Graduação em Administração (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul)

Faculdade de Ciências Gerenciais Barão de Jundiaí

Localização:Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

Duração:3000 Horas

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

OBJETIVOS



O Curso de Administração, além da formação básica exigida para o Administrador que atuará nas diversas organizações, cuja configuração tende para as novas estruturas empresariais, dá ênfase especial à sua ação no mercado empresarial.

O curso se encaminhará principalmente para a sensibilização da habilidade de liderança na gestão empresarial. Seu diferencial será a preparação dos alunos para a criação de novos negócios bem como para o planejamento, implantação e administração de tecnologias de gestão nas micros, pequenas e médias organizações.

A atenção às novas oportunidades e as estratégias para atendimento das exigências do mercado, serão dimensões também trabalhadas nos conteúdos de disciplinas, principalmente aquelas localizadas nas séries terminais do curso.

Os alunos serão especialmente trabalhados nas questões de globalização e de internacionalização em nível de procedimentos, de tecnologias e demais aspectos relacionados à empresa.

O objetivo é fazer algumas reflexões e arrolar argumentos que justifiquem a instalação de um programa de ensino de terceiro grau voltado para o desenvolvimento da capacidade de empreender programas de gerenciamento de mercados.

O objetivo do curso consiste em formar o cidadão e o profissional da Administração com:


Elevado potencial de inserção no mercado de trabalho, ou seja, executivos preparados para um ajustamento contínuo às mudanças nas organizações na sociedade e no mercado de trabalho;



Visão empreendedora;



Comportamento e espírito social: o cidadão e o profissional trabalhando comprometidos com os problemas da comunidade;



Potencial crítico para analisar e interpretar as informações;



Características de liderança e de poder ativo na gestão de pessoas;



Visão de mercado e com feeling acirrado nas necessidades ambientais;



Domínio de habilidades instrumentais básicas.

PERFIL DO EGRESSO



O mundo atual é competitivo, desafiador, veloz e cada vez mais pragmático. Nunca foi tão imperativo para a carreira “aprender a aprender” e, também nunca as pessoas tiveram tantas oportunidades com tantas recompensas potenciais.

A competição será por emprego, recursos, promoções, mercado, clientes e consumidores e, para conseguir sobreviver e prosperar, os administradores deverão buscar vantagens sobre os seus concorrentes, fazendo a outra parte desejar contratar, comprar e repetir negócios com o profissional ou com a empresa por ele representada.

Pensar e agir estrategicamente é necessário; por essa razão, os administradores contemporâneos devem pensar sobre como construir uma força de trabalho capaz de gerenciá-la de modo a produzir bens e serviços que forneçam o maior valor possível ao mercado.

O Curso de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais “Barão de Jundiaí” objetiva a preparação de administradores modernos, inovadores, flexíveis e que tenham foco no mercado, nos negócios e nas suas necessidades.

Para isso é fundamental que as metodologias de ensino, ementários, bibliografias e corpo discente e docente estejam convergidos para a formação de administradores, líderes ativos, que proporcionem um ambiente de trabalho positivo, fornecendo oportunidades e incentivando o alto desempenho.

Os melhores administradores são líderes e participantes ativos nos departamentos e organizações. O administrador moderno não pode ser passivo; deve estar intimamente envolvido no processo decisorial e nos processos-chaves da empresa, possuindo um amplo e profundo entendimento das tarefas que se delegam a outros. A Instituição de Ensino promoverá a formação de líderes ativos que estabelecem direções estratégicas apropriadas às organizações. Para a tomada de decisões, os gestores devem conhecer a ciência da administração e as demais variáveis ligadas ao mundo dos negócios.

Quando é solicitado às pessoas que descrevam o trabalho de um executivo, elas respondem com freqüência: “dar ordens”. Embora a maioria das faculdades ainda forneçam aos seus alunos uma abordagem que incentiva os direcionamentos aos seus recursos humanos, o Curso de Administração tem um novo e amplo foco: a criação de um ambiente de trabalho positivo.

Um ambiente de trabalho positivo existe quando o administrador faz todo o possível para estabelecer as condições que encorajam o sucesso e removem as causas de falhas nos seus funcionários. Esse novo perfil de profissional coloca seus colaboradores numa posição em que eles são capazes de atingir o sucesso por seus próprios esforços. É necessário criar um ambiente em que o talento possa florescer, para colocar as pessoas em posição de vencedores.

