Graduação em Artes Plásticas (Bacharelado) (Juiz de Fora, Minas Gerais)

Universidade Federal de Juiz de Fora

Diploma oferecido:Bacharel em Artes Plásticas

Localização:Juiz de Fora - Minas Gerais

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação
O curso tem por objetivo a formação de profissionais ligados à produção, pesquisa, crítica e ao ensino das Artes Visuais. Essa formação tem como base o desenvolvimento da percepção, do potencial criativo, através do aperfeiçoamento das habilidades pessoais e da reflexão sobre o fazer artístico.
Histórico
O Curso de Artes surgiu de transformações curriculares que provem do Curso Superior de Desenho e Plástica, criado pela UFJF em 1969.
Em 1981, através de uma Reforma Curricular proposta pelo Conselho Federal de Educação, o Curso de Desenho e Plástica foi extinto e transformado em Curso de Educação Artística, com a oferta de o3 habilitações: Bacharelado em Desenho técnico, Bacharelado em Artes Plásticas e Licenciatura em Educação Artística.
A fim de atender as normativas da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, o Curso de Educação Artística teve sua denominação alterada e seu currículo modificado em alguns núcleos de disciplinas passando a se chamar Curso de Artes (Resolução 32/1998-CONSU UFJF) oferecendo duas modalidades de ensino: Bacharelado e Licenciatura com ênfase em Artes Plásticas.
O Curso
O curso tem duração de quatro anos e é ministrado em horário diurno. São oferecidas 30 vagas com ingresso no primeiro semestre.

Modalidades:
Bacharelado em Artes Plásticas
Licenciatura em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas

Perfil dos Profissionais:
O Bacharel em Artes Plásticas poderá atuar como artista autônomo no circuito da produção artística profissional, na formação qualificada de outros artistas ou como pesquisador no universo acadêmico. Vinculado a entidades públicas e privadas, o bacharel pode exercer ainda várias funções em que estará apto a aplicar seu conhecimento específico, como ilustrador, desenhista, pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, fotógrafo, gravador, designer gráfico, curador, produtor e programador cultural, atuando em museus, galerias de arte, estabelecimentos comerciais, indústrias, meios de comunicação, agências de publicidade, escolas, universidades e outros.

O Licenciado em Educação Artística, além das áreas descritas acima, poderá atuar como professor de artes em escolas públicas e privadas, estando apto, ainda, a trabalhar como educador em museus e entidades culturais em trabalhos ligados à arte, educação e à alfabetização estética.

Informações Gerais:
As atividades são divididas em aulas teóricas e práticas ministradas nas oficinas de desenho, pintura, gravura, artes gráficas, serigrafia, escultura, cerâmica, madeira, computação gráfica e fotografia. Os alunos freqüentam disciplinas comuns até o quinto período e, a partir daí, o currículo passa a ser diversificado para atender ao interesse das modalidades específicas. Para a conclusão da licenciatura deve ser realizado um estágio curricular em escolas de 1º e 2º graus. Para o bacharelado deve ser apresentada uma monografia e um trabalho prático em artes visuais.

(*) O último oferecimento do Curso de Artes ocorreu no vestibular 2008 da UFJF. Uma nova modalidade de ensino para a área passou a ser oferecida no vestibular 2009, com o Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design.
Através do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design os alunos têm a possibilidade de conhecer e experimentar distintas áreas criativas e, posteriormente, fazer a opção pela continuidade dos seus estudos em cinco modalidades distintas, sendo duas equivalentes às do Curso de Artes: Bacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Artes Visuais.