Graduação em Biologia (Bacharelado) (Barra Mansa, Rio de Janeiro)

Centro Universitário de Barra Mansa

Localização:Barra Mansa - Rio de Janeiro

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Sobre o Curso O curso visa promover a qualificação técnico-profissional dos bacharelandos, na busca do conhecimento necessário para atuarem no campo de pesquisa e prestação de serviços à comunidade. Prioriza também promover a fusão entre os conhecimentos teóricos e práticos, possibilitando a contextualização dos conhecimentos científicos e capacitando os acadêmicos para atuarem nas várias vertentes da área da Biologia. Estrutura do Curso O curso conta com laboratórios e outras estruturas de apoio prontos para oferecer ao aluno todo o mix de informações e atividades práticas que ele necessitará para uma formação integral. Eis algumas dessas estruturas: Laboratórios Multidisciplinares, de Microscopia, Anatômico, Microbiologia, Química/Bioquímica, Física, Biotério, Horto Ecológico, etc. Perfil do Estudante O Biólogo deve ter o comprometimento com os resultados de sua atuação, direcionando a sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por diferenciais éticos e legais. Dessa forma, o estudante dessa área deve possuir perfil generalista, crítico e ético, sendo necessário também ser um cidadão com espírito de solidariedade. Mercado de Trabalho O Biólogo tem um extenso campo de atuação, podendo trabalhar em atividades de distindas áreas, como: Laboratórios de Análises Clínicas, Pesquisa e Desenvolvimento, Consultoria Ambiental, Auditoria e Perícia Ambiental, Departamento de Meio Ambiente em Empresas Públicas e Privadas, Centro de Triagem Animal, Horto Florestal, EIA (Estudo de Impacto Ambiental), RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). Dica do Profissional É necessário que, além da Biologia, este profissional conheça a realidade sócio cultural do país e de sua região em particular, para que os resultados das pesquisas biológicas sejam aproveitados e aplicados em função dessa realidade. Embora tanto o licenciado como o bacharel em Biologia sejam Biólogos, a formação do licenciado é mais adequada ao ensino, enquanto a do bacharel é mais apropriada à pesquisa e à prestação de serviços à comunidade. O biólogo deve atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento. Conhecer a legislação pertinente à sua atividade é imprescindível. Dessa forma, o biólogo utilizará os conhecimentos da Biologia para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida sua prática profissional.

Plano de estudos

1º Período 01 Anatomia 02 Biologia Celular, Molecular e Genética 03 Química 04 Biofísica e Fisiologia I 05 Leitura e Produção de Textos 06 Filosofia e Ética Atividades Complementares 2º Período 01 Histologia e Embriologia 02 Biofísica e Fisiologia II 03 Bioquímica 04 Zoologia Geral e Protozoologia 05 Estudos Socioantropológicos 06 Metodologia Científica Atividades Complementares 3º Período Semipresencial 01 Bioestatística 02 Botânica Estrutural 03 Microbiologia, Imunologia e Parasitologia 04 Zoologia de Protostomatos I 05 Direito e Cidadania 06 Responsabilidade Socioambiental Atividades Complementares 4º Período N.º Disciplinas CH 01 Física 02 Ecologia Geral 03 Botânica: Organografia 04 Zoologia de Protostomatos II 05 Conjuntura Econômica 06 Tecnologia e Sociedade Atividades Complementares 5º Período 01 Botânica: Taxonomia Vegetal 02 Ecologia Numérica e Pesquisa 03 Planejamento Ambiental: ( solos e ambiente) 04 Legislação Ambiental, Bioética e Cidadania 05 Empreendedorismo 06 Liderança e Tomada de Decisão Atividades Complementares Estágio Curricular Supervisionado I 6º Período 01 Zoologia de Deuterostomatos I 02 Fisiologia Vegetal 03 Genética das Populações e Evolução 04 MTTC: Coleções Didáticas 05 Anatomia e Embriologia Comparada Atividades Complementares Estágio Curricular Supervisionado II 7º Período 01 Geociências: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Cartografia 02 Conservação dos Recursos Naturais 03 Botânica Econômica 04 Geologia e Paleontologia 05 Zoologia de Deuterostomatos II Atividades Complementares Estágio Curricular Supervisionado III TFC I - Iniciação Cientifica 8º Período 01 Auditoria e Perícia Ambiental 02 Optativa 03 Etologia 04 Ecoturismo OPTATIVA – 8º Período 01 Libras 02 Microbiologia Ambiental 03 Gestão Ambiental

Requisitos

Documentos necessários à realização da matrícula: * Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Cópia da publicação do Diário Oficial do Estado, constando conclusão do Ensino Médio, para os alunos formados a partir de 1985, no Estado do Rio de Janeiro e São Paulo; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (original e duas cópias); * Para portadores de Curso Superior: Histórico Escolar e Diploma (original e duas cópias); * Certificado de Quitação do Serviço Militar (original e duas cópias); * Carteira de Identidade (original e duas cópias); * Certidão de Nascimento ou Casamento (original e duas cópias); * Duas fotos 3 x 4 recentes; * CPF (original e duas cópias); * Título de Eleitor (original e duas cópias); * Comprovante de residência. OBS: Os menores de 18 anos deverão trazer os pais ou responsáveis legais, munidos de documentação para assinatura do requerimento de matrícula. * O candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado neste Edital perderá irrecorrivelmente o direito à mesma, sendo chamado, em substituição, o colocado na ordem imediata de classificação. * O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar Parecer de equivalência de estudos emitido pelo Conselho de Educação competente. * O candidato que tiver acesso direto, mediante comprovação de conclusão de Curso Superior, poderá requerer dispensa de disciplina (s) anteriormente cursada (s) nesta ou em outra Instituição. * Havendo interesse do candidato e disponibilidade de vaga será permitida a troca de turno e/ou a transferência do Campus Barra Mansa ou Campus Cicuta e vice-versa, respeitada a ordem de classificação.

Oferta Educativa semelhante