Para a empresa e seus funcionários terem oportunidade de obter um bom desempenho, é necessário a compreensão de todo o trabalho (objetivos e métodos). Os administradores devem fornecer às pessoas oportunidades para atingir um desempenho satisfatório, assegurando-se de que as pessoas possuam todos os recursos necessários para executar as tarefas com sucesso (devem estar disponíveis na qualidade, quantidade, local e no momento em que precisarem). Do mesmo modo, uma das tarefas mais importantes do administrador moderno é remover obstáculos que impedem o desempenho eficaz do funcionário.

Outro ponto importante na formação dos administradores é a capacitação dos alunos para o incentivo em se atingir um alto desempenho. Os administradores devem identificar os fatores que motivam as pessoas e construí-los no ambiente de trabalho.

Para assegurar uma carreira gerencial bem sucedida nestes tempos desafiadores, os administradores devem ser, ao mesmo tempo, especialistas e generalistas. Especialistas, como autoridades numa área específica de conhecimento, exigindo habilidades específicas que auxiliem a difundir valores concretos e identificáveis para as empresas e seus mercados. Generalistas, no conhecimento de diversas disciplinas (administrativas ou técnicas), podendo trabalhar com diferentes perspectivas.

É importante que o formando seja autoconfiante e assuma total responsabilidade sobre si mesmo, sobre as próprias ações e sobre a própria carreira.

Vicky Farrow (Sun Microsystems) oferece os seguintes conselhos para ajudar as pessoas a assumirem responsabilidades pelas próprias carreiras:
1

Pense em você como um negócio.

2

Defina o seu produto: qual a sua área de competência?

3

Conheça o seu mercado-alvo: a quem você vai vender o seu produto?

4

Esteja atento ao motivo por que seu cliente compra de você (clientes internos e externos). Qual é a sua “proposição de valor” – o que você está oferecendo que o faz vir até você?

5

Lute por qualidade e satisfação, mesmo que seu consumidor seja apenas alguém em sua organização, um cliente interno.

6

Conheça a sua profissão ou campo de atuação e saiba o que está ocorrendo nele.

7

Invista em seu próprio crescimento e desenvolvimento.

8

Esteja disposto a mudar a sua carreira.

Por outro lado, as características da mente são vitais podendo e devendo ser desenvolvidas nos cursos de administração. Para isso, é importante o aprimoramento das seguintes características nos alunos:


Capacidade de Comunicação Interpessoal – uso da comunicação escrita e oral;



Criação da Competência Contextual – capacidade de compreender o ambiente em que se está inserido e tomar as decisões cabíveis;



Sensibilidade Ética – conhecimento e aplicação dos princípios norteadores;



Capacidade de Adaptação – capacidade de antecipação e de adaptação às mudanças ambientais;



Atualização Contínua – o administrador deve manter-se constantemente atualizado, procurando novas formas de atuação para as organizações;



Criação de uma Vida Acadêmica Ativa –o aluno deve ter vontade de participar das atividades escolares;



Desenvolvimento de Competências Conceituais – a faculdade deve desenvolver uma competência técnica para resolver os problemas profissionais;



Desenvolvimento da Capacidade de Integração – criação da capacidade de integrar teoria e prática dentro de um ambiente organizacional.

Espera-se formar administradores profissionais que tenham capacidade de interferir na realidade empresarial, atuando de forma inovadora, flexível e dinamicamente relacionada com as pessoas que o cercam, promovendo o desenvolvimento e o aprimoramento empresarial, através da criação de novas formas de trabalho, raciocinando de forma crítica e analítica para melhorar a qualidade de vida e transformar os recursos disponíveis em oportunidades para o alcance dos objetivos.

Plano de estudos

GRADE CURRICULAR


Adm. de Recursos Materiais e Patrimoniais
Administração da Produção
Administração de Custos
Administração de Marketing
Administração de Recursos Humanos
Administração de Sist. Informações
Administração Estratégica
Administração Financeira
Atividades Complementares
Contabilidade Gerencial
Contabilidade
Direito
Economia Brasileira
Economia
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado
Estatística
Ética Empresarial
Filosofia
Gestão de Negócios
Gestão de Serviços
Informática
Legislação Social
Legislação Tributária
Matemática Financeira
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Organização, Sistemas & Métodos
Português
Psicologia
Sociologia
Tecnologias da Administração
Teorias da Administração
Tópicos Especiais de Administração

Oferta Educativa semelhante