Graduação em Adminstração (Bacharelado) (Recife, Pernambuco)

Universidade Católica de Pernambuco

Localização:Recife - Pernambuco

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo

O Curso de Administração de Empresas objetiva”a formação de Bacharéis em Administração, em nível de excelência, capacitando-os a exercerem as funções de Administrador de Empresas, como gestor, consultor ou autônomo, numa perspectiva técnico-científica, ética, humanística e cristã, tendo por base a construção de conhecimentos, competências e habilidades, a partir de atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão”.
Perfil Profissional

O perfil profissional do egresso do Curso de Administração caracteriza-se pela competência para atuar na gestão organizacional e demais atividades afins da profissão do Administrador; formação humanística e ética geral e profissional baseada nos valores de responsabilidade e justiça social; formação técnica e criativa para o empreendedorismo e para a gestão de micro e pequenas empresas; formação multidisciplinar, senso crítico e visão sistêmica.
Mercado de Trabalho

Crescimento econômico e desenvolvimento social dependem de gestões eficazes em empresas públicas, privadas e do Terceiro Setor. É esse o campo de atuação dos profissionais da Administração. O mercado de trabalho do administrador é amplo e diversificado, possibilitando-o a atuar como executivos do nível estratégico ou de nível gerencial em empresas e instituições públicas, em funções específicas, tais como: finanças, operações, logística, recursos humanos, marketing, comércio exterior, gerência de projetos e sistemas de informação.

Após a graduação, dentro do conceito da educação continuada , abrem-se outras perspectivas de campos de atuação para o Administrador, a partir de cursos de pós-graduação: especialização/MBA’s (Administração Hospitalar, Comércio Exterior, Sistemas de Informação, Logística, Finanças, Marketing, e outros mais), mestrados e doutorados (ensino superior e pesquisa), alguns dos quais oferecidos pela Católica.
Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Atividades Complementares podem incluir projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, mini-cursos, seminários, simpósios, congressos, conferências, cursos de idiomas e de informática.
Estágio Curricular

O Estágio Curricular do Curso de Administração contempla dois tipos específicos: o Estágio Curricular Obrigatório e o Estágio Curricular Não-Obrigatório.

O Estágio Curricular Obrigatório será realizado de acordo com a legislação em vigor, os atos baixados pelo CONSEPE e pela administração superior da UNICAP, obedecerá às Diretrizes Curriculares específicas e será objeto do respectivo Regulamento, devendo ser desenvolvido em entidades/organizações locais, com orientação acadêmica de professor-orientador do Curso e supervisão no campo de estágio, com uma carga horária total de 450 horas, distribuída em duas disciplinas: ADM1811 – Estágio Supervisionado I e ADM1812 – Estágio Supervisionado II, cada uma com 225 horas, oferecidas nos dois últimos períodos do Curso. O trabalho de cada uma das disciplinas de Estágio corresponderá à elaboração individual de Relatórios de Estágio em formato de monografia, pelo aluno e sob acompanhamento de um Professor-orientador do Curso.

O Estágio Curricular Não-Obrigatório será considerado como uma atividade opcional do aluno, cuja carga horária será acrescida à carga horária regular do curso, porém não computada para a integralização da carga horária total obrigatória do seu currículo. O trabalho do Estágio Supervisionado corresponderá à elaboração de Relatórios de Estágio, relacionados às atividades desenvolvidas pelo aluno na organização onde o mesmo cumpre o estágio. Os Relatórios, cada um elaborado em períodos letivos distintos de acordo com a grade curricular, serão elaborados de forma individual pelo aluno e sob a supervisão do professor-orientador e de um supervisor da organização onde o estágio sendo desenvolvido.
Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

Cursos, Conferências, Seminários
Atividades Artístico-Culturais
Atividades Desportivas
Assistência à Saúde
Assistência Espiritual e Religiosa
Assistência Estudantil
Assistência Social
Assistência Jurídica Gratuita
Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
Apoio aos Movimentos Populares
Unicap para a 3ª Idade
Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornadas de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.
Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade para complementar sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Plano de estudos

Disciplinas

Administração geral I
Economia I
Psicologia e administracao
Introducao a filosofia
Portugues instrumental I
Administracao geral II
Sociologia e administracao
Matemática aplic às cienc. Soc.
Introducao a teologia
Instituicoes de direito
Gestão de micro e peq empresas
Matemática com. E financeira
Contabilidade básica
Estatística I
Legislação com. E societária
Gestão de pessoas I
Pesquisa operacional em adm
Custos
Globalização e econ. Brasileira
Legislação tributária
Gestão de pessoas II
Adm de mater e de patrimonio
Contabilidade e gestão
Auditoria
Legislação social
Gestão financeira I
Logística
Gestão da prod. E operações I
Gestão de sist. De informação
Humanismo e cidadania
Gestão financeira II
Administração mercadológica
Gestão da prod. E operações II
Processos administrativos I
Eletiva
Estágio supervisionado i
Planej e estratégia empresarial
Marketing de serviços
Empreendedorismo
Processos administrativos II
Eletiva
Estágio supervisionado II


Disciplinas Eletivas

Consultoria empresarial
Análise organizacional
Comportamento organizacional
Planejamento governamental
Planej e orçamento empresarial
Comércio exterior
Elementos de mercado de capitais
Libras
Integ latino americana Mercosul
Metodologia científica
Dicção e expressão oral

Oferta Educativa semelhante