Graduação em Administração (Bacharelado) (Fortaleza, Ceará)

Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza

Localização:Fortaleza - Ceará

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

RECONHECIDO PELA PORTARIA MEC N° 233, D.O.U. DE 22 DE MARÇO DE 2007

O Curso de Administração da FAMETRO fundamenta-se na moderna visão de mundo dos negócios, com um marco diferenciador no contexto educacional, que considera as perspectivas contemporâneas e futuras da inserção profissional do Bacharel em Administração, direcionando-o para as demandas do mercado e para dar conta da complexidade da realidade atual do País, da região onde se situa o Estado do Ceará, além de considerar outros espaços geopolíticos onde por ventura possa o futuro profissional aplicar os conhecimentos de sua formação.

A estrutura curricular do curso de administração objetiva materializar os princípios da formação profissional, que se constituem como aspectos inovadores do processo de articulação entre as dimensões de ensino, pesquisa e extensão. Dispõe de uma estrutura dinâmica que aborda disciplinas obrigatórias, seminários, iniciação científica, monitoria, atividades complementares, projeto de pesquisa, exercício da prática profissional por meio do estágio curricular e extracurricular, participação dos alunos em eventos técnico-científicos e trabalhos de curso.

O corpo docente é constituído por especialistas, mestres e doutores, com ampla experiência profissional, vivência acadêmica e comprometimento com o ensino de qualidade.

Possui instalações adequadas, modernos laboratórios, salas climatizadas e equipadas com material didático, para facilitar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Mercado de Trabalho

Administração é a graduação mais popular do Brasil. O curso coloca no mercado 120 mil profissionais por ano e possui atualmente cerca de 800 mil estudantes no total, segundos dados do MEC/2010. O curso proporciona a seu bacharel uma grande diversidade de opções de trabalho, podendo este atuar em empresas de qualquer área, de diferentes portes e ainda na condição de empresário, empregado ou consultor. O fato do curso ser generalista dá ao profissional uma excelente visão de negócios, como nenhum outro curso. Desde que tenha se dedicado a sua graduação, o profissional terá conhecimentos nas áreas de marketing, finanças, gestão de pessoas, produção, TI, logística, entre diversas outras áreas. É ainda o melhor curso para torna-se empresário, pois proporciona, em termos de conhecimentos teóricos, a formação necessária para se iniciar e gerir uma pequena empresa.

Cada vez mais, as pequenas e médias empresas respondem por um percentual maior das vagas de trabalho. No total de 6 milhões de empresas no Brasil, a maioria é considerada micro ou pequena e é responsável por mais de 60% do total de vagas de empregos do país. Tradicionalmente, essas empresas não representavam uma oportunidade de trabalho aos administradores, visto que tinham uma gestão amadora e só ofereciam cargos operacionais, mas a profissionalização da gestão desses negócios é cada vez mais forte, gerando novas e boas vagas, afinal essas empresas estão expandido a quantidade de vagas na sua gestão, ao contrário da diminuição observada em muitas das multinacionais.

Do lado do governo, o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo ao surgimento e crescimento dessas empresas torna-se imprescindível. Já para os profissionais, faz-se necessário aprender a lidar com essa nova área de atuação que exige novas habilidades e atitudes. O administrador mais do que nunca deve ser um criador de oportunidades, com uma postura ativa, ao invés da antiga postura passiva, preparando-se para o que o mercado tem a oferecer.

O mercado de trabalho para o administrador está em expansão e exige do profissional um elevado grau de competência para obter ganhos de qualidade e respeitabilidade, minimizando as incertezas, reduzindo custos e ganhando mercados. O administrador poderá atuar nas empresas públicas e privadas, nas cooperativas, nos escritórios de consultoria privada, nas Universidades e Faculdades, entre outros setores da economia.

Plano de estudos

1º SEMESTRE
...

Informática Aplicada
Leitura e Produção Textual
Matemática
Teoria Geral da Administração I
Metodologia Científica I


2º SEMESTRE
...
Teoria Geral da Administração II
Sociologia das Organizações
Contabilidade Geral
Economia I
Filosofia e Ética

...
3º SEMESTRE
...
Direito Empresarial I
Economia II
Estatística Aplicada
Matemática Financeira
Psicologia e Comportamento Organizacional


4º SEMESTRE
...
Gestão Financeira
Gestão de sistemas de Informação
Direito Empresarial II
Custos Empresariais
Gestão de Pessoas I

...
5º SEMESTRE

Gestão Orçamentária
Logística Empresarial
Marketing I
Gestão da Produção I
Gestão de Processos e Sistemas
Gestão de Processos e Sistemas

...
6º SEMESTRE
...
Gestão da Produção II
Métodos Quantitativos
Gestão de Pessoas II
Elaboração e Análise de Projetos
Marketing II


7º SEMESTRE
...
Consultoria Organizacional
Pesquisa de Mercado
Empreendedorismo e Negócio
Metodologia Científica II
Gestão de PMN
Estágio I

...
8º SEMESTRE
...
Jogos de Empresa
Planejamento e Gestão Estratégica
Plano de Negócio
Gestão da Qualidade
Gestão Ambiental
Estágio II
...

OPTATIVAS (a serem cursadas 3 ou 120h)
...
Economia e Desenvolvimento Sustentável
Comportamento do Consumidor
Gestão do Comércio Exterior
Desenvolvimento de Competências Profissionais
Tópicos Avançados em Administração
Aprendizagem Organizacional e Competência Gerencial
Cultura e Mudança
Empresa e Mercado Financeiro
Estudo de Caso
Gestão de Empresas Familiares
Gestão do Terceiro Setor
Libras
...


Oferta Educativa semelhante