Especialização em Gestão e Docência na Educação Prisional (Macapá, Amapá)

Apoena Educação

Localização:Macapá - Amapá

Duração:360 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

A oferta da educação no sistema penitenciário brasileiro é uma realidade desde a segunda metade do século XIX, com a implantação das escolas de primeiras letras em algumas províncias do império, período em que os profissionais responsáveis por esse ensino, enquanto forma de tratamento penitenciário, desenvolveu-se pelo trabalho remunerado de capelães e professores de primeiras letras. No início do século XX, outro tipo de instituição de ensino assume esse tipo de prestação de serviço público, com a atuação das escolas correcionais, com oferta da instrução moral, religiosa, escolar e prática de atividade física, com atuação de professores e outros profissionais da época. Enquanto que, no século XXI, a promoção da educação formal em nível de ensino médio e fundamental à população carcerária no Brasil, é ministrada pelas escolas públicas que trabalham com a modalidade Educação de Jovens e Adultos, com atuação de professores, monitores presos e outros profissionais da educação.



Em decorrência das atuais diretrizes nacionais do Conselho Nacional de Educação e Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciária, é que justifica-se a execução desde curso de especialização latu sensu em Gestão Escolar e Prática Docente no contexto da Educação Penitenciária, visando atender as prerrogativas legais para a valorização dos profissionais da educação e servidores penitenciários envolvidos com a oferta da educação no sistema penitenciário brasileiro, considerando que a educação é um direito humano, direito social e obrigação dos estados para com os cidadãos brasileiros.



Público-alvo



O Curso de Especialização lato sensu em Prática Docente e Gestão Escolar com foco em Educação Penitenciária destina-se:

Gestores, professores, agentes penitenciários, educadores sociais penitenciários, policiais, militantes de direitos humanos, acadêmicos e profissionais interessados no referido curso de pós-graduação lato sensu. Os interessados deverão ter diplomação em nível superior em licenciatura ou bacharelado nas áreas de Pedagogia, Ciências Sociais, Direito, Administração, Letras, Educação Física, História, Matemática, Geografia, Biologia, Física e outras áreas afins.



Objetivos


Formar profissionais para atuação em gestão escolar, docente e técnica no campo da educação penitenciária e segurança pública a partir de subsídios epistemológicos, históricos e metodológicos pertinente aos debates e demandas das instituições de ensino que promovem a assistência educacional no sistema penitenciário amapaense.

Plano de estudos

Matriz Curricular


- Fundamentos da ciência penitenciária e educação penitenciária;

- Fundamentos de pedagogia social;

- Fundamentos de direitos humanos e direitos sociais;

- Fundamentos de empreendedorismo e responsabilidade social;

- Aspectos históricos do sistema penitenciário e educação penitenciária no Amapá;

- Legislações sobre a oferta da educação às pessoas presas;

- Prática docente no contexto da educação penitenciária;

- Metodologia de ensino para educação penitenciária;

- Recursos humanos, mediação de conflitos e segurança no ambiente prisional;

- Estatística aplicada à educação penitenciária;

- Projetos sociais, profissionalizantes e culturais;

- Captação de recursos para projetos e empreendimentos;

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