Graduação em Bioquímica (Bacharelado) (Divinópolis, Minas Gerais)

Universidade Federal de São João del-Rei

Localização:Divinópolis - Minas Gerais

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

Os avanços da biotecnologia moderna nos últimos anos modificaram fundamentalmente a compreensão dos sistemas vivos com grande impacto na área médica. A utilização de métodos matemáticos, físicos e computacionais no estudo de fenômenos associados aos seres vivos, tradicionalmente abordados somente nas ciências biológicas, continua causando uma revolução nas áreas das ciências bioquímicas e moleculares. Essa revolução é fruto de inúmeras iniciativas de caráter inter e multidisciplinar, que se refletem em novos programas de graduação e pós-graduação e diversos setores das indústrias.

O Curso de graduação em Bioquímica da UFSJ, em contexto da criação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Divinópolis, juntamente com os cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina foi criado no ano de 2008 e tem como objetivos formar profissionais capazes de atender setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do país e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.

O conteúdo do curso é centrado em ciência, tecnologia e inovação, permitindo a integração de conceitos e aplicações em biociências nas áreas de saúde humana e animal, agronegócio, ciências ambientais e bioenergia. Há sólida abordagem molecular dos fenômenos biológicos enfatizando a bioquímica e biologia molecular. Sobre essa base são introduzidos conceitos de diagnóstico e resolução de problemas, como o planejamento e modelagem de bioativos, engenharia genética e de proteínas, nanobiotecnologia, bioinformática, processos fermentativos, terapia celular e gênica, tecnologia de vacinas, entre outros.

Objetivos

O Curso de Bioquímica da UFSJ deverá garantir uma ampla fundamentação teórico-prática sobre as diversas áreas da bioquímica e suas relações com o meio ambiente, a sociedade, o cotidiano e a vida. Assim, o curso tem como objetivos:
- Formar profissionais capazes de atuar em ciência, tecnologia e inovação;
- Formar profissionais reflexivos e aptos para o exercício profissional, conforme as atribuições e competências já destacadas anteriormente;
- Formar, com competência e qualidade, profissionais articulados com os problemas atuais da sociedade;
- Desenvolver o espírito científico, reflexivo e ético do aluno, estimulando o profissional para a reflexão sobre os problemas sociais e ambientais de abrangência local, regional e mundial;
- Oferecer uma sólida formação teórica e prática de conceitos fundamentais da profissão, propiciando uma atuação crítica e inovadora; e
- Fornecer subsídios para que os estudantes se tornem também capazes de tratar o ensino, a pesquisa e a extensão como elementos indissociáveis.
- Estimular atividades curriculares e extracurriculares de formação e extensão como iniciação científica, estágios, monitorias, participação em diferentes projetos envolvendo pesquisa e extensão à comunidade.
Em síntese, o principal objetivo do curso de bacharelado em bioquímica da UFSJ é garantir que o egresso tenha uma sólida formação e que os conhecimentos adquiridos permitam que esses profissionais, através do exercício ético da profissão, possam contribuir para o desenvolvimento do país e seu desenvolvimento pessoal.
O bacharel será igualmente conscientizado de seu papel como agente transformador da realidade regional e global em que vai atuar, bem como de sua função social, buscando a melhoria da qualidade de vida e a preservação da biodiversidade como um patrimônio das futuras gerações.

O que faz o profissional

A) O mercado de trabalho exigirá do profissional o conhecimento das seguintes técnicas:
DNA/RNA: genômica, farmacogenômica, sondas gênicas, engenharia genética, sequenciamento/síntese/ amplificação de DNA/RNA, perfil de expressão gênica, e uso de tecnologia anti-senso.
Proteínas e outras moléculas: sequenciamento/síntese/engenharia de proteínas e peptídeos (incluindo hormônios de alto peso molecular); métodos de endereçamento de drogas de alto peso molecular; proteômica, isolamento e purificação de proteínas, sinalização e identificação de receptores celulares.
Cultura e engenharia de células e de tecidos: cultura de células/tecidos, engenharia de tecidos, fusão celular, vacinas/imunomoduladores, manipulação de embriões.
Técnicas de processamento biotecnológico: fermentação utilizando bioreatores, bioprocessamento, biolixiviação, biopolpação, biobranqueamento, biodessulfurização, biorremediação, biofiltração e fitorremediação.
Vetores gênicos e de RNA: terapia gênica e vetores virais.
Bioinformática: construção de base de dados de genomas e sequências protéicas; modelamento de processos biológicos complexos, incluindo biologia de sistemas.
Nanobiotecnologia: utilização de ferramentas e processos de nano/microfabricação para construção de dispositivos para o estudo de sistemas biológicos e aplicações como veículos de administração de drogas, na área diagnóstica, etc.

B) O campo de atuação profissional é considerado diversificado, amplo, emergente e crescente,
permitindo ao Bioquímico:
Desenvolver atividades educacionais no ensino superior, conforme a sua formação.
Organizar, participar e coordenar projetos ou pesquisas científicas básicas ou aplicadas, nos vários setores da biologia e química ou a elas ligados, bem como os que se relacionam à Tecnologia, executando direta ou indiretamente atividades resultantes desses trabalhos.
Orientar, dirigir, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias emitindo e assinando laudos técnicos no âmbito de sua especialidade, à empresas privadas ou do setor público, e outras entidades.