Graduação em Administração (São Gotardo, Minas Gerais)

Centro de Ensino Superior de São Gotardo

Localização:São Gotardo - Minas Gerais

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O mercado de trabalho para o profissional do curso de Administração habilitado em agronegócios é bastante amplo, podendo ele atuar nas área pública e privada. Na área pública é capaz de exercer funções de direção e coordenação de diferentes níveis. Na área privada, é o profissional capaz de dirigir a empresa como administrador lato sensu, quando exerce a coordenação das diversas áreas com vistas a objetivos gerais. Como administrador de um setor específico exerce diferentes atividades a saber:
• Na área financeira – analisa a conjuntura sócio econômica, desenvolve pesquisas e avalia riscos de novos investimentos e/ou condições de sobrevivência em períodos de recessão; atua junto a outras áreas, participando da discussão de novos projetos, nos aspectos de custos e riscos envolvidos(diversificação, controle de mercado, fusões, incorporações, etc.); supervisiona o processamento de informação contábil e os relatórios de empresas.
• Na área de marketing - Analisa a conjuntura sócio econômica, desenvolve pesquisas e estudos de mercado(abrangendo a psicossociologia do consumo) e supervisiona ou atua nas áreas de desenvolvimento e gerência de produtos, preços, distribuição, publicidade e vendas.
• Na área de recursos humanos – Promove o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e os interesses e necessidades de seus empregados tendo como metas básicas atrair o empregado para a organização e contribuir para que este nela se mantenha e se desenvolva.
• Na área de operações - Orienta-se para a gerência da empresa, sendo treinado para a percepção do ambiente econômico e comercial em que se localiza a empresa, onde lhe cabe estabelecer, no plano estratégico, as limitações ambientais e o propósito explícito dela; no plano tático cabe-lhe definir os modelos de comportamento da empresa mediante identificação e análise das variáveis significativas; deve, também, propor modelos operacionais que permitam a obtenção dos objetivos da empresa, bem como estabelecer os sistemas de controle das atividades; deve projetar os sistemas produtivos (materiais ou não), tendo em vista uma clientela; prover recursos para a sua implantação e verificar a viabilidade, deve, ainda, projetar e colocar em execução, com os controles indispensáveis, processos operacionais que permitam o desenvolvimento das atividades previstas dentro dos parâmetros definidos.

Mercado de Trabalho

A necessidade dos conhecimentos e técnicas da Engenharia de Produção tem feiro com que o mercado de trabalho procure e valorize os profissionais egressos desta área. Em 1993 existiam 17 curso de graduação no país, atualmente são oferecidos 90 cursos de graduação em Engenharia de produção com eventuais ênfases distintas.

A Folha de São Paulo (09/12/97) considerou a Engenharia de Produção como sendo “O Todo Poderoso dos Cursos”. No mesmo jornal (22/02/98), foi realizada uma pesquisa de oferta de emprego e a Engenharia de Produção liderava o ranking seguida por outros cursos, a saber: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Administração de Empresas e Propaganda/marketing, etc..
No Ranking da Playboy (Setembro de 1998) foi colocado: “O mercado é promissor para quem estuda Engenharia de Produção. Graças à formação abrangente, que inclui conhecimentos de economia, gerência de produção e organização empresarial, o engenheiro de produção é muito valorizado no mercado financeiro e nos setores bancário e industrial”.



Perfil do Egresso

A indústria brasileira está passando por grandes transformações tecnológicas, culturais, éticas e de conceitos de produtividade, para tornar-se competitiva e concorrer no mercado interno e mundial, cada vez mais exigentes quanto a qualidade, diversidade e custo dos produtos. Senso assim, o egresso do Curso de Engenharia de Produção deve ser capaz de mobilizar recursos e adaptá-los, de forma que seja possível agir e decidir corretamente, com segurança e rapidez, respondendo às contingências profissionais.

