Especialização em Psicopedagogia Clínica - Ciclo II: Abordagem Terapêutica (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

Centro Universitário Ritter dos Reis

Localização:Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Duração:360 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

A PSICOPEDAGOGIA é uma área de conhecimento criada em meio às demandas pedagógicas que buscam compreender os efeitos de não aprendizagem, visíveis, principalmente, no âmbitoescolar. Organiza-se pela distinção entre fracasso escolar, dificuldades processuais, comprometimentos orgânicos e funcionais e problemas de aprendizagem. Afirma sua singularidade como Psicopedagogia Clínica.
A dimensão clínica desse curso compreende os modos de:

posicionar-se eticamente;
escutar e de olhar as relações de aprendizagem em sua complexidade;
analisar e de intervir nas vicissitudes desses processos.

O Curso de Psicopedagogia, sofre em sua 6ª edição uma reformulação, posicionando-se pela qualidade da formação e visando compatibilizar as contradições existentes entre carga horária mínima (360h) e carga horária recomendada pela ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia), propondo o estabelecimento de CICLOS de FORMAÇÂO.
Os Ciclos de Formação em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA compreendem 2 (duas) etapas:

CICLO I - ABORDAGEM INSTITUCIONAL
CICLO II - ABORDAGEM TERAPÊUTICA

Cada um dos ciclos atende aos aspectos básicos da formação e mais a especificidade da abordagem, no que diz respeito às suas intervenções e contratos. Porém, o acesso ao segundo ciclo está condicionado à frequência anterior ou concomitante do primeiro ciclo ou seu equivalente, situação sempre condicionada ao estudo caso a caso.
Assim, este 2º CICLO, cuja ênfase é a ABORDAGEM TERAPÊUTICA, abrange estudos básicos em PSICOPEDAGOGIA e aspectos específicos concernentes aos enquadres na abordagem terapêutica.

OBJETIVOS
Ao designar-se PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA - ABORDAGEM TERAPÊUTICA esse curso afirma sua direcionalidade para uma práxis, através da qual emergem as interrogações conceituais e abrem-se os espaços de acompanhamento às intervenções. Desse modo, o objetivo desta especialização é oferecer FORMAÇÃO BÁSICA, teórica-prática para profissionais com Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia para a compreensão e a intervenção em processos e problemas de aprendizagem, considerando suas variadas significações, bem como o necessário enquadre à abordagem terapêutica. Espera-se de seu egresso o comprometimento e a implicação em favor da promoção da aprendizagem, articulando-se aos movimentos que reconhecem a função social da educação, ao mesmo tempo em que investe na inclusão através do resgate de autorias.

PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se aos graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia que buscam a formação básica para a compreensão e a intervenção em processos e problemas de aprendizagem, considerando suas variadas significações, bem como os necessários enquadres à abordagem terapêutica. Além desses, profissionais egressos de outras áreas terão sua situação examinada caso a caso.

Plano de estudos

COMPOSIÇÃO CURRICULAR
Instâncias de Aprendizagem em Psicopedagogia

Gênese dos Processos Objetivantes em PSP:
Construtivismo e Interacionismo
Autopoiésis e Invenção
Gênese dos Processos Subjetivantes em PSP:
Psicanálise e Clínica Psicanalítica
Saúde e Clínica Ampliada
Instrumentos da Organicidade: comprometimentos orgânicos e funcionais
Corporeidade e Corpo em PSP: expressões e movimentos
SEMINÁRIO INTEGRADOR: instâncias, processos e modalidades de aprendizagem

Olhar e Escuta

Procedimentos e Intervenções nos Processos Objetivantes:
Conhecimentos Específicos: Língua Escrita e Matemática
Método Clínico e a Operacionalidade do Pensamento
Procedimentos e Intervenções nos Processos Subjetivantes:
Transferência, Setting, Dispositivos, Instrumentos
Processo Diagnóstico em Psicopedagogia
Abordagem Terapêutica e a Intervenção Psicopedagógica
Metodologia de Pesquisa em Psicopedagogia
SEMINÁRIO INTEGRADOR: problemas de aprendizagem

Clínica em Psicopedagogia – abordagem terapêutica

Prática Supervisionada em Psicopedagogia
SEMINÁRIO INTEGRADOR: formação profissional
SEMINÁRIO OPTATIVO:
Seminário I: Winnicott
Seminário II: A Função da Ignorância
Seminário III: Tratamento e Estudo de Caso em PSP
Oficina de Escrita
Qualificação de Projetos
Ações Locais (práticas)

Requisitos

SELEÇÃO
Análise curricular, participação em uma entrevista coletiva e entrevista individual quando indicada.

DOCUMENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA

Diploma de curso superior (fotocópia autenticada)
Histórico do curso superior (fotocópia autenticada)
Cédula de identidade (fotocópia)
Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
CPF (fotocópia)
Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia)
Título eleitoral (fotocópia)
Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia)
1 Foto 3x4

Oferta Educativa semelhante