Graduação em Administração (Bacharelado) (Cachoeirinha, Rio Grande do Sul)

Faculdade Inedi

Localização:Cachoeirinha - Rio Grande do Sul

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos
Reproduzir, produzir e difundir conceitos e técnicas gerais e específicos de administração, inseridos numa abordagem sistêmica de organização.
Perfil Profissiográfico
As habilidades pretendidas para os egressos do curso são relacionadas com a competência profissional, capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado, como o trabalho em equipe, bem como garantindo ao mesmo a identidade nacional da categoria profissional.

O Administrador atual, multiqualificado, polivalente, generalista, deve exercer funções muito mais abstratas e intelectuais, implicando cada vez menos trabalho manual. Exige-se deste Administrador capacidade de diagnóstico, de solução de problemas, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe, auto organizar-se e enfrentar situações de constantes mudanças.

O curso de Administração precisa proporcionar ao Administrador conteúdos que lhe permitam assumir o papel de agente de mudançano contexto social e econômico, inclusive contribuindo par a adequação dos setores produtivos à necessidade de investir na melhoria do meio ambiente, em busca da qualidade de vida. O Administrador, como agente de mudança, tem condições de ultrapassar as fronteiras estabelecidas pela velha burocracia, em busca de opções que venham consolidar a responsabilidade social das entidades envolvidas no processo.

Carreira
O administrador pode aplicar seus conhecimentos nas mais diversas áreas, envolvendo as áreas pública e privada. Na área pública, ele pode atuar em funções de direção e coordenação de diferentes níveis da burocracia estatal e de empresas públicas.

Na área privada, ele estará, como administrador em condições de dirigir uma empresa, exercendo a coordenação de diversas áreas com vistas a um objetivo geral.

Em cargos como diretor ou gerente, ele estuda o mercado, faz o planejamento estratégico, estabelece metas, reúne os recursos para que elas sejam alcançadas e supervisiona todo o processo.

Mercado de Trabalho
É bastante amplo, o mercado de trabalho do administrador, pode exercer diferentes atividades.

Na área financeira, compete-lhe analisar a conjuntura sócio-econômica, desenvolver pesquisas e avaliar riscos de novos investimentos e/ou condições de sobrevivência da instituição. É também sua função atuar junto a outras áreas participando da discussão de novos projetos, no que diz respeito a custos e riscos envolvidos (diversificação, controle de mercado, fusões, incorporações, etc.) e supervisionar o processamento da informação contábil e os relatórios da empresa.

Na área de marketing, o administrador, analisa a conjuntura sócio-econômica, desenvolve pesquisas e estudos de mercado e supervisiona ou atua nas áreas de desenvolvimento e gerência de produtos, distribuição, publicidade e vendas.

Na área de recursos humanos, é função do administrador promover o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e os interesses e necessidades dos empregados. Assim, ele deve ter por metas básicas atrair o empregado para a organização e contribuir para que nela permaneça e se desenvolva.

Na área de operações , ele pode orientar-se para a gerência, já que foi treinado para a percepção do ambiente econômico e comercial em que se localiza a empresa. Deve também estabelecer, no plano estratégico, as limitações ambientais e o propósito explícito da empresa, e no plano tático, deve definir os modelos de comportamento, através da identificação e análise das variáveis significativas. Cabe-lhe ainda propor modelos operacionais que permitam a obtenção dos objetivos da empresa, bem como estabelecer os sistemas de controle das atividades. Deve projetar os sistemas produtivos (materiais ou não), tendo em vista uma clientela, prover recursos para a sua implantação e verificar a viabilidade, ou não, da produção. Uma vez definida a viabilidade do sistema, compete-lhe projetar e colocar em execução, com os controles indispensáveis, os processos operacionais que permitam o desenvolvimento das atividades previstas, dentro de parâmetros definidos.

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