Especialização em Psicologia Clínica Fenomenológico-existencial (Bauru, São Paulo)

Universidade do Sagrado Coração

Localização:Bauru - São Paulo

Duração:384 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos: trabalhar os conceitos básicos da Fenomenologia e do Pensamento Existencial e desenvolver recursos para atuar na prática clínica especializada na abordagem fenomenológico-existencial.

Público-alvo: psicólogos, psiquiatras e filósofos. Profissionais de outras áreas somente para os módulos: fenomenologia, metodologia fenomenológica qualitativa e seminários de orientação e produção de pesquisa.

Plano de estudos

CONTEÚDO
DISCIPLINA 1: FUNDAMENTOS DAS PSICOLOGIAS HUMANISTA E
FENOMENOLÓGICA
Conteúdo Programático:
I. HUMANISMO NA FILOSOFIA E PSICOLOGIA
1. Panorama das concepções humanistas em Filosofia até século XIX
1.1. Os primeiros humanistas: pré-socráticos e Sócrates.
1.2. Humanismo cristão
1.3. Humanismo na modernidade
1.4. Humanismo, ciência e religião
2. A situação do Humanismo no fim do século XIX e no século XX
2.1. Humanismo e historicismo de Dilthey
2.2. Husserl, humanismo e fenomenologia
2.3. Heidegger e o humanismo
II. FENOMENOLOGIA DE HUSSERL
2 mod. = 24 h/a
1. Bases do nascimento da fenomenologia de Husserl
1.1. Características da filosofia e ciência modernas
1.2. A situação das ciências no final do século XIX
1.3. A Fenomenologia antes de Edmund Husserl.
2. A fenomenologia de Husserl
2.1. A revolução do pensar trazida pela Fenomenologia de Husserl
2.2. Conceitos fundamentais da fenomenologia huserliana
2.2.1.“Ir-as-coisas-mesmas”;
2.2.2. Percepção (intuição) e intencionalidade
2.2.3. Redução fenomenológica e eidética (1ª redução: mundo-vida; 2ª redução: eu-outro; a
questão da variância e invariância; etc.)
2.2.4. A Fenomenologia e a questão da evidência
2.2.5. Comunicação (empatia, linguagem)
DISCIPLINA 2: PSIQUE, SUBJETIVIDADE, INTERESUBJETIVIDADE & PSICOLOGIA
1. Psique & subjetividade - evolução conceitual até século XVI
2. Passagem de ʻsubstância para sujeitoʼ
3. Conceito de sujeito na modernidade - René Descartes
4. Husserl: subjetividade e objetividade, mundo da vida e intersubjetividade
5. A questão da autoconsciência e consciência da ʻcoisaʼ
6. Questionamento crítico do conceito de autoconsciência
7. Reflexões criticas de Heidegger ao conceito de subjetividade
8. Subjetividade segundo Jean-Paul-Sartre consciência e subjetividade, “ser-em-si”, "ser-para-si” e o “ser-para-o-outro”
DISCIPLINA 3: PSICOLOGIA E FENOMENOLOGIA
I. DIFERENÇAS ENTRE HUMANISMO, FENOMENOLOGIA, FILOSOFIA EXISTENCIAL E
EXISTENCIALISMO.
II. A NOVA CIÊNCIA PSICOLOGIA E PSICOLOGIA HUMANISTA
1. Características da ciência e filosofia modernas e pós moderna
2. O distanciamento do homem ocorrido na filosofia e ciência modernas e início do
pensamento contemporâneo
3. Aparecimento da Psicologia como ciência
4. Psicologia científica & Psicologia Humanista - tendências e autores
5. Subjetividade/intersubjetividade e Psicologia
III. MÉTODO FENOMENOLÓGICO EM PSICOLOGIA
1. Metodologia de investigação e intervenção clínica na Psicologia
1.1. Métodos: explicação - compreensão - interpretação
1.2. Evidência fenomenológica husserliana – como “ir às coisas mesmas”
1.3. Redução e descrição fenomenológicas em Psicoterapia
DISCIPLINA 4: PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL & ANÁLISE DA
RELAÇÃO EXISTENCIAL
Conteúdo Programático:
I. FILOSOFIA EXISTENCIAL E FENOMENOLOGIA DE MARTIN HEIDEGGER
1. A ontologia de Heidegger e a cultura ocidental
2. Significado de desconstrução em Heidegger
3. Alguns aspectos fundamentais do pensamento heideggeriano: a questão do sentido
do ser; fenômeno e logos; fenomenologia como ontologia; ente e ser; o fenomenológico e o
fenomênico; o ôntico e o ontológico; analítica e análise; existenciais e existenciários,
facticidade do Dasein, desvelamento-ocultamento.
4. O que e como é o homem
4.1. Os existenciais: abertura; disposição de humor (pathos), poder-ser, compreensão de ser;
ser-no-mundo, historicidade/temporalidade, espacialidade; etc.
4.2. Mundanidade do “mundo”
4.3. Significado de: “cura”, “estar em jogo”, preocupação e ocupação, decadência; “quem”;
“ser para a morte”, “angústia”, “consciência“, “serenidade”;
4.4. Existenciais, facticidade (existenciários) e ARE: ser relação com”, formas cotidianas de
estar-no-mundo, possibilidades-ocasionalidade, ser-uns-com-os-outros, espacialização,
“corporalização e "historialização/temporalização.
5. A questão da hermenêutica em Heidegger
II. “ANÁLISE DA RELAÇÃO EXISTENCIAL” – TERAPIA DA FACTICIDADE
1. História de constituição da ARE
2. O que é ARE - Fundamentos e estrutura.
