Graduação em Administração (Bacharelado) (Santa Maria, Rio Grande do Sul)

Universidade Luterana do Brasil

Diploma oferecido:Administrador

Localização:Santa Maria - Rio Grande do Sul

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

O curso capacita o profissional a ser gestor de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Focaliza para o empreendedorismo, com base na capacidade de análise do mercado e conhecimentos técnicos e de recursos humanos para planejar, organizar, liderar e controlar os variados setores do ambiente organizacional.
Tem como objetivo geral formar administradores capazes de desenvolver a competência profissional, alicerçada na base técnica, científica e humanista. O profissional pode atuar em qualquer área que envolva negócios e gestões industriais, comerciais e de serviços.
Objetivos Específicos
• Oportunizar o desenvolvimento da expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas relações interpessoais e intergrupais;
• Incentivar o raciocínio lógico e analítico para trabalhar de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
• Provocar o reconhecimento de problemas para equacionar as soluções;
• Incentivar a criatividade, determinação política, administrativa, e de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e implicações éticas do exercício profissional;
• Estimular a capacidade de transferir conhecimentos de vida e de experiência profissional para o ambiente de trabalho e do campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais;
• Desenvolver a capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
• Propiciar informações e estimular a capacidade de realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas (gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais);
• Oportunizar a atuação nos processos que exigem a tomada de decisão;
• Estimular o raciocínio estratégico, fundamentado nas informações.

Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o profissional em Administração é extremamente amplo, pois o mesmo pode se inserir em organizações de diferentes áreas e setores. Os profissionais poderão atuar em diferentes contextos organizacionais para garantir a sustentabilidade e a excelência.
A lei que regulamenta a profissão é n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965. O curso prepara o acadêmico para o mercado nas áreas de meio ambiente, logística, terceiro setor, varejo e serviços, empreendedorismo, gestão da inovação tecnológica e marketing internacional.
Diferenciais do Curso
O curso apresenta um currículo com ênfase em áreas de interesse dos alunos, embasado nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação, bem como no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.
Os alunos são orientados a desenvolver a capacidade de raciocínio lógico; a comunicação; a criatividade; a liderança; a flexibilidade; o relacionamento humano e a negociação, com uma visão empreendedora e estratégica, buscando alternativas para as melhorias necessárias para o sucesso organizacional.
Através do curso, o acadêmico está apto a ingressar no mercado de trabalho, pois as disciplinas da matriz curricular atendem as exigências estabelecidas para a jornada profissional. Desta forma, o curso proporciona para o egresso um vasto campo de oportunidades de trabalho, bem como a sua atuação como empreendedor do seu próprio negócio.
Atividades Acadêmicas

• Atividades Complementares
• Trabalho de Conclusão do Curso
Atividades Complementares
O curso, atendendo as exigências estabelecidas pela LDB Lei nº 9394/96, artigo 3º (incisos IX, X e XI), considera as atividades complementares como mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos, troca de experiências e práticas independentes, ou seja, com conteúdos extracurriculares que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso.
São atividades complementares da Graduação em Administração aquelas realizadas fora da matriz curricular e pertinentes para o aprofundamento da formação acadêmica na área da Administração.
Dividem-se em três grupos:
• Ensino
• Pesquisa
• Extensão

Clique aqui para conhecer o Regulamento das Atividades Complementares.
Trabalho de Conclusão do Curso
• Normalização segundo ABNT
• Carta às organizações sobre TCC do curso de Administração.
• Estrutura para o Trabalho TCC I e II.
• Ficha de Avaliação da Banca de TCC.
• Modelo de Autorização para Publicação.
• Modelo de Folha de Rosto.
• Modelo de Capa.
• Modelo de Folha de Aprovação.
• Parecer de Viabilidade.

Projeto Pedagógico

O curso foi autorizado pelo Decreto n° 70.116, de 04 de fevereiro de 1972, com base no Parecer CFE n° 30, de 12 de janeiro de 1972. De outra parte, o curso foi reconhecido pelo Decreto n° 78.888, de 06 de dezembro de 1976. O Brasil, considerado um país emergente e próspero para investimento nacional e estrangeiro, necessita profissionalizar as organizações e capacitá-las para avaliar e consolidar novos projetos. Isto porque a administração numa estrutura protecionista não favorece as mudanças necessárias para o acompanhamento das novas tendências mundiais. E será o administrador, o profissional mais requisitado para fazer as articulações necessárias neste novo cenário.
O Conselho Federal de Administração publicou em sua pesquisa nacional de agosto/2006 página 9, o perfil do novo administrador:“A identidade do administrador consolidou-se como a de um profissional com visão sistêmica e articulador das áreas internas da organização; sua contratação pelo mercado tem sido em nível compatível com a das profissões mais requeridas; estão entre os profissionais de outras categorias bem remunerados.”O curso de Administração foi o primeiro curso de graduação da ULBRA e sua primeira turma teve inicio em 26 de agosto de 1972.
Missão
Ser o curso comprometido com a formação do profissional em administração com visão empreendedora, focado na excelência e na sustentabilidade das organizações.

Plano de estudos

Disciplinas

Atividades Complementares
Administração Organizacional I
Comunicação e Expressão
Sociedade e Contemporaneidade
Cultura Religiosa
Instrumentalização Científica
Administração Organizacional II
Ciência Política
Introdução à Economia
Comportamento Humano
Matemática Empresarial
Noções de Direito
Teoria Microeconômica I
Gestão da Informação
Fundamentos de Contabilidade
Estatística
Administração e Meio Ambiente
Administração de Pessoal
Matemática Financeira
Introdução a Atividade Empresarial
Estrutura e Análise de Balanços
Administração de Suprimentos e Compras
Administração de Marketing I
Gestão de Pessoas I
Gestão de Custos
Gestão da Tecnologia
Produtividade e Qualidade Organizacional
Optativa I
Administração de Marketing II
Gestão de Pessoas II
Administração Financeira I
Processo Negocial
Administração de Processos Operacionais
Optativa II
Administração de Varejo e Serviços
Administração Financeira II
Sistemas Logísticos
Comércio Exterior
Projeto Organizacional - TC I
Optativa III
Administração de Vendas
Gestão Estratégica
Gestão Orçamentária
Consultoria Organizacional
Prática Organizacional - TC II

Optativas

Agronegócios
Consumidor e Publico Alvo
Comunicação, Midia e Cultura
Gestão Tributária
Finanças e Mercados de Capitais
Redação Empresarial
Relações Internacionais
Libras

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