Formar a pessoa tem sido um grande desafio humano, pois se de um lado existe a necessidade de assimilação dos avanços científicos da humanidade, de outro, existe a necessidade de compatibilizar tais avanços com códigos de ética e uma nova formação humanista. A engenharia demanda este tipo de transformação, ou seja, não investir apenas na formação técnica do egresso, mas buscar uma formação mais plural, capaz de agir junto às outras especialidades. A partir deste contexto, deverão ser habilidades do egresso do Curso de Produção:

Raciocínio espacial lógico e matemático;
Conhecimento de língua estrangeira;
Conhecimento da legislação pertinente;
Domínio dos instrumentos de busca de informações;
Saber estimar dados, com base na física do problema e com noção de ordem de grandeza;
Ler e interpretar desenhos, gráficos e imagens;
Capacidade de se expressar com clareza, precisão e objetividade;
Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e exercer liderança;
Conhecimento de meios e técnicas de informática;
Conhecimento de metodologias e técnicas de pesquisa.
A partir dos conteúdos ministrados nas disciplinas e das habilidades desenvolvidas ao longo do curso, o egresso deverá ter competências para:

Desenvolver eficientemente atividades ligadas ao projeto, à operação e à gestão de sistemas de produção para a geração de produtos ou serviços, atentando às exigências de sustentabilidade e qualidade;

Estudar, criar, analisar e avaliar a organização espacial de homens, máquinas e equipamentos, a fim de planejar, executar, controlar e avaliar os processos produtivos, dentro de conceitos globais de produtividade, qualidade e custos;

Utilizar ferramental estatístico e matemático para a modelagem de sistemas produtivos;

Executar atividades tecnológicas que produzam mudanças qualitativas na sociedade e no meio ambiente, dentro de padrões éticos e morais;

Planejar, realizar análise custo/benefício e tomar decisões, considerado o contexto social, ético, ambiental, político e cultural no qual esteja envolvido;
Selecionar materiais, métodos e processos, levando em consideração aspectos éticos, sociais e ambientais;
Fazer uso apropriado de novas tecnologias, colocando-as a serviço das demandas das empresas e da sociedade;
Assimilar e aplicar novos conhecimentos;

Plano de estudos

GRADE CURRICULAR

Relação de Disciplinas por Semestre

Ressalta-se que cada semestre é composto por 400 horas/aula.

1º Semestre
- Teoria da Administração I 80h
- Fundamentos de Economia 40h
- Aspectos Históricos da Administração 40h
- Fundamentos de Agronegócio 40h
- Matemática 80h
- Português Instrumental 80h
- Metodologia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos 40h

2º Semestre
- Teoria da Administração II 80h
- Sociologia das Organizações 80h
- Filosofia e Ética 40h
- Tópicos Especiais em Administração 40h
- Matemática Financeira 80h
- Legislação Empresarial 40h
- Complexos Agroindustriais 40h

3º Semestre
- Administração Financeira e Orçamentária I 80h
- Legislação tributária 40h
- Contabilidade Geral 80h
- Psicologia Aplicada à Administração 80h
- Economia Brasileira e Agrícola 40h
- Administração de Recursos Humanos I 80h

4º Semestre
- Administração Mercadológica I 80h
- Métodos Estatísticos Aplicados 40h
- Legislação Trabalhista e Previdenciária 40h
- Administração da Produção I 80h
- Administração de Recursos Humanos II 80h
- Administração Financeira e Orçamentária II 80h

5º Semestre
- Métodos Probabilísticos Aplicados 40h
- Administração da Produção II 80h
- Administração de Sistemas de Informação I 40h
- Administração Mercadológica II 40h
- Organização, Sistemas e Métodos I 40h
- Análise de Custos 80h
- Logística e Distribuição Empresarial 80h

6º SemestreAdministração da Produção I 60h
- Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais 80h
- Administração Mercadológica III 80h
- Elaboração e Análise de Projeto 80h
- Sistema e gestão de Qualidade 80h
- Contabilidade Gerencial 40h
- Administração e Sistema de Informação II 40h
- Estratégia Empresarial 40h

7º Semestre
- Comunicação Empresarial 40h
- Associativismo e Cooperativismo 40h
- Princípios de Administração Pública 40h
- Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas 80h
- Administração de Varejo 80h
- Comércio Exterior 80h
- Projetos de Financiamento 80h

8º Semestre
- Gestão de Cooperativas 40h
- Mercado de Capitais e de Commodities 80h
- Pesquisa Operacional 80h
- Trabalho de Conclusão de Curso 40h
- Metodologia de Pesquisa Científica 40h

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