Localização:Fortaleza - Ceará
Duração:4 Anos
Tipo:Carreiras Universitárias
Modalidade:Presenciais
Características
O curso
O curso de Audiovisual e Novas Mídias leva o aluno a desenvolver produtos audiovisuais como filmes e vídeos, utilizando tecnologias digitais na produção dos conteúdos, criando roteiros e narrativas lineares ou não-lineares, num processo de grande criatividade nas dimensões artística e audiovisual. É um curso que se apresenta como estratégico do ponto de vista econômico, capaz de promover a inserção social das culturas locais no mundo globalizado.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho do profissional de audiovisual e novas mídias no estado do Ceará compreende, principalmente, as produtoras e emissoras de televisão e as produtoras de filmes publicitários locais e regionais. Esse mercado apresenta um potencial significativo para ser desenvolvido.
Também a implantação da TV digital no Brasil prevê a ampliação da participação das produções brasileiras nas emissoras, assim como maior abertura do setor para as produções independentes. Assim, uma das vocações do curso é estimular o empreendedorismo de seus estudantes.
O profissional
O egresso do curso de Audiovisual e Novas Mídias será capaz de atuar nas áreas de produção, direção geral, direção de arte, direção de fotografia, elaboração de argumentos e roteiros, montagem e edição, animação, continuidade, sonorização, finalização de produtos cinematográficos como filmes e vídeos, bem como interagir com as diversas áreas da criação e divulgação audiovisual, como cinema, televisão, rádio, artes performáticas e novas mídias.
Ele poderá atuar em espaços de produção audiovisual como programas de TV, VTs publicitários, TV digital, produção, documentários, fotografia e iluminação, cinema, narrativas midiáticas, dramaturgia e roteiro, jogos eletrônicos, design virtual, webmídia, animação e infografia.
O curso de Audiovisual e Novas Mídias leva o aluno a desenvolver produtos audiovisuais como filmes e vídeos, utilizando tecnologias digitais na produção dos conteúdos, criando roteiros e narrativas lineares ou não-lineares, num processo de grande criatividade nas dimensões artística e audiovisual. É um curso que se apresenta como estratégico do ponto de vista econômico, capaz de promover a inserção social das culturas locais no mundo globalizado.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho do profissional de audiovisual e novas mídias no estado do Ceará compreende, principalmente, as produtoras e emissoras de televisão e as produtoras de filmes publicitários locais e regionais. Esse mercado apresenta um potencial significativo para ser desenvolvido.
Também a implantação da TV digital no Brasil prevê a ampliação da participação das produções brasileiras nas emissoras, assim como maior abertura do setor para as produções independentes. Assim, uma das vocações do curso é estimular o empreendedorismo de seus estudantes.
O profissional
O egresso do curso de Audiovisual e Novas Mídias será capaz de atuar nas áreas de produção, direção geral, direção de arte, direção de fotografia, elaboração de argumentos e roteiros, montagem e edição, animação, continuidade, sonorização, finalização de produtos cinematográficos como filmes e vídeos, bem como interagir com as diversas áreas da criação e divulgação audiovisual, como cinema, televisão, rádio, artes performáticas e novas mídias.
Ele poderá atuar em espaços de produção audiovisual como programas de TV, VTs publicitários, TV digital, produção, documentários, fotografia e iluminação, cinema, narrativas midiáticas, dramaturgia e roteiro, jogos eletrônicos, design virtual, webmídia, animação e infografia.
Plano de estudos
Semestre 1
Filosof Geral e da Comunicação
Intr. A Computação Gráfica
Laboratório Experimental I
Língua Portuguesa I
Narrativas Fic M Audiovisuais
Semestre 2
Elaboração do Trab. Cientifico
Fotografia I
Laboratório Experimental II
Língua Portuguesa II
Sociol. Geral e da Comunicação
Semestre 3
Animação e Infográfica
Estética e Linguagem
Historia do Audiovisual I
Teoria da Comunicação I
Semestre 4
Ética Legislação Audiovisual
Historia do Audiovisual II
Laboratório Experimental IIi
Roteiro
Semestre 5
Teoria do Audiovisual I
Tutoria I - Produção
Semestre 6
Teoria do Audiovisual II
Tutoria II - Realização
Semestre 7
Economia do Audiovisual
Estagio Supervisionado
Gestão Negócios Audiovisuais
Tutoria IIi-Montagem e Edição
Semestre 8
Trabalho de Conclusão de Curso
Filosof Geral e da Comunicação
Intr. A Computação Gráfica
Laboratório Experimental I
Língua Portuguesa I
Narrativas Fic M Audiovisuais
Semestre 2
Elaboração do Trab. Cientifico
Fotografia I
Laboratório Experimental II
Língua Portuguesa II
Sociol. Geral e da Comunicação
Semestre 3
Animação e Infográfica
Estética e Linguagem
Historia do Audiovisual I
Teoria da Comunicação I
Semestre 4
Ética Legislação Audiovisual
Historia do Audiovisual II
Laboratório Experimental IIi
Roteiro
Semestre 5
Teoria do Audiovisual I
Tutoria I - Produção
Semestre 6
Teoria do Audiovisual II
Tutoria II - Realização
Semestre 7
Economia do Audiovisual
Estagio Supervisionado
Gestão Negócios Audiovisuais
Tutoria IIi-Montagem e Edição
Semestre 8
Trabalho de Conclusão de Curso