Especialização em Propagação de Plantas Arbóreas (Teixeira de Freitas, Bahia)

Universidade de Blumenau

Localização:Teixeira de Freitas - Bahia

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos Gerais
O Curso Propagação de Plantas Arbóreas tem como objetivo geral proporcionar aos profissionais de Engenharia Florestal, Agronomia, Ciências Biológicas e áreas afins uma formação integrada em produção de sementes florestais, planejamento de viveiros e propagação de espécies arbóreas. Para atingir este objetivo, as disciplinas serão ministradas sob a ótica da aplicação profissional, utilizando situações reais e estudos de caso.

Objetivos Específicos
- Estimular a criatividade, autonomia intelectual, pensamento crítico e a auto- aprendizagem para a sistematização e/ou construção do conhecimento sustentada na relação teoria/prática;
- Proporcionar o aperfeiçoamento e a continuidade da formação aos profissionais que atuam ou pretendem atuar na propagação de plantas arbóreas;
- Atender as demandas do mercado de trabalho da área de propagação de plantas arbóreas;
- Elaborar projetos e avaliar sistemas de produção de plantas arbóreas;
- Adquirir competências, habilidades e conhecimentos relativos a bases tecnológicas, previstas nos módulos do curso.

A propagação de plantas arbóreas é uma das atividades das ciências agrárias que está apresentando uma expansão muito rápida, decorrente da demanda de plantas para fins de produção florestal, restauração de ecossistemas, fruticultura e paisagismo.
A atividade de propagação de plantas, executada em escala comercial, está condicionada ao cumprimento de preceitos legais, especialmente quanto à identificação do material genético e à qualidade das sementes ou mudas produzidas. Além disso, o domínio e gerenciamento dos custos da atividade são fundamentais para o sucesso do empreendimento.
A demanda por plantas arbóreas e a conseqüente expansão do número de viveiros ocorre acompanhada de uma constante evolução tecnológica e aperfeiçoamento dos sistemas de produção. No entanto, a realidade tem mostrado que o nível tecnológico da atividade ainda é considerado baixo na maioria dos casos, o que pode ser decorrência da não atualização e aperfeiçoamento dos responsáveis técnicos.
Desta forma, o curso de especialização em Propagação de Plantas Arbóreas busca oferecer uma oportunidade de crescimento aos profissionais que atuam na propagação de plantas, através de seu aperfeiçoamento, e assim contribuir para o desenvolvimento do setor.

Plano de estudos

Módulo I
Custos e viabilidade de viveiros
Legislação da Produção de Sementes e Mudas
Patologia de Sementes Florestais
Planejamento de viveiros
Produção de Sementes Florestais
Proteção de cultivares na propagação arbórea
Módulo II
Propagação sexuada de espécies florestais
Propagação sexuada de espécies ornamentais e frutíferas
Seminários
Sistemas de macropropagação vegetativa
Substratos e fertilização em viveiros
Módulo III
Fitossanidade em Viveiros
Marcadores moleculares na propagação de árvores
Projeto Integrado de Propagação Arbórea
Sistemas de micropropagação vegetativa

Requisitos

O curso é destinado aos egressos de Engenharia Florestal, Agronomia, Ciências Biológicas ou áreas afins. A inscrição de candidatos com formação em outras áreas será objeto de análise pela coordenação do curso.
Documentação para Inscrição
- Ficha de inscrição
- curriculum-vitae
- fotocópia autenticada do diploma de graduação
- fotocópia da cédula de identidade
- fotocópia do CPF
- fotocópia do histórico escolar de graduação
- 1 foto 3x4 colorida

Oferta Educativa semelhante