necessária, devido a obrigação de zelar pela saúde da população.
Visando uma melhor participação dos profissionais de saúde nesse processso, evitando maiores danos à população no que se refere a problemas relacionados a medicamentos, foi criada a Política Nacional de Medicamentos em 1998, através da Portaria MS 3916/98, que tem como uma das prioridades a Assistência à Saúde. No entanto, em virtude de defasagens nas grades curriculares dos Cursos de Graduação e da dissociação entre teoria e prática torna-se essencial que os profissionais de saúde se especializem e fiquem aptos a prestar essa Assistência que a sociedade merece e que a lei exige, diminuindo assim os riscos de óbitos relacionados a medicamentos. O Centro Universitário Unieuro surge nesse contexto, contribuindo com o papel social dos profissionais de saúde através desse curso de especialização.


OBJETIVOS GERAIS:

O curso tem como objetivo aprimorar tecnicamente todos os profissionais de saúde, despertando-lhes a consciência quanto à sua função social na orientação do uso racional de medicamentos na prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias, de forma a garantir maior eficácia terapêutica com o mínimo de riscos ao usuário.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais de Saúde.

Plano de estudos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Metodologia e Didática do Ensino Superior
Psicologia em Saúde
Semiologia e Socorros em Urgências e Emergências
Atualização em Farmacovigilância
Problemas Relacionados a Medicamentos
Interações Medicamentosas
Farmacologia Clínica Pediátrica
Farmacologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias
Farmacoçlogia Clínica Dermatológica
Farmacologia do Sistema Endócrino - Atualização em Diabetes
Farmacologia do Sistema Endócrino - Atualização em Tireóide
Farmacologia do Sistema Respiratório
Farmacologia dos Antibióticos
Farmacologia do Sistema Cardiovascular
Farmacologia do Sistema Digestório
Farmacologia do Sistema Nervoso Central
Farmacologia Oncológica
Interpretação de Exames Laboratoriais
Farmacologia do Idoso
Atenção Farmacêutica
Monografia
Elaboração de monografia

Requisitos

Matrículas Lato Sensu – aluno regular:

- Preencher o cadastro de inscrição (on-line) e pagar boleto gerado pelo sistema, após o pagamento do boleto, comparecer à Secretaria Geral da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão tendo em mãos 01 foto 3x4, currículo, Fotocópias e original: Identidade, CPF, Comprovante de residência, Certificado ou diploma de graduação.
Matrículas Lato Sensu – aluno especial:

- Preencher o cadastro de inscrição (on-line) e pagar boleto gerado pelo sistema, após o pagamento do boleto, comparecer à Secretaria Geral da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão tendo em mãos 01 foto 3x4, currículo, Fotocópias e original: Identidade, CPF, Comprovante de residência, Declaração de vínculo acadêmico (emitido pela IES comprovando que o aluno esta cursando o ultimo ou penúltimo semestre do curso) e Histórico escolar atualizado.

Oferta Educativa semelhante