Graduação em Biomedicina (Bacharelado) (Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo)

Faculdade do Espírito Santo

Diploma oferecido:Bacharel em Biomedicina

Localização:Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso de Biomedicina da Faculdade do Espírito Santo – UNES foi criado em 2008 com o objetivo de suprir a carência de docentes especializados na área da saúde, dos laboratórios de análises clínica humana e animal, da indústria, da reprodução animal e também para formar cientistas em potencial, ou seja, pessoas que tenham familiaridade com métodos científicos e que possam, através desse conhecimento, desenvolver um plano de pesquisa dentro da área biomédica.
O curso tem duração média de 4 anos sendo que no decorrer destes anos os alunos cumprem o estágio obrigatório que pode ser realizado em laboratório particular ou em laboratório da própria instituição de ensino e outros. Não é difícil encontrar alunos que faça estágio mesmo nos anos anteriores da faculdade, já que os profissionais estão freqüentemente dispostos a "ensinar" as técnicas utilizadas em seu laboratório. Esses estágios podem ser remunerados através de programas de instituições de apoio ao ensino.
Destacam-se as seguintes atividades profissionais:
Análises Clínicas
Análises Ambientais
Análises Bromatológicas
Biologia Molecular
Reprodução Humanas
Banco de Sangue
De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina o objetivo de uma faculdade de Biomedicina deve ser: "apresentar biomédicos com formação generalista, humanista, critica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade."

Mercado de Trabalho
Existem diversas áreas nas quais o biomédico pode atuar, incluindo pesquisa básica (como biologia molecular ou imunologia) ou em pesquisa aplicada à clínica (como reprodução humana ou ginecologia).
A maioria dos biomédicos que trabalha com pesquisa faz, logo depois da graduação, mestrado e doutorado.
O mestrado tem duração de 2 anos, enquanto o doutorado é um pouco mais longo. Durante esse período, o pesquisador trabalha em um laboratório no qual ele escolhe um orientador e desenvolve um projeto (que pode já ter começado na graduação), geralmente com auxílio financeiro da Fundação de amparo à pesquisa ou do Conselho Nacional do desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq).
Outras áreas de trabalho são os laboratórios de Análises Clínicas, dentro de hospitais ou em laboratórios particulares. Esses profissionais trabalham com processamento de exames e obtenção de seus resultados.
Além disso, todos os biomédicos podem atuar como docentes em universidades públicas e particulares, ou na Indústria com um papel um pouco mais burocrático e menos ligado ao laboratório propriamente dito. Existem ainda profissionais que trabalham em áreas bem distintas, como fisiologia em clubes de futebol e reprodução animal.

Plano de estudos

Embriologia
Anatomia Humana
Citologia
Histologia
Bioestatística
Matemática
Química Geral e Analítica
Química Orgânica
Físico-química e Física
Bioquímica
Biofísica Celular e Física
Biofísica de Sistemas
Fisiologia Geral
Imunologia
Informática
Biologia Molecular
Psicologia experimental
Microbiologia
Farmacologia
Parasitologia
Engenharia Genética
Anatomia Patológica
Genética
Psicobiologia
Epidemiologia

Oferta Educativa semelhante