Graduação em Ciência da Computação (Bacharelado) (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Católica de Pelotas

Diploma oferecido:Bacharel em Ciência da Computação

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O curso de Ciência da Computação da UCPel é um dos mais bem estruturados do interior do Rio Grande do Sul, pela sua infra-estrutura de laboratórios de ensino e pesquisa, biblioteca e pelo corpo docente, constituído exclusivamente por professores doutores, que também têm atuação no Mestrado em Ciência da Computação.

O curso está voltado para garantir as condições (técnicas, científicas, educacionais) ideais à formação de profissionais capacitados para atuação em Informática compatível com as necessidades atuais da sociedade e do mercado de trabalho, com embasamento técnico-científico adequado ao acompanhamento da dinâmica da evolução natural dessa área e também para sua participação como elemento causador dessa evolução, através da proposição de novas idéias, modelos, teorias e tecnologias em um contexto regional-nacional-internacional.

Com uma sólida formação básica, ampla visão das áreas de aplicação e consciência das exigências futuras em ciência e tecnologia, os egressos do curso têm tido excelente inserção no mercado de trabalho. Eles atuam em empresas de base tecnológica, na realização de pesquisas e desenvolvimentos ou em cargos de direção técnica. Além disso, têm tido boa aceitação em cursos de mestrado do País.

A iniciação científica (geralmente com bolsa ou voluntária) é obrigatória e o aluno tem que cumprir no mínimo 640 horas. Nessa atividade os estudantes têm a oportunidade de conhecer novos modelos e tecnologias, por meio da condução de projetos próprios de investigação e desenvolvimento, sob a orientação de um pesquisador experiente.

A graduação oferece bolsas de estudo pelo Prouni e, a partir do segundo semestre, os alunos podem concorrer às bolsas de Iniciação Científica financiadas por diversos programas (BIC/UCPel, BIC/FAPERGS, PIBIC/CNPq, IC/CNPq, ITI/CNPq) ou de empresas conveniadas.



O curso de Ciência da Computação da UCPel preocupa-se em formar profissionais:
Habilitados a investigar temas emergentes em informática e realizar pesquisas científicas que promovam o desenvolvimento tecnológico. Através de uma base sólida base teórica e prática, o profissional formado em Ciência da Computação está apto não apenas para o mercado de trabalho imediato, mas principalmente para alavancar o próprio mercado de trabalho, por meio de geração de novas tecnologias. A ação deste profissional está vinculada à solução de problemas complexos e desafiadores em qualquer área em que um profundo conhecimento em computação se fizer necessário. Além disso, o bacharelado em Ciência da Computação é a base para o desenvolvimento do mestrado e doutorado em computação, que permite a continuidade da carreira acadêmica como professor no ensino superior.
- Projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais complexos e seguros
- Direção técnica de empresas de base tecnológica
- Desenvolvimento de inovações tecnológicas em empresas de informática
- Carreira científica e de pesquisa tecnológica, com a possibilidade de prosseguir os estudos em cursos de mestrado e doutorado
O aluno é instruído e treinado para projetar, especificar e implantar sistemas computacionais que envolvam diversos componentes de hardware e software nos mais diferentes paradigmas.
Durante o curso, apresentam-se técnicas de programação para produzir sistemas claros, eficientes, bem documentados e livres de erro. As disciplinas cobrem, além da programação nos paradigmas estruturados, a programação funcional, programação em lógica e programação orientada a objetos. O aluno recebe uma sólida base teórica e aprende os fundamentos da computação, tendo ainda a oportunidade de exercitar esses conhecimentos nos diferentes projetos de pesquisa coordenados pelos professores, mediante programas de iniciação científica (PET, PIBIC e DTI/CNPq, ITI/RHAE, IC e PROBIC/FAPERGS, ITI/PROTEM, entre outros). A pesquisa é obrigatória no currículo, e os estudantes podem participar desde o início do curso. Há também estágios com financiamento de empresas.

Oferta Educativa semelhante