Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio

Características

MISSÃO Educar o ser humano criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento do ser e da sociedade, por meio de ensino, pesquisa e extensão, e de atividades culturais, esportivas, sociais e espirituais, em ambiente de fé cristã reformada. VISÃO Ser reconhecida pela sociedade como instituição confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas e humanas; caracterizando-se pela busca contínua da excelência em ensino, pesquisa e extensão; primando pela formação integral do ser humano, em ambiente de fé cristã reformada. VALORES E PRINCÍPIOS • Na conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e espírito mackenzista; • No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade; • No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário; • No processo de decisão: busca do consenso, de justiça, de verdade, de igualdade de oportunidades para todos; • No relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada; • No relacionamento com outras instituições: responsabilidade, independência e transparência; • Na sociedade: participação e prestação de serviços à comunidade; • E em todas as circunstâncias, agir com amor, que é o vínculo da perfeição. FINALIDADES A FMJ - Mackenzie Rio é uma instituição de ensino superior pluridisciplinar, particular, que tem por finalidade formar valores humanos de alto nível, capazes de perceber e interpretar os paradigmas atuais, vislumbrar novas possibilidades e propor a criação de caminhos alternativos, em face das demandas da contemporaneidade. O Projeto Institucional da FMJ - Mackenzie Rio tem como objetivo expandir-se e inovar para além das propostas convencionais pertinentes às instituições de ensino superior hoje vigentes. A expansão e a inovação pretendidas, baseadas em um ensino de alto padrão, têm, como diretriz, um entendimento da realidade, o que pressupõe a consciência da coletividade e, por conseguinte, um saber ativo, não apenas de conhecimento, mas também de crítica e de construção da sociedade. Essas características permitem que o projeto institucional incorpore um caráter experimental, produzindo conhecimento novo sobre as condições sociais, o que significa ter como método a integração ensino/pesquisa e a interdisciplinaridade, e, como princípio, a interação com a sociedade. HISTÓRIA Em 20 de setembro de 1916, era inaugurado o INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, com sede provisória na Associação dos Empregados no Comércio, na Rua Gonçalves Dias, 42, 2º andar, a fim de, congregando guarda-livros e contabilistas, elevar-lhes o nível cultural e aprimorar-lhes o exercício profissional. Sendo imprescindível, já na década de 20, o preparo profissional acadêmico para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos, o IBC, visando a acabar com o empirismo na habilitação para a atividade contábil, fundou, em 1926, a Escola Técnico-Comercial. Em 1932, passou a funcionar no sobrado do prédio da Rua da Carioca, 52, com os cursos Propedêutico, Técnico de Guarda-Livros e Perito Contador. O Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro, criado em 16 de outubro de 1934, passou a ser a entidade mantenedora da Escola Técnico-Comercial. João Ferreira de Moraes Júnior, um dos fundadores do IBC, almejava a articulação seqüencial do curso técnico de contabilidade de nível médio com o curso de grau superior, porém não teve êxito. A criação da Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais prevista no Estatuto do Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro continuava no papel até 25 de abril 1964, quando, precisamente no Dia do Contabilista, o Professor Píndaro José Alves Machado Sobrinho, imbuído do mesmo ideal e tenacidade de Moraes Júnior, realizou o sonho dos contabilistas, inaugurando e instalando a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas do IBC, tendo passado depois, em lugar de IBC, a ostentar o nome do líder dos contabilistas - Moraes Júnior, em homenagem aos feitos em prol dos contabilistas decorrentes das suas campanhas, entre eles o reconhecimento e a regulamentação da profissão, a regulamentação do ensino médio e superior de Contabilidade, a normalização da fiscalização do exercício profissional, o projeto da criação do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (Lei nº 9.295 de 27/4/1946). A Faculdade Moraes Júnior iniciou as suas atividades acadêmicas e didático–pedagógicas no dia 25 de abril de 1964, com o curso de graduação em Ciências Contábeis, autorizado pelo Decreto do Executivo Federal nº 55.909 de 12 de abril de 1965. O funcionamento do curso de graduação em Administração começou em 1968, tendo o parecer de nº 07/1968, de 30/01/1968, sido aprovado pelo Conselho Federal de Educação