Especialização em Tecnologia Ambiental em Recursos Hídricos (Passo Fundo, Rio Grande do Sul)

Universidade de Passo Fundo

Localização:Passo Fundo - Rio Grande do Sul

Duração:405 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

O curso na UPF
A questão ambiental tem se inserido crescentemente entre as prioridades da gestão pública desde a década de 70, sendo que a partir da resolução 01/86 do Conama, a interferência da necessidade de preservar e conservar o ambiente natural se tornou obrigatória. Os gestores de todas as áreas, e em particular da área de recursos hídricos, começaram a buscar subsídios para resolver os desafios e a conviver com uma realidade sem ter os mecanismos técnicos e filosóficos para enfrentar os novos paradigmas.

Nesse contexto, a Faculdade de Engenharia e Arquitetura da UPF tem realizado esforços para responder às novas necessidades do mercado de trabalho e das demandas da sociedade. A partir do amadurecimento de uma proposta de profundo alcance didático-pedagógico, integradora de diversas áreas da UPF, está sendo oferecido o curso de especialização para capacitação de recursos humanos para atuar na gestão pública e privada da área ambiental com ênfase em recursos hídricos. O oferecimento do curso tem relevante importância técnica e científica, atendendo às necessidades de mercado e preparando os acadêmicos como multiplicadores em suas comunidades com ampla repercussão na região. O curso será desenvolvido de forma presencial ao longo de 18 meses, com 15 disciplinas.

Objetivo da especialização
Dotar os profissionais de conhecimentos em educação ambiental e legislação, tornando-os capazes de incluir estas atividades em planos ambientais. Qualificar os profissionais em técnicas de uso corrente em tecnologias ambientais, como geoprocessamento, sistema de informação geográfica em planejamento ambiental, trazendo conhecimentos das técnicas de tratamento de efluentes líquidos, saneamento e planejamento utilizando os sistemas de abastecimento e redes de drenagem, qualificando recursos humanos para efetuar recuperação de ecossistemas e gestão dos recursos hídricos, utilizando a tecnologia ambiental.

Público-alvo
Profissionais de nível superior, das áreas das engenharias civil, química, florestal, mecânica, elétrica, ambiental, metalúrgica e de minas, agronomia, arquitetura, geologia, geografia, biologia e química que atuam em áreas multidisciplinares vinculadas a questões ambientais, em estudos de viabilidade ambiental de projetos governamentais ou privados nas áreas de recursos hídricos, planejamento urbano e regional, recuperação de áreas degradadas, tratamento de águas naturais e efluentes urbanos, georreferenciamento e sistema de informação geográfica, modelagem, gestão de bacias hidrográficas e legislação e licenciamento ambiental.

Plano de estudos

Disciplinas

Tratamento de Efluentes Líquidos
Metodologia da Pesquisa
Recuperação de Áreas Degradadas
Educação Ambiental
Técnicas de Geoprocessamento Aplicada a Análise Ambiental
Impacto Ambiental
Monografia
Legislação e Licenciamento Ambiental
Técnicas de Planejamento Ambiental
Modelagem Ambiental Aplicada a Gestão de Recursos Hídricos
Sistema de Informação Geográfica Aplicada ao Planejamento Ambiental
Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos
Hidrologia
Sistemas de Abastecimento e Águas Residuárias
Hidrogeologia

Requisitos

Para efetivar a inscrição, o candidato deve enviar pelo correio ou entregar a documentação na Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I da UPF, contendo:
- cópia da Carteira de Identidade, do CPF, do diploma de graduação (frente e verso), e da certidão de nascimento ou de casamento;
- cópia do comprovante de pagamento da inscrição;
- curriculum vitae atualizado, com foto.

Oferta Educativa semelhante