Graduação em Ciência da Computação (Bacharelado) (Presidente Prudente, São Paulo)

Universidade do Oeste Paulista

Diploma oferecido:Bacharel em Ciência da Computação

Localização:Presidente Prudente - São Paulo

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

OBJETIVO
O Curso de Ciência da Computação, da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP), da Unoeste, tem como propósito principal preparar profissionais com sólida formação teórica, nas áreas fundamentais de computação, que aliada a uma ampla formação prática e tecnológica, possibilita a atuação em diferentes contextos e a adaptação à ininterrupta evolução da área de Computação e Informática.

A formação teórica é obtida por meio de um conjunto de disciplinas das áreas de matemática e fundamentos de computação, pautadas pelas diretrizes curriculares de referência, enquanto que a formação prática e tecnológica é obtida por meio do desenvolvimento de projetos e utilização de diferentes tipos de ferramentas e softwares, sempre considerando as necessidades nacionais e internacionais, sem desconsiderar as especificidades locais e regionais.

A formação do futuro profissional visa ainda desenvolver o senso crítico, criativo, investigador e conhecedor das necessidades sociais, para manter uma visão humanística e consciente das implicações de sua atuação no meio em que vive, tendo sempre como referenciais os mais elevados padrões e princípios éticos e morais.

Assim, as alternativas de atuação profissional do egresso abrangem três grandes segmentos:

a) Empresas Públicas e Privadas: atuando em funções gerenciais e/ou técnicas, por meio da elaboração e implementação de projetos computacionais, que envolvam tanto software quanto hardware;

b) Universidades: atuando na carreira acadêmica, como docente e/ou pesquisador;

c) Empreendimentos: atuando na geração do seu auto-emprego, por meio da construção de produtos e/ou serviços, para a própria área ou áreas afins.
VOCÊ SABIA?
O curso de Ciência da Computação foi classificado em 2º lugar, em nível Brasil, dentre todas as IES particulares participantes do ENADE 2005.
PERFIL PROFISSIONAL
O egresso do curso de Ciência da Computação da FIPP, em razão do seu projeto pedagógico e pelo perfil do seu corpo docente, desenvolve as seguintes capacidades:

a) Identificar problemas do mundo real e propor soluções computacionais (hardware ou software) ou melhorar as soluções existentes, para a evolução tanto da própria área como da sociedade em geral;

b) Conceber, especificar (analisar e projetar), implementar, testar, implantar, avaliar e gerenciar sistemas computacionais utilizando diferentes métodos, técnicas, ferramentas e paradigmas de programação, em diferentes plataformas operacionais;

c) Modelar, desenvolver e gerenciar sistemas de banco de dados relacionais, para aplicação em sistemas de software, em especial aos softwares da área de sistemas de informação;

d) Especificar, implantar e gerenciar soluções de redes de computadores em pequena, média e grande escala, considerando aspectos de desempenho e segurança;

e) Efetuar perícias, avaliações, auditorias e emitir pareceres e laudos relativos ao processamento de informações, considerando as técnicas de auditoria e segurança de sistemas;

f) Desenvolver, implementar e aplicar os conceitos intrínsecos às áreas de Compiladores, Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Processamento Digital de Imagens e Sistemas Operacionais, no contexto de sistemas computacionais;

g) Desenvolver estudos em nível de pós-graduação;

h) Empreender seu próprio negócio ou interagir com outros profissionais para construir soluções tecnológicas ou propor produtos e/ou serviços; e

i) Atuar de forma ética e de acordo com os princípios e legislação específica do setor.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Poderá atuar em todos os locais que se utilizem da computação: indústrias, comércio, bancos, hospitais, instituições de ensino, ONGs, empresas públicas e particulares, etc.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
As alternativas de atuação profissional do egresso abrangem três grandes segmentos:

- Empresas públicas e privadas: atuando em funções gerenciais e/ou técnicas, por meio da elaboração e implementação de projetos computacionais, que envolvam tanto software quanto hardware;

- Universidades: atuando na carreira acadêmica, como docente e/ou pesquisador;

- Empreendimentos: atuando na geração do seu auto-emprego, por meio da construção de produtos e/ou serviços, para a própria área ou outras afins.
FAIXA SALARIAL
A remuneração na área de Computação e Informática é muito variável, principalmente, pelo grande número de ocupações possíveis no mercado de trabalho. Dependerá da experiência, das atividades e dos serviços prestados pelo profissional.

Para atividades técnicas a faixa salarial média é de 6 a 8 salários mínimos em grandes centros e de 4 a 6 salários mínimos nas cidades do interior. Para as atividades de gerência e supervisão a faixa salarial média é de 15 mínimos.

Plano de estudos

Disciplinas

Cálculo diferencial e integral I
Lógica
Introdução a ciência da computação
Algoritmos e técnicas de programação I
Laboratório de informática I
Administração
Educação física I
Cálculo diferencial e integral II
Geometria analítica
Circuitos digitais
Algoritmos e técnicas de programação II
Laboratório de informática II
Fundamentos de sistemas de informação
Português técnico
Educação física II
Álgebra linear
Estruturas de dados I
Linguagens de programação I
Arquitetura de computadores I
Ferramentas computacionais I
Matemática computacional
Economia
Teoria geral dos sistemas
Banco de dados I
Estruturas de dados II
Linguagens de programação II
Sistemas operacionais I
Engenharia de software I
Ferramentas computacionais II
Matemática discreta
Arquitetura de computadores II
Métodos e técnicas de pesquisa
Análise combinatória
Pesquisa e ordenação
Sistemas operacionais II
Linguagens de programação III
Engenharia de software II
Banco de dados II
Teoria da computação
Ferramentas computacionais III
Organização e métodos
Probabilidade e estatística
Teoria dos grafos
Empreendedorismo I
Redes de computadores I
Engenharia de software III
Tópicos em tecnologia de computação
Computação gráfica
Prática e gerenciamento de projetos
Linguagens formais e autômatos
Redes de computadores II
Engenharia de software IV
Compiladores
Inteligência artificial
Empreendedorismo II
Sistemas distribuídos
Estágio supervisionado I
Projeto de graduação I
Segurança e auditoria de sistemas
Direito e legislação
Computadores e sociedade
Estágio supervisionado II
Projeto de graduação II
Língua brasileira de sinais - Libras (optativa)

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