e divulgado pela Revista Documenta nº 80, pagina 42, em decorrência da regulamentação da profissão de Técnico em Administração pela Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965. Em função do pleno e regular funcionamento dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e em Administração, comprovado pelos termos de visita de avaliação in loco dos técnicos em assuntos educacionais da Delegacia Regional do Ministério da Educação e Cultura – MEC do Rio de Janeiro, a Faculdade Moraes Junior foi credenciada a funcionar oficialmente pelo Decreto Executivo Federal nº 66.406, de 02 de abril de 1970 (DOU de 03 de abril de 1970, seção 1, pagina 01). Alguns pontos merecem destaque na implantação dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e em Administração. 1. Desde 1964, funcionamento ininterrupto da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior, atualmente Faculdade Moraes Junior. 1. Autorização do Conselho Federal de Educação, em 1964, para funcionamento do curso de Ciências Contábeis. 2. Autorização do Conselho Federal de Educação, em 1968, para o funcionamento do curso de Administração, sendo a Faculdade a primeira instituição privada de ensino superior a implantar esse curso logo após a sua regulamentação e fixação da respectiva grade curricular pelo Conselho Federal de Educação. 3. Convênios do Instituto Brasileiro de Contabilidade - IBC com o Centro de Integração Empresa – Escola – CIEE e com grande numero de conceituadas organizações privadas e públicas, para realização de estágio supervisionado (o campo de estágio atualmente tem sido aberto, igualmente, aos quatro cursos oferecidos pela FACULDADE MORAES JÚNIOR). Em 22 de dezembro de 1992, decretos baixados pelo Presidente da República e referendado pelo Ministro da Educação e do Desporto, com parecer favorável do então Conselho Federal da Educação, em 2 de dezembro de 1992, à proposição formulada pelo Presidente do IBC, autorizam a FACULDADE MORAES JÚNIOR a funcionar também com os cursos de graduação em Direito e em Ciências Econômicas. Em 18 de setembro de 1996, foi inaugurado o Núcleo de Pratica Jurídica da FACULDADE MORAES JÚNIOR, que proporciona aos seus estudantes do curso de Direito a oportunidade de estágio e oferece gratuitamente à comunidade carente os serviços de advocacia. Investimentos foram realizados, a partir de 1999, na infra-estrutura e no corpo docente da FACULDADE MORAES JÚNIOR, bem como na instalação do XXIII posto de Atendimento do Juizado Especial, para a melhoria das condições de oferta dos seus cursos de graduação. O Regimento vigente da FACULDADE MORAES JÚNIOR, devidamente ajustado à LDB, foi aprovado pela Portaria no 1.133, de 08 de abril de 2005. As 1250 vagas nos quatro cursos de graduação oferecidas anualmente à comunidade estudantil do Rio de Janeiro (750 para o Curso de Ciências Contábeis, 300 para o Curso de Administração, 120 para o Curso de Direito e 80 para o Curso de Ciências Econômicas) comprovam os excelentes serviços prestados à Educação Nacional com formação de elites profissionais habilitados para os altos postos nos setores públicos ou privados. Em agosto de 2005 o Instituto Presbiteriano Mackenzie associou-se ao Instituto Brasileiro de Contabilidade. Assim, o IBC passou a ter como associado uma das instituições mais renomadas do país, que mantém a Universidade Presbiteriana Mackenzie, sediada em São Paulo, respeitada pela excelência e tradição no oferecimento de cursos superiores. O objetivo da associação foi de agregar, para as duas instituições, valores educacionais e culturais. É importante destacar que a associação do Instituto Presbiteriano Mackenzie ao Instituto Brasileiro de Contabilidade não retirou a autonomia de ensino da Faculdade Moraes Junior, assegurada no seu regimento interno e nas decisões de seus órgãos colegiados, mantendo, assim, a última, a diplomação e a certificação de seus cursos. A partir de 2008, substituiu-se a mantenedora original, o Instituto Brasileiro de Contabilidade (que recebera a mantença após a criação da Faculdade, pelo Sindicato dos Contabilistas, em 1964), pelo igualmente tradicional Instituto Presbiteriano Mackenzie, preservando-se a estrutura administrativa e com investimentos na recuperação da estrutura física. A mudança da mantença trouxe vários benefícios, como, entre outros, melhorias na infraestrutura e na qualificação do corpo docente, com implantação de Núcleos Docentes Estruturantes em todos os cursos, maior número de professores em tempos parcial e integral e abertura de novos grupos de pesquisas, como o Núcleo de Estudos de Diversidade, do curso de Direito, o Núcleo de Estudos Internacionais, do curso de Ciências Econômicas e o Núcleo de Prática Contábil, do curso de Ciências Contábeis.

Categorias

Sedes

Ofertas educativas