2.1. Significado da expressão “Relação Existencial”
2.2. Significado de: teoria, método, compreensão, interpretação e comunicação da análise
em ARE.
2.3. O conceito heideggeriano de “cura” & a terapia da Relação Existencial
2.4. Significado de “analisar” em ARE
III. PRÁTICA DA ARE - MÉTODO
1. Diferença entre descrição fenomenológica de experiências da consciência e análise da
cotidianidade do Dasein
2. Natureza do ofício do analista da “Relação Existencialʼ:
2.1. Envolvimento como método: “sentido intuitivo” e “visão pensante” – Exemplos práticos
2.2. Como “deixar surgir” o que se apresenta tal como se apresenta - Exemplos práticos
3. Relações entre os conceitos existenciais-hermenêuticos e atuação clínica
3.1. Atitudes fenomenológico-hermenêuticas & rigor, clareza e legitimidade das análises
3.2. Método hermenêutico na terapia da Relação Existencial
3.3. Especificidade da relação terapêutica em ARE
3.4. Etapas do processo de análise da Relação Existencial
4. Treinamento para atuar como analista da relação existencial
4.1. Situações clínicas: o primeiro encontro com o cliente, “contrato”, alta terapêutica, etc.
4.2. Como analisar as análises feitas e o processo do analisado
4.3. Importância do comunicar a análise e o andamento do processo ao cliente em ARE.
4. 4. Exemplos de sessões e de casos
5. Pesquisas a partir das análises das relações existenciais
IV. ANÁLISE DA RELAÇÃO EXISTENCIAL EM DIFERENTES FORMAS DE
ATENDIMENTO CLÍNICO: INFANTIL E DE CASAIS
DISCIPLINA 5: PSICOPATOLOGIA, FENOMENOLOGIA E EXISTÊNCIA
Conteúdo Programático:
I. CONCEPÇÃO FENOMENOLÓGICA EM PSICOPATOLOGIA
1. Psiquiatria clássica & Psiquiatria Antropológica
2. Fenomenologia, Psiquiatria e Psicopatologia
2.1. Transtornos da consciência intencional - descrição fenomenológicas
2.1.1. Delírios: como transtornos das significações
2.1.2. Alucinações como transtornos da apreensão da consciência
3. Transtornos da subjetividade e da inter-subjetividade
II – PATOLOGIA E EXISTÊNCIA
1. Porque adoecemos – fundamento existencial: existenciais, existenciários e
patologias existenciais X subjetividade, corpo e patologia
2. Personalidade e modos de existência
3. Corpo e Existência versus psicossomática
4. Patologias & formas transtornados de ser e se vincular, de existência
4.1. Afetividade, valores, vivências do corpo, espaciais, temporais em algumas formas
transtornadas de ser e se vincular, de existência
4.2. Angústia: questão fundamental da existência - angústia existencial e angústia cotidiana
4.3. Angústia e o quadrante: ansiedade-medo-fobia-pânico
4.4. Estadias-limite: discussão existencial do conceito boderlines
4.5. Estresse
4.6. Estadias “passionais - impulsivas”
4.7. Estadias “impalpáveis/fugidias”
DISCIPLINA 6: METODOLOGIA QUALITATIVA FENOMENOLÓGICA DE ELABORAÇÃO
DE TRABALHOS E PESQUISAS.
Conteúdo Programático:
I - FUNDAMENTOS E MODALIDADES DE PESQUISA QUALITATIVA
1. Fundamentos da pesquisa qualitativa
2. Duas modalidades de pesquisa qualitativa:
2.1.fenomenológica
2.2. Hermenêutica
3. Como formular projetos de trabalhos e pesquisas fenomenológico-qualitativos
3.1 Como aplicar as estruturas conceituais husserlianas na pesquisa
3.2. Da interrogação em trabalhos e pesquisas fenomenológico-qualitativos
3.3. O passo a passo na elaboração da pesquisa fenomenológico-qualitativa.
3.4. Como aplicar as estruturas conceituais hermenêuticas na pesquisa
3.5. O passo a passo na elaboração da pesquisa hermenêutico-qualitativa
DISCIPLINA 7: SEMINÁRIOS DE ORIENTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE TRABALHOS E
PESQUISAS.
Conteúdo Programático:
I. FORMULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA QUESTÃO EM ESTUDOS E PESQUISAS
QUALITATIVOS
1. Sobre o desenvolvimento da questão do trabalho ou pesquisa
1.1. Estruturas conceituais heideggerianas na pesquisa
1.2. Como coletar, selecionar e organizar conteúdos para dar andamento aos trabalhos e
pesquisa: o comando da questão
1.3. Como elaborar o projeto
2. Métodos para ampliação do rendimento e aproveitamento dos estudos, leitura,
entendimento e interpretação de textos
3. Técnicas de análise de textos para compreender a estrutura, nível de coesão e movimento
interno de textos,
4. Técnicas de redação e estruturação de textos: correção, estilo e elegância.
5. Apresentação e discussão dos trabalhos e pesquisa em andamento e análise de seu
passo a passo.
6. Normas técnicas na elaboração dos trabalhos

Requisitos

Seleção: entrevista, análise do cv e do histórico escolar (do curso universitário), carta de apresentação relatando as razões para cursar a especialização

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