Graduação em Administração (Bacharelado) (Marília, São Paulo)

Centro Universitário Eurípides de Marília

Diploma oferecido:Bacharel em Administração

Localização:Marília - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O administrador pode aplicar seus conhecimentos às diversas áreas, de escolas a hospitais, de fundações culturais a indústrias dos mais variados segmentos. Em cargos como os de diretor ou de gerente, ele estuda o mercado, faz o planejamento estratégico, estabelece metas, reúne os recursos para que estas sejam alcançadas e supervisiona todo o processo.

Os formados nessa área estão ganhando cada vez mais espaço também no chamado terceiro setor, composto de organizações não governamentais (ONGs), fundações e institutos.
Toda empresa precisa manter suas atividades sob o comando de profissionais com perfil empreendedor, que tenham iniciativa, boa intuição e que, ainda, desenvolvam a liderança como diferencial para manter equipes de alta performance. Este é o administrador.


O mercado

O terceiro setor movimenta milhões de dólares por ano no Brasil e a sua profissionalização abre mercado para os administradores. Sustentabilidade é outra palavra em alta. Significa que as empresas estão se preocupando cada vez mais com o meio ambiente e com os processos produtivos. O mercado está de olho nas empresas que são socialmente corretas, valorizando seus produtos e impulsionando as vendas.

Logística e distribuição estão em plena ascensão; maior produtividade e produção exigem canais de distribuição mais eficientes.

Não é diferente com a área de recursos humanos, setor que ganhou maior atenção por lidar com os talentos que estão a serviço da empresa. O curso de Administração do Univem forma profissionais com este perfil, sintonizados com as mudanças e prontos para aceitar desafios.

Objetivos Gerais:

Promover a formação de gestores empreendedores para o mercado, desenvolvendo comportamentos éticos e profissionais, habilidades e competências para coordenação, organização, planejamento e operacionalização de atividades na área de gestão, adaptáveis ao processo de mudança contínua nas organizações e na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento integrado da região.

Objetivos Específicos:

Oferecer conteúdos que possibilitem aos egressos realizarem atividades de gestão e consultoria nas Organizações, nos níveis estratégicos, táticos e operacionais.
Dar condições para que os alunos elaborem, implementem e consolidem projetos empresariais e ações empreendedoras no cenário regional e nacional, melhorando a qualidade de vida e promovendo mudanças de cultura organizacional.
Possibilitar que os egressos utilizem experiências cotidianas no ambiente de trabalho e no campo de atuação, revelando-se adaptável, flexível e em constante aprendizagem, dinamizando o cenário regional.
Desenvolver nos alunos o comportamento pró-ativo, a criatividade, a autoconfiança, o senso político, ético e a consciência social, a colaboração e o trabalho em equipe nas atitudes e condutas da vida pessoal e profissional.
Dotar os egressos de capacitação técnica, raciocínio lógico, crítico e analítico, desenvolvendo formas de expressão e empregabilidade nos diferentes contextos organizacionais.
Promover atividades e conteúdos relacionados à área de produção e de prestação de serviços, sobretudo, os aspectos funcionais da estrutura produtiva e a gestão de pessoas.
Desenvolver formas de comunicação adequada ao exercício profissional e ao mercado, valorizando os processos de negociação e o gerenciamento de estratégias competitivas.
Possibilitar condições para os egressos identificar e definir problemas e conflitos, selecionar e apresentar soluções inovadoras, pensar agir estrategicamente, atuar de forma preventiva e pro-ativa


Perfil do Aluno

A escala das transformações tecnológicas, a crescente interdependência da economia mundial, a dinâmica das mutações sociais, a aplicação de novos princípios de geopolítica, que tendem, cada vez mais, a quebrar os clássicos limites das fronteiras Norte-Sul e Leste-Oeste constituem, entre outros, parâmetros norteadores de um comportamento administrativo fundamentado na formação de profissionais generalistas especializados.

O generalista especializado é o profissional que possui a visão do todo interconectado sem perder a especialidade. Ele é "the best" em uma determinada área de atuação com uma sólida visão do todo.

O mesmo deverá ter a capacidade abrangente de análise, interpretação e correlação, ou seja, o empreendedor por excelência, com visão sistêmica para ler correta e adequadamente os cenários sociais, as turbulências políticas, econômicas, o ambiente de competição, as formas de mercado, as tendências culturais dos grupos, os nichos negociais e as possibilidades de integração das economias contemporâneas.

A relação de posturas e valores que os egressos em Administração deverão apresentar para a constituição do perfil profissional generalista especializado são as seguintes:

Adaptabilidade
Ambição
Aparência
Audácia
Auto-confiança
Criatividade
Delegação
Estabilidade Emocional
Ética Iniciativa
Inovação
Intuição
Liderança
Motivação
Negociação
Ousadia
Planejamento
Pontualidade
Responsabilidade

Para os egressos em administração consolidarem na prática as posturas e valores que sustentam o perfil desejado, os mesmos deverão apresentar um conjunto de habilidades. As HABILIDADES demonstram os diferentes tipos de CAPACIDADES que o profissional deve ter para desenvolver um conjunto de atividades/ atribuições/ competências relativas a um determinado cargo ou área estratégica da organização.

O profissional formado pelo Curso de Administração deverá apontar as seguintes habilidades/ capacidades de:

adaptar
comandar
comunicar
controlar
cooperar
criar
decidir
delegar
democratizar
empreender
escolher
expressar
generalizar
gerenciar
inovar
integrar
interpretar
inventar
liderar
motivar
operacionalizar
organizar
orquestrar
ouvir
pensar
planejar
prever
prospectar
reconhecer
recriar
refletir
responder
revitalizar

Plano de estudos

1ª SÉRIE
Metodologia Científica
Comunicação
Introdução ao Marketing
Psicologia Aplicada
Contabilidade
Direito
Teoria Geral da Administração I
Matemática Aplicada I
Economia e Geografia Internacional
Informática

2ª SÈRIE
Estudos Antropológicos e Sociológicos
Filosofia, Ética e Cidadania
Teoria Geral da Administração II
Organizações e Métodos
Terceiro Setor e Responsabilidade Social
Relações Internacionais
Pesquisa e Estudo de Mercado
Gestão de Materiais
Contabilidade Gerencial
Gestão Financeira e Orçamentária I
Matemática Aplicada II
Estatística e Índices Regionais

3ª SÉRIE
Gestão de Serviços
Direito de Legislação Trabalhista, Tributária e Terceiro Setor
Direito para Negócio Internacional
Planejamento e Estratégia Mercadológica
Gestão da Produção, Operações e Qualidade I
Gestão de Pessoas
Gestão Financeira e Orçamentária II
Custo e Formação de Preço
Planejamento Estratégico
Empreendedorismo e Novos Negócios

4ª SÉRIE
Publicidade e Propaganda
Marketing Internacional
Gestão de Sustentabilidade Ambiental
Logística
Gestão da Produção, Operações e Qualidade II
Gestão Financeira e Orçamentária III
Métodos Quantitativos e Pesquisa Operacional
Sistema de Informação e Jogos de Empresa
Plano e Desenvolvimento de Projeto de Negócios
Trabalho de Curso - TC

Oferta Educativa semelhante