Especialização em Voz (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

CEFAC - Saúde e Educação

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:500 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos

Na área de saúde, especificamente dentro da Fonoaudiologia, a voz representa o veículo primordial para uma comunicação efetiva. Possuir uma boa qualidade vocal é pré-requisito para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os indivíduos.
O curso de especialização em voz capacita o aluno em termos teóricos e práticos para atuar na prevenção, na reabilitação e no aprimoramento vocal. Através de programas preventivos de saúde e higiene vocal, obtemos resultados muito positivos no sentido de minimizar a ocorrência de alterações vocais (disfonias). O atendimento clínico vocal a crianças, adultos e idosos possibilita uma melhor qualidade de vida no que diz respeito à saúde em geral e ao relacionamento social e cultural.



Programas vocais, individuais e em grupo, direcionados a indivíduos que necessitam de uma boa qualidade vocal para seu exercício profissional, entre eles radialistas, locutores e cantores, maximizam o uso da voz com o mínimo de esforço resultando na melhoria da saúde vocal e da auto-estima. Neste contexto, conseguimos abranger, por exemplo, o atendimento individual e em grupo a docentes do ensino básico e fundamental, cujo índice de ocorrência de disfonia chega a uma média de 25%. O resultando da atuação do fonoaudiólogo junto a docentes é a redução de licenças médicas por alterações vocais e um ensino mais efetivo através de um maior aproveitamento dos conteúdos por parte dos discentes.

Ainda na área de voz, a fonooncologia atua em todos os aspectos e possibilidades de reabilitação do indivíduo que tenha sido acometido por câncer de cabeça e pescoço, assim como promove a inserção do fonoaudiólogo em equipes hospitalares multiprofissionais.



Objetivos:

Geral - Preparar o fonoaudiólogo, em termos teórico-práticos, para realizar avaliação, diagnóstico, terapia e condutas interventivas e preventivas na área de voz, assim como torná-lo apto a integrar equipes multiprofissionais.



Específicos - Atuar clinicamente de forma individual e em grupo, com indivíduos que apresentem alterações vocais de origem funcional, organofuncional e orgânica.

Desenvolver competências para o trabalho com o aprimoramento da voz profissional falada e cantada.

Prevenir, avaliar e atuar na área de fonooncologia

Trabalhar em equipes multidisciplinares.


Público-Alvo:

Profissionais fonoaudiólogos, graduados, que estejam buscando uma formação capaz de aprimorar habilidades clínicas e preparar para desenvolver pesquisas científicas em voz. No final do curso, o profissional estará apto para diagnosticar e tratar os distúrbios da voz utilizando o que há de mais atual em termos de meios e conhecimentos científicos, aumentando a chance de sucesso nos tratamentos realizados.

Plano de estudos

Programa

Avaliação Otorrinolaringológica Vocal
Desenvolvimento Ontogenético da Voz e Muda Vocal
Disfonia de Origem Organofuncional e Refluxo Gastresofágico
Disfonia Infantil
Disfonias congênitas
Disfonias de origem Funcional e AEM
Disfonias por câncer de cabeça e pescoço
Distúrbios Vocais Associados ao Sistema Nervos
Ética/Biossegurança
Gestão de carreira e liderança
Metodologia da pesquisa e do ensino superior
Prática em acústica
Processamento auditivo e voz
Rádio, TV e expressividade Vocal
Supervisão e Discussão de casos clínicos
Técnicas de reabilitação vocal
Telemarketing, call center e processos de admissão profissional em voz
Voz falada - alterações e aperfeiçoamento
Voz cantada - alterações e aperfeiçoamento
Voz e disfagia

Oferta Educativa semelhante