Especialização em Tecnologias e Novos Saberes: Perspectivas para a Docência (Torres, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Localização:Torres - Rio Grande do Sul

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação
O Curso de Pós-Graduação Tecnologias e Novos Saberes: perspectivas para docência visa a qualificação de profissionais de nível superior para atuar em espaços educativos em resposta às demandas de seus envolvidos no que diz respeito às questões específicas pertinentes aos processos educativos e de aprendizagem formal.
Objetivo Geral
Aprender a ensinar com as novas tecnologias digitais em busca do desenvolvimento de estratégias pedagógicas, metodologias criativas e atitudes críticas, que possibilitem a aprendizagem do aluno, utilizando-as como meio de comunicação auxiliar e como instrumento a serviço do educador, contribuindo para a evolução do sistema de ensino, pela ação direta em sala de aula e nos espaços educativos cuja atuação do professor é imprescindível, em caráter de preparação profissional na área docente, focalizando o ensino, a aprendizagem, o currículo, a escola e o sistema escolar.
Objetivos Específicos
• Possibilitar o uso dos recursos das tecnologias digitais aos profissionais das diversas áreas que queiram integrar o uso do computador em suas atividades docentes, tornando-o um recurso didático eficaz em sua profissão.
• Utilizar recursos computacionais como veículo para o desenvolvimento de metodologias criativas, dentro de uma visão crítica tornando o computador um instrumento a serviço do educador.
• Adquirir habilidades necessárias ao uso do computador como uma ferramenta nas atividades docentes e de pesquisa, através da integração do computador.
Público-Alvo
Portadores de diploma de Licenciatura Plena e professores de ensino superior. O aluno egresso deverá possuir as competências e habilidades designadas no curso que compreendem: • competências incluem o conhecimento dos recursos oferecidos pelas tecnologias digitais a fim de poder estabelecer a relação tecnologia digital-Educação e conseguir discernir quando e como esses recursos podem ser usados como suporte ao processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos, inclusive os especiais. • habilidade de utilizar o computador como recurso didático nas suas atividades em sala de aula de forma consciente para melhorar o processo de ensino e aprendizagem estimulando diversos aspectos da atividade humana: como pensamento crítico, cidadania, capacidade de resolução de problemas, compreensão do meio, criatividade e percepção incluindo alunos com necessidades especiais.

Plano de estudos

Matriz Curricular

Ambientes de Aprendizagem Virtual
Aplicações Pedagógicas de Disciplinas Digitais
Construção do Conhecimento Científico
Desenvolvimento de Material Didático Digital
História da Educação
Relações Dialógicas entre Educação e Tecnologia
Seminários em Informática na Educação
Sociedade em Rede, Cibercultura e Educação
Tecnologia Inclusiva
Tecnologias Digitais e seu uso na Educação
Tecnologias e Relações Humanas
Tecnologias na Educação Infantil e Séries Iniciais
Teorias da Aprendizagem
Trabalho de Conclusão de Curso

Oferta Educativa semelhante