Características

Em 10 anos de atuação, a Faculdade Social, credenciada pela portaria n° 458 de 15 de março de 2001, se dedicou à formação de profissionais com competência técnica e humanística em diferentes áreas do conhecimento. Com uma equipe docente formada por 70% de mestres e doutores, a instituição oferece modernos laboratórios, biblioteca, teatro, articulação entre teoria e prática, filosofia de ensino com pesquisa e extensão, fácil acesso e ótima localização. Os cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Social têm o compromisso de oferecer possibilidade de ascensão profissional e social aos acadêmicos, sempre com o foco no desenvolvimento da sociedade, através de seus projetos de interação social e melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Faculdade Social oferece cursos direcionados às diversas áreas de atuação com objetivo de formar profissionais comprometidos politicamente com a conjuntura brasileira, capazes de atuar com competência nos diversos âmbitos da sociedade, aptos a organizar, planejar, administrar, buscar informações e utilizar conhecimento científico e emocional como alternativas para se construir e consolidar uma sociedade mais democrática e justa. Nossa Missão Contribuir para a formação humana e cidadã através da busca de excelência em práticas educacionais com cordialidade e equidade para a transformação social. Nossa Visão Ser referência na formação humana cidadã. A educação oferecida na Faculdade Social visa à formação dos alunos para a cidadania a fim de que saibam respeitar e participar das decisões da sociedade, contribua para melhorar a sua vida e a de outras pessoas, os torne sensíveis para com as que mais necessitam e contribua para que tenham acesso aos seus direitos. A cidadania supõem, desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar a todas as pessoas, não destruir bens públicos ou particulares, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia e saber lidar com os grandes problemas que enfrentamos em nosso país. Nosso propósito/Negócio A Transformação Social. A formação da Faculdade Social deve contribuir para que os alunos se tornem protagonistas de transformação social. Valores e Princípos Identidade Cristã Católica Somos uma instituição de denominação cristã católica e assumimos nossa identidade sem proselitismos, sem fundamentalismos. Católica significa abertura à universalidade, portanto, somos abertas a todas as denominações religiosas no respeito e na cordialidade. Como instituição católica oferecemos assistência religiosa católica e catequese. Formação Humana Cristã A formação que oferecemos aos alunos da Faculdade Social, humana e humanizante, é pautada nos ensinamentos de Jesus Cristo “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amo” (Jo 15,12) e nos valores do Evangelho: sensibilidade ética, justiça, solidariedade, verdade, honestidade, transparência, no cuidado com as pessoas, na compreensão das necessidades e fragilidades humanas. Espiritualidade Espiritualidade significa a relação com o transcendente. É o caminho espiritual, o cultivo de valores do espírito. Como católicas temos um jeito próprio de marcar a relação com o transcendente. Nossa espiritualidade é pautada na relação com Cristo e nos seus ensinamentos, é trinitária, ou seja, baseada na fé de que Deus é uno e trino: Pai, Filho Jesus e Espírito Santo. Para nós, seguidores de Jesus, a dimensão da Espiritualidade será sempre mais descobrir a vontade de Deus em nossas vidas, assumir o projeto que Ele assumiu, viver a espiritualidade que Ele viveu. Nós, Filhas do Coração de Maria vivemos de acordo com a espiritualidade inaciana que consiste em encontrar a Deus na vida cotidiana, “Ver Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus”. A espiritualidade deve levar à postura de vida baseada no bem; sentido integrador no pessoal, coletivo e cósmico; cultura da paz e da tolerância; cuidado com o ecossistema; estilo de vida saudável. Espiritualidade que contempla todas as dimensões da pessoa: Biológica, Psíquica, Intelectual, Afetiva/Emocional e Social. Ética Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. A ética é uma teoria associada à prática moral que analisa e critica os fundamentos e princípios que regulam um determinado sistema moral. Todo ser humano possui um senso ético ou uma consciência moral. Na formação acadêmica, a ética não se dá somente no campo do saber teórico e prático vivenciado ao longo do curso, mas também através de uma formação humano-profissional conquistado à luz da ética do dia a dia, ética da vida. Cordialidade e Assertividade Cordialidade: vem do coração, se expressa nas relações baseadas na empatia pelo ser humano e no respeito. Ser cordial é ser afável, sincero e franco com seus liderados e seus colegas. Assertividade é a capacidade de expressar idéias, opiniões de forma cordial, simples, direta, empática e respeitosa. A assertividade supõe várias outras habilidades: flexibilidade, capacidade de ouvir, boa percepção, transparência, simplicidade, objetividade, auto-estima boa, ser “bem resolvido”, estar de bem com a vida. O líder precisa treinar a habilidade de ser assertivo. Ser um líder assertivo é saber falar e agir de modo que facilite as coisas no funcionamento da instituição e da equipe que ele dirige; permitir que seus liderados expressem suas emoções e suas opiniões, é ser gentil, respeitoso, honesto, verdadeiro e positivo com as pessoas. Busca de Excelência em Práticas Educacionais É finalidade das instituições educativas, através de seus profissionais (professores e não professores), promover e auxiliar na formação integral dos/as estudantes. Dentro da complexa dinâmica de uma formação que seja integral, a outra finalidade da educação escolarizada (educação formal), é, efetivamente, primar e criar condições para o exercício da cidadania, tendo em vista a transformação pessoal e social. Para tanto, a excelência deve ser objetivada pelos conteúdos desenvolvidos em função de conhecimentos que não se limitem ao plano teórico/conceitual, mas que avancem em direção mais abrangente. Esses conteúdos assumem o papel de envolver todas as dimensões da pessoa, caracterizando as seguintes tipologias de aprendizagem: factual e conceitual (o que se deve aprender?); procedimental (o que se deve fazer?); e atitudinal (como se deve ser?). Responsabilidade Sócioambiental Equidade Equidade diz respeito ao senso de justiça, à correta aplicação da justiça. A equidade só pode existir a partir da alteridade. É a busca de transformar a instituição em uma comunidade humana onde todos são respeitados em sua dignidade, em que se percebe o outro em suas diferenças e o respeita em sua singularidade. Superação gradativa das desigualdades em todos os sentidos. A elaboração de políticas que incentivem a todos no empenho pela capacitação e qualificação profissional. Corresponsabilidade A corresponsabilidade é mais ampla do que participação. Uma pessoa pode realizar todas as suas atividades e não ser corresponsável. É uma forma de ação colegiada, onde todos se sentem igualmente responsáveis por um objetivo comum. Todo corresponsável comunga com a missão da Instituição. A corresponsabilidade se dá entre iguais onde uma pessoa será a medida da outra, transcendendo-se, tornando-se sujeito corresponsável; entre desiguais o que acontece é a submissão. Orgulho de Ser Social Orgulho de fazer parte de uma Instituição com forte conotação social, que acredita no ser humano e luta para que as injustiças sejam combatidas com rigor, buscando ajudar sempre os mais necessitados, contribuindo para que tenham acesso aos seus direitos. Fazer com que todos sintam-se parte da Família Social, independente do cargo ou função que exerçam na Instituição. A formação que a Organização oferece deve contribuir para que os alunos tenham contato com a realidade social, tornando-os protagonistas da transformação social. E os profissionais da instituição também sejam contemplados por esta ação e contribuam, por sua vez, para esta transformação.

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