FVJ - Faculdade do Vale do Jaguaribe

Características

A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, Instituição de Ensino Superior, é mantida pela União de Educação e Cultura Vale do Jaguaribe LTDA, foi fundada em 03 de Julho de 1994, iniciando suas atividades em Outubro de 1999. A FVJ constitui-se numa unidade de ensino superior comprometida com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população na qual está inserida contribuindo para o desenvolvimento social, humano, cultural e econômico da região através dos seus cursos: Pedagogia, Turismo, Letras, Administração, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais e Recursos Humanos e Gestão Hospitalar, cumprindo seu papel de formação de profissionais de nível superior qualificados para as exigências do mercado de trabalho. A ação educativa da FVJ pode ser compreendida numa perspectiva de formação integral da pessoa humana, alicerçada em fundamentos técnicos e humanísticos, entendendo o homem/profissional, como um ser racional e agente de mudanças da realidade, ou seja, autonomia; indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; formação de condutas éticas e, avaliação permanente. Autonomia – sustentada no princípio da coerência, quer entre a graduação e o sistema educacional quer entre a graduação e setores da realidade socioeconômica. A FVJ assume o princípio da autonomia universitária, o que lhe permite desenvolver junto à comunidade acadêmica, espaços de livre pensar, criticar e propor alternativas de encaminhamentos de estudos, discussões e/ou de propostas de intervenção na realidade em que está inserida. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – viabilizada pela prática do diálogo interdisciplinar e uma organização curricular que integre conhecimentos científicos e práticas sociais. Na perspectiva de indissociabilidade entre todas as ações acadêmicas da instituição, é emergente uma prática de diálogo interdisciplinar em torno de questões e investigações que respondam às reais necessidades da sociedade e uma organização curricular que integre o conhecimento científico às práticas e fatos sociais. Avaliação permanente – das premissas e paradigmas norteadores das ações da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ. A dinâmica do conhecimento e da tecnologia que caracteriza as relações do homem na sociedade atual, impõe que as instituições de ensino superior estejam em constante processo de renovação, o que implica na existência de permanente diagnóstico, com vista ao replanejamento de metas e estratégias de ações. Desta forma, para a Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ – cumprir o seu compromisso social adota um processo de avaliação constante, em torno de indicadores relevantes quanto ao desempenho e aos fins a que a Instituição se propõe. Missão A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ – tem como missão ministrar o ensino e desenvolver a pesquisa e a extensão, visando à formação de profissionais qualificados para produzirem e implementarem o conhecimento e que, respaldados numa postura crítica e ética, venham a atuar como cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Objetivos Gerais - Assegurar o processo de formação acadêmica com vistas a formar profissionais aptos para atuarem no mercado de trabalho nos setores da educação, empreendedorismo empresarial e turístico e prestação de serviços nas áreas de contabilidade e saúde, com o fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e a sua expansão social, econômica, cultural e artística; - Promover o intercâmbio entre a FVJ e a comunidade, articulando conhecimentos, divulgando e valorizando a cultura regional, possibilitando o acesso à produção do saber mais elaborado, através de projetos e eventos que integrem docentes, discentes e pessoas da comunidade; - Desenvolver atividades de pesquisa no âmbito educacional, empresarial, social e da saúde que direcionem discussões sobre questões que possam ser estudadas numa dimensão mais científica, numa perspectiva de retorno à sociedade; - Desenvolver práticas acadêmicas, possibilitando a vivência profissional e a prestação de serviços à comunidade em situações de estágio curricular, convênios e acessórios; - Favorecer o processo de educação continuada através da oferta de cursos de pós-graduação e de capacitação profissional.

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